Introdução

2.6K 115 4
                                    

Para começarmos a falar sobre a inteligência emocional, primeiro conversaremos sobre o que você irá aprender e o que precisa para manter sua mente focada e concentrada em um único objetivo: mudanças positivas.

Autoconhecimento

"Conhece-te a ti mesmo" é uma das frases filosóficas mais conhecidas, porém, por mais simples que pareça, conhecer a si mesmo é muito mais difícil do que conhecer outra pessoa. Conhecer a si mesmo é saber seus próprios gostos, conhecer suas habilidades, atentar-se ao que você realmente quer ser e também, o que você não quer para si. Mas como nós iremos nos conhecer se somos confusos e indecisos? Bom, saber que é confuso e indeciso já é um bom início para mudanças positivas em suas vidas e, calma, eu vou te explicar perfeitamente o que você precisa para conhecer a si mesmo após a introdução e isto serve para todos os outros assuntos a seguir.

Autoconfiança

Antes de qualquer coisa precisamos aprender a ter confiança, mais especificamente a autoconfiança. Confiar em si mesmo é essencial para conseguirmos conquistar todos os nossos objetivos e nos alinharmos com o nosso caminho. Profissionalmente você irá se desenvolver muito mais rápido, amorosamente não irá sentir tanta insegurança, amigos e familiares vão te admirar e seus respectivos inimigos não vão conseguir quebrar a sua barreira. Todavia, o mais importante da autoconfiança é o ter o controle de si mesmo para superar obstáculos e adversidades apenas confiando no seu próprio potencial, e você só conseguirá ter o controle de si mesmo e liberar todo seu potencial a partir do autoconhecimento.

Controle Emocional

Imagine a seguinte situação:

Você está em um lugar calmo onde poucas pessoas estão passando. Pode ser que seja uma lanchonete, uma loja ou até mesmo um parque ambiental da sua cidade. De repente, um casal se aproxima e de longe você escuta a briga deles. Um deles é calmo, está quieto escutando e o outro está gritando, perdendo o controle e exaltando-se, para no final da briga você descobrir que o que causou aquela situação foi apenas um mal entendido, uma má interpretação daquele que estava absurdamente descontrolado. Perceba que pessoas descontroladas tendem a se enfurecer por pouco e brigar por impulso mesmo antes de saber o que realmente aconteceu, se a pessoa é assim com seu parceiro imagine, então, o estrago que é a sua vida financeira ou até mesmo a relação dessa pessoa com seus familiares!

Aprender a ter controle emocional é essencial para ser melhor em todos os aspectos de vida e faz parte da inteligência emocional.

Resiliência

Resiliência é adaptar-se rapidamente a qualquer tipo de situação e aprimorar-se cada vez mais para suportar situações estressantes ou algo novo que lhe tire da zona de conforto - como se estivesse se alongando para um exercício, porém, mentalmente falando. Ter resiliência é muito importante porque iremos encarar a vida de diversas maneiras e de diversos pontos de vista.

Esses são os quatro principais assuntos que iremos tratar sobre a inteligência emocional. Mas também irei falar sobre outros assuntos extras, um pouco mais pessoais e que fizeram a minha vida avançar de forma significativa, juntando os quatro elementos:

- Conheça seus sentimentos
- Aprenda a dizer "não"
- Seja mais razoável e compreensivo
- Valores pessoais

Contaremos com longos capítulos explicando exatamente tudo o que você precisa e deve fazer para a sua vida melhorar!

Inteligência EmocionalOnde histórias criam vida. Descubra agora