Um pensamento fabuloso transpôs o quarto, pena que fez nele efêmera luz! Mariposa sedenta de amor apinha tuas forças e lança-te ao instinto. Voava tão distante a fim de tocá-la. Tola mariposa! Nada aprendeu. Por que ainda insiste em se queimar?
Reforço: Estava tudo um breu. Eu não conseguia enxergar nada. Podia me esforçar ao limite, e tendo-o alcançado, depreendi um pouco a respeito da cegueira.
"As coisas realmente só fazem sentido quando não escapam à percepção". – Cogitei um pouco triste, pois de nada me servia à visão. No limbo, as sensações de nada valem. Portanto, perscrutar a respeito disso é tão frutífero quanto desenhar o tempo. Sempre atribui significado à vida a partir dos sentimentos e da percepção. Tanto faz... Animal homem, ou macaco... Todos dotados de sensações. Toda a vida importa, pois todo sentimento importa...
– Uma vez conheci um homem numa dimensão muito distante dessa, e também da que lhe pertence e pertencia. Partindo da premissa de que são os sentimentos estorvo a supremacia, pôs-se o homem a expelir, pouco a pouco, todas as sensações de tua vida. Saibas tu que ele conseguiu, e o fez porque na dimensão dele faminta pantera não gosta muito de caçar. Questionei-o a respeito dos frutos que laboriosa empreitada lhe acarretou, e contou-me ele da supremacia, e como renomado economista, muito tem a que gerenciar.
– Humm... E ele ao menos se deleita dos frutos de renomado economista que muito tem a que gerenciar?
Por um instante nada ouvi, mas sentia algo... Um vazio que facilmente conseguia definir, mas que aos demais só peço que se dediquem ao imaginar...
– É ele um homem que se apartou dos sentimentos. Como poderia se deleitar?
– Então ele não aproveitou bem o tempo.
– Ele foi um grande problema, mas não o maior dentre todos os Problema-homem que conheci.
– Alguém já te surpreendeu nesse aspecto, voz que me fala?
– Certa vez, observado tudo o que há, presenciei curiosa situação numa dimensão não muito distante da que estamos agora. Era um rei que castigava severamente os súditos que ultrapassassem os limites do teu império sem a permissão que só a ele cabia conceder. Estava ele a julgar uma mulher, e outra pelo réu, em amargo pranto se consumia. O rei, imparcial, de acordo com os dogmas, ordenou que tirassem a vida da tal mulher.
– Que triste! – sibilei, atento ao que ouvia.
– Ao fim da jornada, a qualquer hora do dia, desse mesmo rei ouvia-se desalenta voz por todo o palácio rastejar. Clamava por Maria! A mesma Maria que ordenou que lhe tirassem a vida! A mesma Maria que o coração lhe enchia ao vê-la engatinhar. – Onde jaz Maria? – indagava o rei. – Digam-na que muito quero lhe abraçar. O rei, no tempo que é chegado, encontrava-se preso àquele instante que é passado, e como tal, já não o pertence mais. Pergunto-te: Vale mesmo a pena apartar-te dos sentimentos e das sensações? Quando chegares ao fim da jornada, a quem tu terás para lhe abraçar?
VOCÊ ESTÁ LENDO
ESTERTOR
FantasyÉ pedido ao leitor, que não busque por explicações a respeito de algumas passagens ou abordagens presente nessa obra, pois nela se encontra perspectivavas construídas a partir de metáforas, ou temas dos quais a filosofia buscou, ou ainda busca prest...