Capítulo 7: A Lei de Deus

7 0 0
                                    


A natureza da lei de Deus e sua relação com o pecado

A lei de Deus é uma expressão de Sua vontade e caráter santos. É um reflexo de Sua justiça, amor e sabedoria. Deus deu Sua lei para guiar Seu povo em como viver uma vida reta e justa, em comunhão com Ele e com os outros.

No entanto, a lei de Deus também expõe o pecado. Ela mostra aos homens e mulheres a sua natureza pecaminosa e sua necessidade de um Salvador. A lei não tem poder para salvar; ela apenas aponta para a necessidade do sacrifício de Jesus Cristo. Paulo escreve em Romanos 3:20: "Pois nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado."

A lei de Deus também mostra a necessidade de arrependimento e transformação. Quando alguém se arrepende de seus pecados e recebe a justiça de Cristo pela fé, a lei de Deus se torna um guia para uma vida transformada e santificada pelo Espírito Santo.

A relação entre a lei de Deus e o pecado é, portanto, uma relação de exposição e necessidade. A lei expõe o pecado e a necessidade de salvação em Cristo, enquanto a salvação em Cristo capacita a obediência à lei de Deus como um caminho de vida transformada e santificada.

Além disso, a lei de Deus não é uma restrição arbitrária, mas sim um dom precioso. Em Salmos 119:97, o salmista diz: "Oh, quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia." Ele compreendeu que a lei de Deus é um tesouro, uma fonte de sabedoria e orientação para a vida.

No entanto, a lei de Deus também pode ser mal utilizada. Algumas pessoas tentam usá-la como uma ferramenta de controle ou uma forma de justiça própria. Elas caem no erro de pensar que a obediência à lei de Deus pode ganhar o favor de Deus ou justificá-las diante dele. Mas isso é impossível, pois a justificação vem apenas pela fé em Jesus Cristo.

Portanto, devemos ver a lei de Deus em sua verdadeira luz: como uma expressão do amor e justiça de Deus, um reflexo de Seu caráter santo, uma exposição da natureza do pecado e da necessidade de salvação, e um guia para uma vida transformada e santificada pelo Espírito Santo. Quando entendemos a verdadeira natureza da lei de Deus e a relação entre a lei e o pecado, somos capacitados a seguir a Cristo com um coração grato e obediente.

A lei de Deus também é uma expressão do Seu amor por nós. Ela nos mostra como viver uma vida plena e feliz em comunhão com Ele e com os outros. Quando seguimos a lei de Deus, experimentamos a verdadeira liberdade, pois ela nos liberta do poder do pecado e nos capacita a viver de acordo com o propósito para o qual fomos criados.

No entanto, a lei de Deus não é uma lista de regras a serem cumpridas mecanicamente. Ela é um convite para uma relação pessoal com o próprio Deus. A obediência à lei de Deus é uma expressão do nosso amor por Ele e uma resposta à Sua graça e misericórdia em nossas vidas.

Em última análise, a lei de Deus aponta para o Seu plano de redenção para a humanidade. Ela mostra que a justiça de Deus exige o castigo pelo pecado, mas também aponta para a salvação em Cristo, que cumpriu a lei em nosso lugar e nos oferece o perdão e a vida eterna.

Portanto, a lei de Deus e a relação com o pecado são inseparáveis. A lei nos mostra nossa necessidade de salvação e transformação, e a salvação em Cristo capacita a obediência à lei de Deus. A lei de Deus é um dom precioso, uma expressão do Seu amor e justiça, e um guia para uma vida plena e feliz em comunhão com Ele e com os outros.

A lei como padrão moral para a vida do cristão

A Bíblia é a base principal para a vida do cristão e é considerada a Palavra de Deus. Nela, encontramos ensinamentos e orientações que devem ser seguidos por aqueles que desejam viver uma vida de acordo com a vontade de Deus. A lei é um desses ensinamentos que são encontrados na Bíblia, e é considerada como um padrão moral para a vida do cristão.

O Antigo Testamento da Bíblia é repleto de leis e mandamentos que foram dados por Deus ao povo de Israel. Essas leis foram dadas para que o povo pudesse viver de maneira justa e em obediência a Deus. Entre essas leis, podemos encontrar os Dez Mandamentos, que são considerados a base da lei moral e ética para o cristão.

No Novo Testamento, Jesus ensinou sobre a lei e como ela deve ser entendida e aplicada na vida do cristão. Ele afirmou que não veio para abolir a lei, mas para cumpri-la. Em vez de simplesmente seguir as regras, Jesus ensinou que a lei deve ser entendida em seu contexto mais amplo, que é o amor a Deus e ao próximo.

O apóstolo Paulo também ensinou sobre a lei e a sua importância na vida do cristão. Ele explicou que a lei não pode salvar as pessoas, mas que ela é uma expressão do amor de Deus e deve ser cumprida por aqueles que foram salvos pela graça de Deus.

Em resumo, a lei é considerada um padrão moral para a vida do cristão, e deve ser entendida e aplicada em seu contexto mais amplo, que é o amor a Deus e ao próximo. A Bíblia é a fonte principal para o entendimento da lei e para a vida do cristão.

Ao seguir a lei como padrão moral para a vida do cristão, é importante lembrar que a obediência à lei não é o meio para a salvação. A salvação é um dom gratuito de Deus, concedido pela fé em Jesus Cristo. No entanto, a obediência à lei é uma resposta de gratidão e amor por tudo o que Deus fez por nós.

A lei também serve como um guia para a vida cristã, ajudando a moldar o caráter do cristão e orientando suas escolhas e ações. Ela oferece diretrizes sobre como devemos tratar os outros, lidar com conflitos, cuidar da criação e viver em santidade.

A obra redentora de Cristo em relação à lei

O sacrifício de Cristo na cruz é, sem dúvida, o maior presente que a humanidade já recebeu. Sua obra redentora não apenas nos salva da condenação eterna, mas também nos liberta da escravidão do pecado. Mas, como essa obra redentora se relaciona com a lei?

A Bíblia nos ensina que a lei foi dada por Deus como um guia para vivermos de maneira justa e santa. No entanto, devido à nossa natureza pecaminosa, a lei tornou-se uma fonte de condenação para nós. Não importa o quanto tentemos seguir a lei, sempre falhamos em algum ponto, o que nos leva a sentir culpa e vergonha.

Mas, graças a Cristo, a lei já não nos condena. Em vez disso, Cristo cumpriu perfeitamente a lei em nosso lugar. Ele viveu a vida que não conseguimos viver e morreu a morte que merecíamos morrer. Em outras palavras, Cristo se tornou nossa justiça diante de Deus.

No livro de Romanos, o apóstolo Paulo escreve: "Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Porque não há diferença, pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:21-24).

A obra redentora de Cristo nos liberta da lei como fonte de condenação, mas não significa que estejamos livres para pecar. Em vez disso, somos chamados a viver em obediência a Cristo, seguindo o exemplo que ele nos deu.

A relação entre a obra redentora de Cristo e a lei é complexa, mas uma coisa é certa: sem a obra redentora de Cristo, estaríamos todos perdidos. Ele é nossa esperança e nossa salvação. Como cristãos, temos a alegria e a responsabilidade de compartilhar essa mensagem de amor e redenção com o mundo ao nosso redor.

Além disso, a obra redentora de Cristo também nos permite experimentar uma nova vida em Cristo. Como Paulo escreveu em Gálatas: "Fui crucificado com Cristo; e já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20).

Essa nova vida em Cristo é uma vida de liberdade, alegria e propósito. Nós não estamos mais escravizados ao pecado, mas podemos viver em obediência a Deus, servindo e amando os outros como Cristo nos amou. Como Jesus disse em João: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).

Em resumo, a obra redentora de Cristo é a base da nossa salvação. Ela nos liberta da condenação da lei e nos dá uma nova vida em Cristo. Como cristãos, somos chamados a viver em obediência a Cristo, seguindo seu exemplo de amor e serviço aos outros. Que possamos viver cada dia em gratidão pela obra redentora de Cristo e em busca de uma vida que o honre e o glorifique.


Os fundamentos dos princípios cristãos: o que a Bíblia nos ensinarOnde histórias criam vida. Descubra agora