A palavra não se renova
Reflexões do reinoAo receber uma oportunidade em um culto, a irmã Maria disse. -- vou estar lendo no livro de salmos capítulo 23 eu sei que é uma passagem conhecida mas como a palavra do Senhor se renova a cada manhã... e que o Espírito Santo fale melhor em cada coração.
Esse é um caso hipotético que acontece todos os dias nos diversos cultos da igreja brasileira.
A irmã Maria sendo uma nova convertida entende-se que ela está reproduzindo o que outros a ensinaram. Mas sendo ela já uma serva de Deus com alguns anos de caminhada já não é inocente e Deus não tem o culpado por inocente. Como pode alguém que diz ser de Deus não conhecer sua palavra? Como pode muitos dos que estão à anos na igreja não buscarem o entendimento através da palavra de Deus? Não quero ser radical pois entendo que existe alguns que não sabem ler e outros com limitações de aprendizagem, porém a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra. Uma pessoa que tem anos de convertida e não mergulhou na palavra será que ela ama a Deus? Jesus disse que os que tem os seus mandamentos e os guardam esse os que amam a Ele. Então uma das provas de que amamos Jesus é quando guardamos o seus mandamentos. Davi diz no salmo 1 que o homem bem aventurado medita na lei do Senhor dia e noite, pois tem prazer nela. Voltando a irmã Maria, ela cometeu em poucas palavras três erros! 1 a palavra não se renova. 2 os salmos são cânticos por isso não possuem capítulos. 3 o se o Espírito já está falando por ela através da palavra lida não falará melhor, por que ele já está falando!
Vou destacar o fato da palavra não se renovar a cada manhã. Na verdade a palavra de Deus nunca se renovará, visto que passaram céus e terra e a palavra não passará. Só se renova o que está velho e a palavra não envelhece. Na verdade as pessoas pegaram o texto de lamentações de jeremias 3:22-23 e colocaram a palavra no lugar da misericórdia. Não é a palavra que se renova e sim as misericórdias. Mas se a palavra não se renova, por que em uma mesma passagem biblica existem diversas interpretações? Ou por que Deus fala de diversas formas com o mesmo texto biblico? Precisamos entender e aprender que a palavra não se renova porém a palavra é viva. Quando lemos um texto da Bíblia não estamos lendo um jornal ou um livro e sim algo que está vivo! A palavra é vida, tem vida, produz vida e é a vida. Deus fala de diversas formas em um mesmo texto por que além de viva a palavra é eficaz, como um remédio que cura a enfermidade certa a ele destinado. E o livro de hebreus deixa claro.
"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração." Hebreus 4: 12.
Concluo que a palavra não se renova por que ela é viva!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Reflexões do Reino De Eliezer Bragança
SpirituellesUma obra de crônicas de reflexões cristã.