Se fosse possível que Jiang Wanyin franzisse ainda mais o cenho, ele o faria. Sua veia na testa estava prestes a saltar – se de raiva ou preocupação, nem ele sabia dizer.
Observou Jin Ling, seu sobrinho de 14 anos, ajeitar um fio de cabelo desalinhado que sequer existia pela milionésima vez em frente ao espelho. Ele havia passado máscara de cílios e um gloss cintilante que realçavam os traços delicados que herdou de sua falecida mãe. Tirou um amassado invisível da roupa e finalmente virou para sair, pulando de susto ao dar de cara com a expressão fechada e desconfiada do tio.
— Se importaria em me explicar o motivo de tanta demora e meticulosidade em se vestir p'ra bater perna na praça?
As bochechas e orelhas do garoto atingiram cinquenta tons de vermelho diferentes em nem cinco segundos.
— Ah- eu- nada, Jiujiu! Nada, não! Impressão sua ... — Desconversou ao trocar o peso de perna e encarar qualquer lugar que não fosse o mais velho. — Eu ... estou indo?
O rosto de Jiang Wanyin, mais uma vez, conseguiu quebrar seu recorde em mostrar uma carranca assustadora.
Faziam algumas semanas desde que Jiang Wanyin notou certas mudanças no comportamento de seu sobrinho.
Ele, que nunca gostou de acordar cedo e frequentar a escola, estava cada vez menos rabugento de manhã e caprichava mais na própria aparência antes de partir.
Ele, que só fazia barulho para reclamar e retrucar os outros, andou rindo pelos cantos do apartamento com o celular na mão. Jiang Wanyin jura tê-lo escutado rir até de madrugada.
Ele, que nunca mencionava ninguém ou qualquer eventualidade do dia, passou a contar anedotas inteiras durante o jantar – o que, cabe dizer, o mais velho apreciava e muito.
Ele, que sempre exibia uma expressão beirando a dureza (assim como seu tio), adotou uma neutralidade quase suave em suas feições.
Ele, que sempre tirou sarro dos fãs de romance, foi pêgo lendo "Heartstopper" e "A Culpa é das Estrelas". (Todas as vezes, ele saltava como um gato e mal sabia disfarçar, e o livro voar como um foguete de sua mão não ajudava em sua dissimulação. )
Ele, que nunca saía de casa e, quando o fazia, era deveras exigente com o local, decidiu bater perna na praça. Todo arrumado. Exalando nervosismo e hesitação.
— O que aconteceu, Pirralho?
— Oi? Nada! — Cruzou os braços, trocou o peso de perna novamente e encarou seus All Stars pretos de cadarço amarelo como se fossem a coisa mais interessante do mundo. — Eu não fiz nada!
Por um ou quinze segundos, nenhum dos dois falou. Para colaborar com a aura tensa, Jiang Wanyin bateu com o pé no chão repetidas e ritmadas vezes, como uma mãe furiosa.
— ... Nada que eu possa controlar?
Suspirou pesarosamente e apertou a ponte do nariz, impaciente. Sua primeira pergunta, apesar de nada verossímil com a situação, foi inevitável:
— 'Tão fazendo bullying com você de novo, Jin Ling?
— Não. — Foi pronto e sincero na resposta, e o rubor conquistou parte de seu pescoço pela vergonha ao dizer. — Não ... não é nada, Jiujiu. Não precisa se preocupar.
— Meu sobrinho 'tá virando um morango. Que parte disso não é preocupante!?
O comentário arrancou um riso nervoso do garoto, que brincou com a barra da manga de sua camiseta amarela para extravasar a ansiedade.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Surto Atrás de Surto
FanficOnde Jiang Cheng percebe que seu pequeno sobrinho não é mais tão pequeno, e entra em crise existencial. Ou onde Jin Ling tem seu primeiro crush e não faz ideia de como lidar com "isso".