A corte antes da perda

6.7K 501 32
                                    

Após o segundo casamento do Rei Viserys em 106dc, a rainha Alicent se mostrou tão fértil quanto bonita.

Em 107dc, ela deu ao rei dois filhos saudáveis, um menino e uma menina, a qual chamaram de Aegon e Rhaenys em homenagem aos Conquistadores.

Após o nascimento dos gêmeos um dragão reapareceu em Porto Real, O dragão Meraxes a qual todos pensavam que tinha morrido na batalha que ficou conhecida com; Primeira Guerra Dornesa, o dragão tinha um dos olhos cegos, a volta do dragão serviu para a nomeação da primogênita da rainha Alicent, todos diziam que o dragão reapareceu para a bebê, isso trouxe alegria a mão do rei e sua família.

Dois anos depois do nascimento dos gêmeos, ela deu a luz novamente a uma filha, Helaena, e em 110dc ela deu ao rei um segundo filho, Aemond, que diziam ter metade do tamanho do irmão mais velho, mas era duplamente mais impetuoso, entretanto a princesa Rhaenyra continuava se sentando no pé do Trono de Ferro sempre que seu pai presidia. O rei começou a levá-la também a reuniões do pequeno conselho, isso irritava a rainha.

— Sor Criston protege a princesa dos inimigos, mas quem protege a princesa de sor Criston? — perguntou a rainha Alicent na corte um dia.

Embora a rainha tivesse dado ao rei não um, mas dois herdeiros homens, Viserys não fez nada para mudar a ordem de sucessão. A Princesa de Pedra do Dragão continuou sendo a herdeira reconhecida, com metade dos senhores de Westeros jurados a defender os direitos dela. Os que perguntavam “E as decisões do Grande Conselho de 101?” percebiam que suas palavras pareciam não ser ouvidas. A questão havia sido decidida, no que dizia respeito ao rei Viserys; não era uma questão que Sua Graça desejasse revisitar.

Ainda assim, as perguntas persistiam, e não só da própria rainha Alicent. O mais ruidoso entre seus apoiadores era o pai dela, Sor Otto Hightower, Mão do Rei. Depois de muito pressionado, em 109 DC Viserys tirou Sor Otto de seu serviço e nomeou no lugar dele o taciturno senhor de Harrenhal, Lyonel Strong.

— Essa Mão não vai me desafiar - proclamou Sua Graça.

Mesmo depois de sor Otto ter voltado a Vilavelha, um “séquito da rainha” ainda existia na corte; um grupo de senhores poderosos simpáticos à rainha Alicent e que apoiavam o direito dos filhos dela. Contra eles estava o “séquito da princesa”. O rei Viserys amava tanto a esposa quanto a filha e odiava conflito e competição. Ele lutava todos os dias para manter a paz entre suas mulheres e para agradar, começou a dar as duas presentes, ouro e honras.

Em 111 DC, um grande torneio foi organizado em Porto Real, no quinto aniversário do casamento do rei com a rainha Alicent. Na festa de abertura, a rainha estava usando um vestido verde, enquanto a princesa se vestiu vermelho e preto de sua casa, Targaryen.

Isso foi observado, e depois virou costume se referir aos “verdes” e aos “pretos” ao falar sobre o séquito da rainha e o séquito da princesa, respectivamente. No torneio em si, os pretos se saíram muito melhor quando sor Criston Cole, usando a prenda da princesa Rhaenyra, derrubou do cavalo todos os campeões da rainha, inclusive dois primos dela e seu irmão mais novo, sor Gwayne Hightower.

Foi observado também o favoritismo da Rainha com sua filha Rhaenys em relação a Aegon, a rainha levava sua filha mais velha em seu colo. A jovem princesa de quatro anos usava dourado e branco, até então era a única a não usar preto ou verde, até a aparição de Daemon, ele apareceu sem aviso no céu, usando dourado e prata, Alicent estava ao lado do rei quando o príncipe Daemon ajoelhou-se perante o irmão e ofereceu sua coroa como prova de seu amor e lealdade. Viserys beijou as bochechas de Daemon, dando-lhe as boas-vindas ao lar, e os senhores e plebeus deram um grito alto quando os filhos do Príncipe da Primavera se reconciliaram.

A Princesa no colo da rainha começou a chorar e foi levada pelas servas, o olhar que Alicent e Daemon tiveram não passou despercebido por alguns, era ódio puro na fala de alguns.

O príncipe Daemon ficou em Porto Real por metade de um ano. Ele até retomou seu lugar no pequeno conselho, de acordo com o grande meistre Runciter, mas nem a idade nem o exílio mudaram a natureza dele. Apesar de tratar a rainha Alicent com toda a cortesia que a posição dela exigia, não havia calor entre eles, e os homens diziam que o príncipe era notavelmente frio com os filhos dela, sobretudo os sobrinhos Aegon e Aemond, cujo nascimento o pôs ainda mais para trás na ordem de sucessão.

Com a princesa Rhaenyra era diferente. Daemon passava longas horas em companhia dela, distraindo-a com histórias de suas viagens e batalhas. Ele lhe deu pérolas e sedas e livros e uma tiara de jade que diziam já ter pertencido à imperatriz de Leng, lia poemas para ela, jantava com ela, falava com ela, velejava com ela, a divertia debochando dos verdes da corte, os “lambe-botas” que babavam a rainha Alicent e seus filhos. Ele elogiava sua beleza e declarava ser ela a donzela mais linda de todos os Sete Reinos. O tio e a sobrinha começaram a voar juntos quase diariamente, fazendo Syrax e Caraxes competirem até Pedra do Dragão e de volta.

Enquanto os anos foram se passando, Rhaenys ia ficando mais bela, Alicent sempre era vista com as duas filhas, a rainha lia histórias no bosque sagrado, ela conseguia demonstrar um amor sincero a seus filhos.

Em 114 DC, Rhaenyra Targaryen, aos dezessete anos, tomou como marido sor Laenor Velaryon, antes do casamento acontecer Rhaenyra era contra e só cedeu pois o rei ameaçou colocar Aegon como herdeiro do trono de ferro.

O casamento foi comemorado com sete dias de festas e torneio, no final dos dias, Criston Colen em fúria e com a prenda da rainha, derrotou os adversários, deixando Sor Harwin o quebra-ossos  passou a se chamado de ossos quebrados, muitos outros receberam a fúria de recem comandante, o tornei virou uma sangraria, o rei ficou furioso com tal situação mas a rainha não compartilhava.

A frieza entre a esposa e a filha do rei estava clara para todos; até os enviados das Cidades Livres comentaram em cartas enviadas para Pentos, Braavos e Antiga Volantis.

Sor Laenor voltou para Derivamarca depois, deixando muitos questionando se o casamento havia sido consumado. A princesa ficou na corte, cercada de amigos e admiradores. Sor Criston Cole não estava entre eles e tinha passado completamente para o séquito da rainha, os verdes, mas o enorme e impressionante Quebra-Ossos (ou Ossos-Quebrados, segundo Cogumelo) tomou seu lugar, tornando-se o mais destacado dos pretos, sempre ao lado de Rhaenyra em festas e bailes e caçadas. O marido dela não fez objeções. Sor Laenor preferia os consolos de Maré Alta.

Entretanto nos últimos dias de 114dc, Rhaenyra entrou em trabalho de parto, o menino era grande e forte, com cabelo castanho, olhos castanhos e nariz achatado, seu marido, sor Laenor tinha nariz aquilino, cabelo branco-prateado e olhos violeta que confirmavam seu sangue valiriano. A criança recebeu um nome Velaryon tradicional: Jacaerys

A corte ainda estava comemorando o nascimento do filho da princesa quando a madrasta, a rainha Alicent, entrou em trabalho de parto e deu a Viserys seu terceiro filho, Daeron… cuja coloração, diferentemente da de Jace, mostrava seu sangue de dragão, por uma ordem real, os bebês Jacaerys Velaryon e Daeron Targaryen tiveram a mesma ama de leite até desmamarem.

Dizia que o rei nutria esperanças de impedir qualquer inimizade entre os meninos ao criá-los como irmãos de leite. Se foi assim, suas esperanças foram em vão.

Com os anos passando, os filhos da rainha Alicent nutria inimizade pelos sobrinhos, e era recíproco, Helaena era a única filha que não estava no meio, mas se necessário ela se colocaria a favor dos irmãos.

Notas

• A maioria 95% do capítulo foi retirado do livro fogo e sangue!

• Oi gente, isso foi um baita resumo do livro, sim foi, mas é para dar contexto a história, acho que nescessário

• próximo capítulo terá um salto temporal, e começarei a usar minhas ideias.

Pride and Blood - House of the dragon Onde histórias criam vida. Descubra agora