Capítulo 3 - O pecado e a Salvação

5 1 0
                                    

Vamos agora para o tempo, o nosso tempo, não o agora, mas quando o tempo começou.

Em Gênesis, nós podemos ver a criação do mundo. O Senhor Deus criou o mundo em 6 dias e no 7° descansou.

A obra mais perfeita da criação foi o ser humano. Ele, a última criatura, foi feita a imagem e semelhança do Próprio Deus.
O ser humano é a obra prima da criação.
Ao homem, primeiro a ser criado, Deus deu o nome de Adão. A mulher, deu o nome de Eva.

Adão e Eva, nossos primeiros pais, viviam no Paraíso e eram livres, podiam fazer o que quisessem, só tinha uma coisa que eles não podiam fazer: comer o fruto da árvore proibida.
Um certo dia, a Serpente (o próprio inimigo) que vagava pelo jardim, tentou Eva, fez o que sempre fez, mentiu: "É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?".

A mulher respondeu-lhe: 'Podemos comer do fruto das árvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: 'Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais'.

'Oh, não! - tornou a serpente - vós não morrereis!'

Disse a ela que Deus não queria que comessem o fruto porque se tornariam deuses e conhecedores do bem e do mal.
Eva caiu na tentação e comeu o fruto. Depois, foi até Adão e lhe ofereceu o fruto, Adão aceitou, também caiu na tentação e comeu o fruto. Após a desobediência, viram que estavam nús e sentiram vergonha, escutaram Deus caminhando pelo jardim e se esconderam. Deus perguntou o porquê deles estarem se escondendo, eles responderam que estavam com vergonha pois estavam nús e Deus perguntou se acaso eles haviam comido do único fruto que lhes fora proibido comer... Foi então que a desobediência gerou a acusação; Adão acusou Eva, Eva acusou a Serpente.

Então, o Senhor Deus amaldiçoou a Serpente, condenando-a a rastejar e comer pó pelo resto de sua vida. Naquele momento, também foi criada a primeira e única inimizade feita por Deus: "Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gn 3, 15 (Lembrem-se desta parte!)
A mulher, o Senhor Deus disse que agora sentiria dores no parto e estaria sob o domínio do marido. Ao homem, Deus o disse que agora teria que trabalhar para o seu próprio sustento.
Adão deu a sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes.

"O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra 'de onde havia tirado'. E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida."
- Gn 3, 23-24.

Após a desobediência de Adão e Eva, o homem não tinha mais o Paraíso e o pecado entrou no mundo. Tudo parecia perdido, mas então foi feita uma promessa para o povo de Deus, a promessa de que viria um Messias, e que Ele salvaria o povo (Isaías 9).

.

Através dos Profetas, Deus foi anunciando para o seu povo, o povo Hebreus, que o Messias viria. Muitos pensaram que quando Ele viesse, seria um grande revolucionário e viria com grande esplendor. Foi por isso que quando Ele de fato veio, muitos não o reconheceram.
Afinal, jamais pensariam que Alguém tão grande poderia vir tão Pequeno.

Um Refúgio SeguroOnde histórias criam vida. Descubra agora