S/N, Point of view
April, 1859"Esses prazeres violentos têm fins violentos e morrem em seu triunfo, como o fogo e a pólvora, que, ao se beijarem, se consomem. O mais doce mel repugna por sua própria doçura, e seu sabor confunde o paladar. Portanto, ama com moderação. O amor duradouro é moderado. Quem corre demais chega tão atrasado como aquele que anda muito devagar."
Fecho o livro após a minha breve leitura quando ouço alguém entrar no meu quarto.
– deixa eu adivinhar, lendo novamente?- a minha mãe questiona se aproximando de mim.
– sim mãe, algum problema?- respondo já sabendo o que ela iria dizer.
– mulheres da sua idade não deviam passar todo o seu tempo enfiadas dentro do quarto apenas a lendo um livro. Você não acha que está na hora de sair do quarto e conviver com as pessoas? Talvez até arranje um pretendente..- a mesma diz.
– se você quer tanto que eu saia do quarto, tudo bem. Está na hora da minha aula, tenho de ir. - digo me levantando da minha secretária.
– não sei porque você continua estudando, mulheres não podem trabalhar- ela fala.
– mãe, você sempre foi habituada a ser dependente do salário do pai, mas isso pode acabar. O pai perdeu o emprego á pouco lembra? Todo esse luxo que você tem não vai durar para sempre.- digo.
– não sei onde você quer chegar, mulher trabalhando é uma vergonha!- ela diz.
– estou querendo dizer que não quero ser dependente de um homem. Quero poder ajudar nas contas da casa, e se algum tipo de aperto econômico acontecer eu quero poder ajudar! Mas você não entende isso.- digo por fim, saindo do meu quarto e deixando minha mãe sozinha.
Desço as escadas do casarão, logo saindo pela porta.
{...}
– A importância social da literatura é muito maior do que apenas entretenimento, ela pode trazer catarse, nos ajudar a entender a realidade e, também, melhorar nossa cognição.
A literatura é a arte das palavras, umas das muitas manifestações artísticas do ser humano. - o professor explica. – dentro da literatura existem diversos tipos de expressão como a prosa, a poesia, o romance, entre outros.–O interessante é que cada uma dessas expressões tem um objetivo diferente e é pensada para um púbico diferente. - digo baixo para minha prima, a Millie, que estava ao meu lado na aula.
– s/n, pode repetir o que disse?- o professor dirige a sua atenção para mim, me deixando envergonhada perante o resto da turma.
– eu só estava dizendo que cada uma dessas expressões tem um objetivo diferente e é pensada para um público diferente - repito.
– exatamente. Como sabem, esta época que estamos vivendo está sendo marcada por conflitos sociais e políticos, revoluções e fases de modernismo. Sendo assim, os escritores estam usando o seu poder sobre a literatura para espalharem as novas ideias e de alguma maneira serem ouvidos, já que infelizmente ainda não temos liberdade de expressão para fazer tal coisa.
Muitas famílias ainda pensam de maneira antiquada, e isso resulta a que muitos jovens da vossa idade sejam obrigados a assegurar a reputação da vossa família, fazendo o que não querem.
Um dos motivos de dar estas aulas é dar a vocês a oportunidade de poder escolher o que querem ser ou fazer, sem terem de ser obrigados a fazer algo porque estam dependentes de alguém.- ele termina.Olho a minha volta e vejo que muita gente se identificava com o que acabara de ouvir.
– queria poder continuar mas o nosso horário acabou. Tenham um bom dia. - o professor diz, e dentro de pouco tempo saímos todos da sala.
{...}
– se a sua mãe ouvisse o que o professor nos ensina, já estaríamos em um convento de freiras neste momento - Millie diz se rindo.
A gente já havia saído da faculdade, e agora caminhamos pelas praças de São Paulo.
– ela seria bem capaz disso mesmo. Não é possível ela ser tão antiquada ao ponto de se rebaixar a um homem.
– S/n, você também tem de entender o lado da sua mãe. Provavelmente ela também foi obrigada a deixar os seus sonhos de parte para o bem da sua família.- Millie fala.
– Millie, o bem da família não vai desaparecer por uma mulher trabalhar! Muito pelo contrário, só vai assegurar a estabilização económica da família. E por que só mulheres devem deixar os seus sonhos de lado para o bem dos homens? É injusto os homens terem direito a trabalhar, e nós ficarmos em casa a cuidar dos filhos deles!
– eu também acho isso uma injustiça, mas nós não podemos fazer nada contra! Além disso, pouquíssimas mulheres trabalham nos tempos de hoje porque os homens não as autorizam- ela fala.
– cada vez mais mulheres vão trabalhar, e isso só vai incentivar o resto a seguir os seus sonhos também. E pode ter a certeza, nenhum homem me irá impedir de trabalhar, nem que para isso eu tenha de viver solteira para o resto da vida- digo confiante.
– ta bom s/n, já entendi que você é toda moderna, mas pelo amor de Deus, morrer solteira não! - Millie fala.
– veremos se algum homem estará á minha altura - digo brincando.
– você está brincando com o fogo, já pensou se a sua mãe obriga você a casar e os romances que você lê afinal não iram se concretizar?- ela fala séria.
– melhor nem pensar nisso, a minha mãe é bem capaz de fazer isso! - falo.
– enfim....eu vou indo, a gente se encontra hoje á noite na biblioteca certo?- ela questiona, se referindo ao clube de livros que havia todas as noites na biblioteca.
– você acha que eu vou? Uma dama nunca sai á noite sem marido! Fica mal!- digo imitando a minha mãe e logo ambas rimos – mas agora é sério...se a minha mãe me apanhar saindo á noite sozinha, aí pode ter a certeza que só me vai ver no convento de freiras!
– então você não vai?- ela questiona.
– claro que vou. Eu só tenho de dar um jeito de sair sem ser apanhada...quando tiver a certeza de que todos estão dormindo eu saio de casa.
– tá bom, a gente se vê lá- ela fala e ambas nos despedidos.
Eu continuo o meu caminho até casa.
___________________________________________
1. Nova fanfic yayyy, essa é muito diferente da minha primeira fanfic mas prometo que vão adorar!!
2. Vai ser mais difícil atualizar as fanfics já que agora são duas, mas eu vou dar um jeito!
3. Lembrando que tudo isto se passa em uma época muito diferente da nossa então é normal certas coisas que acontecerem nesta fanfic não aconteçam nos tempos de hoje
4. Está fanfic contém muitos assuntos importantes como por exemplo o machismo que as mulheres do século 19 passavam.
5. Espero MUITO que gostem:) byee
VOCÊ ESTÁ LENDO
❤︎ 𝐒𝐈𝐃𝐄 𝐛𝐲 𝐒𝐈𝐃𝐄 - 𝐋𝐨𝐮𝐢𝐬 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐫𝐢𝐝𝐠𝐞 ❤︎
Romance❤︎𝐑𝐄𝐒𝐔𝐌𝐎❤︎ 𝐄𝐦 𝐩𝐥𝐞𝐧𝐨 1859 𝐞́ 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐥𝐞𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐧𝐨𝐫𝐦𝐚𝐥 𝐬𝐞 𝐜𝐚𝐬𝐚𝐫 𝐬𝐞𝐦 𝐚𝐦𝐨𝐫. 𝐀𝐩𝐞𝐬𝐚𝐫 𝐝𝐞 𝐧𝐚̃𝐨 𝐬𝐞𝐫 𝐞𝐱𝐚𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐨 𝐭𝐢𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐫𝐨𝐦𝐚𝐧𝐜𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐬/𝐧, 𝐮𝐦𝐚 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫 𝐦𝐨𝐝𝐞𝐫�...