(OS DEUSES DA GRÉCIA)
Entendendo a crença nos deuses do Olimpo
Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade. Os gregos acreditavam que eles se expressavam no cotidiano: nas chuvas, na natureza, nas decisões. Assim, os deuses agiam de forma direta na vida das pessoas. Acreditava-se, por exemplo, que Poseidon dominava os mares, que Zeus era responsável pelas chuvas. Além dos deuses outras entidades habitavam o sistema de crenças grego, como as sereias. Estes outros seres, assim como os deuses, estavam cotidianamente presentes na vida dos gregos. O que diferia os deuses dos seres humanos era a imortalidade.
Os gregos acreditavam que os deuses habitavam o Olimpo. Em nome de Zeus, o deus dos deuses, eles celebravam os Jogos Olímpicos, a cada quatro anos. A religiosidade grega se expressava através de rituais que se davam em torno de altares e envolviam música, canto e competições em homenagem a um deus, como era o caso dos Jogos. O Partenon é um monumento religioso construído no século V a.C. em homenagem à Atena, deusa de Atenas. Sua construção destaca-se na paisagem e demonstra o poder de Atenas.
Afrodite, Zeus, Apolo, Ártemis, Eros, Hades, Hermes, Perséfone eram deuses que povoavam a vida dos gregos na antiguidade e estavam presentes no cotidiano. Eram formas de dar sentido à vida e explicar o inexplicável até então.
Como surgiram os deuses da Grécia?
Os deuses gregos ou deuses do Olimpo, viviam no monte Olimpo, o monte mais alto de toda Grécia, que ficava no topo, acima das nuvens. A mitologia grega diz que o portão era de nuvens, acredite! Lá eles comiam o néctar e ambrosia. Eram alimentos especiais para os deuses.
Há quem diga que o palácio dos deuses do Olimpo era algo realmente grandioso, porque além de abrigar os grandes, abrigava muitos outros deuses, seus filhos, os servos e etc. Além dos alimentos especiais, as divindades gregas também permaneciam ouvindo música, que saia da harpa do deus Apolo, o deus da música.
Curiosidades sobre a Grécia
1. Hades não é a personificação do mal
Dizer que o senhor do submundo não é um vilão absoluto pode soar meio absurdo. Acontece que Hades foi erroneamente associado ao conceito de inferno cristão. O engano ocorre por sua relação com as almas dos mortos e localização de seu reino - nas profundezas da Terra. Ele não julga as almas, para isso, o mundo inferior conta com três juízes: Éaco, Radamanto e Minos. A tortura dos condenados também não cabe ao deus, essa função é desempenhada pelas erínias, espíritos femininos da justiça e da vingança.
2. Nem todos os deuses são adorados
Embora Ares seja conhecido como deus da guerra, divide o título com sua irmã, Atena. Filhos de Zeus e Hera, um é a antítese do outro: o primeiro personifica o derramamento de sangue enquanto o segundo representa a batalha justa e estratégica. De acordo com as histórias, Ares era um deus detestado pelos outros - mesmo seus pais o olhavam com desdém.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Concurso Doces e Travessuras - Quarta Edição
RandomConcurso Doces e Travessuras - Quarta Edição - Mistérios da Grécia ( ) Aberto ( x ) Em processo de avaliação ( ) Fechado