Resiliência

858 39 1
                                    

Por quê a resiliência faz parte da inteligência emocional?

Ter resiliência é ser flexível com as adversidades da vida, é conseguir adaptar-se a situações de extrema tensão e liberar todo o potencial do seu físico e da sua própria mente. Ser resiliente te trará vários benefícios, tanto pessoais quanto profissionais e até mesmo socialmente.

Como desenvolver a resiliência:

1- Aceite mudanças

Ao decorrer da vida nos deparamos com várias mudanças, sejam elas de moradia ou até mesmo físicas, emocionais e materiais. Aceite as mudanças como uma oportunidade para evoluir, aceite e leve como uma oportunidade de sair da zona de conforto para aprimorar-se e aprender coisas novas. Muitas vezes eu mesma pensei que mudanças não me fariam uma pessoa melhor até que eu comecei a observá-las e vê-las como algo extraordinário e que me fizeram ter uma evolução que antes era inatingível para mim. Quando aceitei as mudanças eu amadureci, cresci pessoalmente e também profissionalmente, apenas aceitando-as com total certeza de que eu posso vencer qualquer obstáculo confiando na minha capacidade.

2 - Seja otimista

Não, não estou falando pra você ser uma pessoa boba que vê o lado bom das coisas em todos os problemas da vida, não é isso! Ser otimista é, ao contrário de ver o lado bom, enxergar os fatos como são e confiar que tudo é capaz de ser mudado. Ter otimismo é ter força para encarar seus desafios sem medo de errar, é saber que você vai cair várias vezes, porém, irá se levantar o dobro e quanto mais você se levantar, mais forte estará e mais maduro e consciente para resolver qualquer tipo de situação. Tenha fé em si mesmo, tenha fé na sua capacidade e acredite no seu potencial, seja otimista consigo mesmo!

3 - Reveja seus conceitos e opiniões

Nem sempre ter o mesmo conceito e opinião significa coerência e realização. Rever seus pensamentos sobre diversos assuntos e abrir a mente para novas opiniões e ideais fará de você uma pessoa mais flexível e menos egocêntrica. Uma pessoa que nunca muda de opinião e tem sempre a mesma visão de vida nunca consegue sair do lugar, não consegue avançar no seu caminho porque está deixando a ignorância falar mais alto e agir com seu ego de forma que prejudique sua mente, sem contar que muitas pessoas carregam a mesma opinião a vida inteira e quando alguém discorda, acaba se estressando e nem mesmo consegue enxergar o lado da outra pessoa. Ser resiliente é também ter ética o suficiente pra respeitar o próximo e aceitar que talvez a sua opinião pode não ser uma das melhores. Inove a sua mente e evolua constantemente suas críticas.

4 - Aprimore sua resistência mental e corporal

Você consegue trabalhar sob pressão? Seu corpo aguenta correr? Por quanto tempo você consegue manter a sua concentração? Você tem força para carregar uma pessoa no colo em situações de emergência? Bem, se a resposta foi negativa para todas essas perguntas, então você precisa melhorar a sua resistência mental e corporal. Busque melhorar seu foco, treine seu corpo para ter resistência e aprenda a ter disciplina. Cuidar de você mentalmente e fisicamente fará sua resiliência se desenvolver principalmente no comprometimento, afinal, a partir do momento que você decide cuidar mais da sua saúde física e mental você se compromete com formas e estilos de vida diferentes do habitual.

5 - Seja paciente

A gente acaba se estressando em filas no banco, esperando aquela resposta mega importante e até mesmo não gostamos de esperar nada e queremos tudo no nosso tempo e tudo na nossa hora, porém, toda essa euforia faz parte da nossa pressa e como diz o ditado popular: "a pressa é inimiga da perfeição.".
Desenvolva a habilidade de deixar as coisas acontecerem naturalmente. Não queira apressar as coisas. Você não pode fazer nada em relação a demora de uma fila e reclamar que algo está demorando pode desacelerar ainda mais as coisas.
Respire fundo, tenha calma e tranquilidade, observe ao seu redor tudo o que você não estava vendo por conta da sua impaciência. Observe cada pessoa, cada paisagem, cada elemento natural e aproveite para pensar em coisas boas que você acabou esquecendo em seus momentos de estresse. A vida é muito curta pra querer apressar as coisas, aproveite cada momento mesmo que esses momentos não pareçam tão prazerosos assim... Faça com que se torne prazeroso.

6 - (Extra) Tenha coragem

Se seu chefe disser para você apresentar a empresa a um grupo de pessoas integrantes, não recuse. Seja corajoso e faça aquilo da sua maneira e aproveite essa oportunidade para quebrar bloqueios mentais. Seja corajoso para conversar com aquela pessoa que você gosta e convide-a para um almoço ou jantar. Seja corajoso o suficiente pra enfrentar seus problemas frente a frente. Seja corajoso para fazer todas as coisas que você evita. Ter coragem e iniciativa torna você uma pessoa de atitude e te traz novas experiências, fazendo sua mente evoluir e de quebra te trará muito mais confiança.

Inteligência EmocionalOnde histórias criam vida. Descubra agora