Neteyam piscou os olhos mais uma vez,retorcendo os ombros para trás e sentindo a cabeça pesar.Ele realmente já teve dias melhores.Se pudesse ver seu reflexo no rio mais cristalino tinha certeza que a imagem de seu rosto abatido e de seus olhos envoltos de olheiras seriam uma visão de espantar os mais perigosos dos Lataks.
Ele sentia a cabeça pendendo vagarosamente para frente, talvez não ajudasse muito a posição encurvada em que se encontrava,mas quando se tratava de alguém tão pequena como Tuuk era inevitável que Neteyam não se encurvasse e tentasse nivelar sua altura com a dela.
-Tá ficando bom?-Tuuk perguntou em pura êxtase,seus olhos voltado para cima,tentando conseguir alguma amostra que aplacasse sua curiosidade.
Neteyam sorriu,afastando o cansaço o quanto pôde,o peito se enchendo de um calor familiar e uma sensação de plenitude pelo amor que sentia pela irmã.Tuuk ainda era tão nova e ainda sim tão adorável.Com algo tão simples quanto um olhar curioso ela conseguia derreter Neteyam de tal forma que ele se via quase que impedido de conseguir negar qualquer coisa a ela.
-Eu acho que tá ficando bem legal...-Disse ele em uma falsa modéstia-Mas só vou saber mesmo quando você me disse o que achou.
-E vai demorar muito pra acabar?-Tuuk se sacudiu levemente de onde estava sentada, realmente ansiosa para ver o resultado do trabalho do irmão.
-Ei!Quanta impaciência!Quem não sabe esperar acaba virando comida de sougar!-Neteyam usou suas mãos para fazer uma forma de garra e apertou o ombro de Tuuk,como se fosse ele o próprio sougar devorando a garotinha impaciente.
Tuuk gargalhou com a imitação de Neteyam,que também não se segurou e gargalhou junto.
Ele voltou sua atenção para o trabalho que realizava naquele momento:trançando os cabelos de Tuuk enquanto usava presilhas para enfeitar os cachos que desciam sob o rosto da jovem.A verdade era que aquele tipo de situação se tornou tão comum nos últimos anos que nenhum dos irmãos estranhava mais.O Neteyam de doze anos que antes era responsável apenas por ficar de olho nos irmãos e impedir que eles se metessem em encrenca de repente se viu com dezessete anos e um cargo de responsabilidade muito maior.A guerra chegou,o povo do céu invadiu e tomou territórios,mas o impacto que causaram na vida de Neteyam era muito maior do que isso.Com os pais quase que totalmente concentrados em combater e impedir os humanos,ele se viu com o dever de assumir a imagem uma figura parental para Lo'ak,Kiri e Tuuk.Era ele quem acordava os irmãos,preparava o café da manhã (com uma ajuda extra de Kiri),lembrava-os de cuidar cumprir as tarefas designadas pelos pais,ajudava cada um com suas próprias funções,dava bronca e quem os levava pra cama no horário.Pequenos cuidados como cuidar do cabelo de Tuuk viraram rotineiros.
Mas se Neteyam seria um mentiroso se dissesse que não era cansativo.
Ele amava os irmãos.Aqueles três pestinhas eram o centro do mundo de Neteyam,dividindo o pódio com o dever de futuramente ser um bom líder para os Omaticaya,cuidar eles não era só algo que precisava fazer,era algo que gostava de fazer.
Entretanto,ultimamente, ele vinha sentindo uma rotina muito puxada.Depois de desobedecer o pai faltando ao treinamento para ajudar Kiri a algumas luas atrás foi compensado com o castigo de um mês sendo o vigia noturno da área de entrada do vilarejo.Neteyam já estava nisso a sete luas,a privação do sono unido aí cansaço do dia em ter que assegurar os irmãos e cuidar dos próprios deveres (não o surpreendeu que seu pai não o dispensou dos treinos e patrulhas diários) estavam esgotando o mais velho de uma maneira exorbitante.
Ele sabia que o pai não fizera por maldade,por Ewya, provavelmente ele nem sabia que as obrigações de Neteyam agora incluíam os cuidados com os outros três!Ele só estava tentando agir como um pai...Seu filho mais velho o desobedeceu e ele o deixou de castigo aumentando seu número de tarefas,nada fora do comum,mas era exatamente a ignorância de Jake sobre as funções domésticas de Neteyam que agregou com a exaustão do jovem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Laços de Eywa
Ficção AdolescenteUma série de one shots explorando os relacionamentos familiares de Neteyam Tskaha Mo'at'ite Sully.