𝟲. 𝗣𝗹𝗮𝘁ã𝗼

33 5 0
                                    


Plat= inteligência e ão= corpo


● Aprendiz de Sócrates                    

● Deixou registro escrito                   

● Detenção de ideias pela minoria


ACADEMIA

Fundada por Platão, a academia desenvolviam duas funções:

Plat= intelectual

ão= física              


GEOMETRIA

Área matemática que trabalha com as formas geométricas e seu comprimento, volume e área fundada por Platão.

Área da metafísica: tenta explicar o irracional por fundamentos matemáticos.


OBRA- 'DIÁLOGOS'

Trabalha nessa obra a Maiêutica, método que estimula a busca por conhecimento a partir das dúvidas.


DIALÉTICA (TESE, ANTÍTESE, SÍNTESE)

Método platônico de contradizer uma situação e retirar dessa comparação um novo conhecimento.

Tal comparação é estabelecida pelo:


MUNDO SENSÍVEL/ MUNDO DAS COISAS

instável, depressivo, violento

X

MUNDO INTELÍGIVEL

racional, estável, feliz 


Para sair do mundo sensível, deve-se buscar as ideias. Esse processo é chamado METAFÍSICA (além da física), ou seja, para sair do físico  é preciso ir além desse plano para assim alcançar as ideias.


MITO DA CAVERNA

Analogia construída para associar a caverna com o mundo sensível, em que as emoções predominam e as falsificações (propaganda, redes sociais, filmes) estão presentes, tornando as pessoas ignorantes; enquanto isso, o exterior da caverna representa o mundo inteligível, onde a luz e o conhecimento estão.


ARTE COMO FALSIFICAÇÃO

Para Platão, a arte não passava de uma ilusão, um elemento de manipulação que mantinha as pessoas distraídas e assim, presas na caverna.







𝗙𝗶𝗹𝗼𝘀𝗼𝗳𝗶𝗮| 𝟭𝗩Onde histórias criam vida. Descubra agora