CAPÍTULO ÚNICO

135 25 252
                                    

         Jonas desembarcou em Puerto Montt, uma cidade portuária na região dos lagos do Chile, conhecida como porta de entrada para as montanhas dos Andes e os fiordes da Patagônia

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

         Jonas desembarcou em Puerto Montt, uma cidade portuária na região dos lagos do Chile, conhecida como porta de entrada para as montanhas dos Andes e os fiordes da Patagônia. Pegou sua mochila e foi direto para uma pousada conhecida como ponto de saída para andarilhos e mochileiros.

Olhou ao redor e viu as montanhas ao longe, o céu azul e todo aquele clima seco. Sentia a mágica, sorrindo na expectativa de se aventurar por terras totalmente desconhecidas por ele.

Chegou na pousada, pedindo um quarto. Ao subir as escadas, notou os vários quadros das montanhas e rios que haviam na região. Isto fez com ele sorrisse, já planejando sua primeira caminhada.

Ao anoitecer, organizou sua mochila e após um banho relaxante, deitou e algo chamou sua atenção. Na mesinha ao lado da cama, um telefone vermelho. Mas não estes modernos que se vê em hotéis e sim, um convencional, com gancho e disco, no lugar de teclas. Jonas se sentiu viajando no tempo, já que não havia mais aparelhos como aquele em pleno funcionamento. Sorriu ao pensar nisto e acabou adormecendo em seguida. Queria acordar o mais cedo possível e pegar a estrada.

Antes mesmo do Sol surgir na linha do horizonte, Jonas já estava preparado. Desceu, indo em direção ao buffet e enquanto tomava seu café e observava os hóspedes que iam e vinham.

Pegou seu bloco de notas e registrou sua chegada e as primeiras impressões da pousada simples, mas impecável. Foi quando um senhor sentado mais próximo da imensa janela que dava para a calçada, chamou sua atenção. O homem sorriu e cumprimentou-o discretamente, mas Jonas queria conversar com alguém do local, para se informar dos melhores lugares que ele poderia ir e fotografar.

Se levantou, indo até o senhor idoso e perguntou se podia sentar com ele. Este assentiu com outro sorriso largo.

— Olá? Desculpe-me chegar assim, do nada. Mas não pude deixar de notar que o senhor estava tão bem à vontade e vim perguntar se o senhor mora há muito tempo em Puerto Montt e se poderia me indicar os melhores lugares para fotografar e registrar a história local.

— Eu nasci nas montanhas dos Andes e moro há muitos anos aqui.

Jonas sorriu, estendendo a mão para o velho:

— Me chamo Jonas!

— Meu nome é Castilho, mas pode me chamar de Perro.

— Prazer, Perro. O que pode me contar sobre a trilha que dá para o rio?

— O senhor quer saber a história que contam por aí? A verdadeira?

Jonas ficou intrigado, pois não sabia nenhuma das duas, mas a curiosidade tomou conta dele e não titubeou em se ajeitar na cadeira, pegar o bloco e colocar sobre a mesa.

— A verdadeira, por gentileza!

— És repórter? – Falou desconfiado.

— Não, não. Sou só curioso mesmo. Na verdade, resolvi fugir do meu escritório e viver um pouco.

JONAS E A LENDA MAPUCHEOnde histórias criam vida. Descubra agora