Samsin Halmoni (coreano:삼신 할머니: samsin halmeoni ) ou Samshin Halmoni, a avó Samsin, é a tripla deusa do parto e do destino na mitologia coreana. Samsin ou Samshin significa "Três Deusas" em coreano, (literalmente, três espíritos) e aparecem coletivamente como três avós. Halmoni significa avó, um título para uma venerada deusa dos antepassados. As três deusas também são pensadas como uma única Samsin, a única deusa do parto no xamanismo coreano. Uma montanha na Coréia do Sul tem o nome de Samsin Halmoni, o Samsinbong , conhecido como o Pico dos Três Espíritos.
...............................................................................................................
Acreditava-se que Samsin Halmoni protegeria cada criança desde o nascimento até o sétimo ano de vida, onde a criança seria então protegida pela deidade de Sete Estrelas, Ursa Maior. Todas as aldeias e todas as casas teriam sua própria Samsin de parto. Ainda hoje, o povo coreano acredita que a parte mais quente do anbang, que é a sala de estar principal, pertence a Samsin Halmoni e os rituais e orações a Samsin ainda são realizados lá. Samsin Halmoni era homenageada no parto e nas festas de aniversário com ofertas de arroz, molho de soja e vinho, decorados sob a forma de um jantar.
No terceiro e sétimo dia após o parto, a roupa íntima da mãe deveria ser dobrada e colocada na área ananang Samsin e um pequeno altar seria colocado sobre ela, onde as orações para uma vida longa e saudável da criança seriam realizadas.
Samsin Halmoni ou Samsin também visitaria o Samsin Danji dedicado a ela, que era uma panela de barro mantida na ala interna da casa ou na parte quente do anbang. O pote estaria cheio de arroz, coberto com papel e selado com um nó amarrado no sentido anti-horário. Algumas famílias realizavam Geongung Samsin, o ato de homenagear Samsin, apenas mentalmente. Samshin Halmoni era homenageada em cada festa ou celebração de aniversário na casa, e também no terceiro, sétimo e trigésimo sétimo dia após o parto.
Quando uma mulher na casa estava grávida ou tinha um bebê, a sala onde o Samsin Danji era mantido, seria selada com cordas para simbolizar e conter o forte poder de Samshin Halmoni. Após o parto, uma corda também seria pendurada no lado de fora da casa para marcar o evento sortudo de "soltar o que foi amarrado", simbolizando o ato do nascimento e afastar espíritos malignos que poderiam ameaçar a mãe e o novo bebê. A crença em Samsin Halmoni era mais forte na Ilha de Jeju.
Para conceber, uma mulher sem filhos compartilharia sua refeição de arroz Samsin com uma mãe que recentemente deu a luz, rezaria a Samsin na área de Anbang ou usaria um pano que tocou um caixão.
........................................................................................................................
Curiosidade: Na Coreia comemora-se os 100 dias do nascimento. Muitas pessoas até mesmo os coreanos, dizem que isso ocorre devido as guerras, passando por crises e assim a maioria dos recém-nascidos não sobreviviam até os 100 dias. Mas na realidade, existe outra explicação para essa comemoração.
Antigamente, em todas as casas, quando a nora estivesse grávida à poucos dias de dar a luz o bebê, faziam pedidos para Samshin, para que a grávida pudesse ter o bebê de parto normal e sem complicações. Samshin é considerada a Deusa da Vida, onde preside na gravidez e no parto.
Após 3 meses e 7 dias ou 100 dias do nascimento, era cumprido um ritual de oferenda para Samshin, para agradecer a saúde do bebê. No ritual é oferecido arroz branco, miok kuk (sopa de algas marinhas), água mineral, e pedem para que os Deuses protejam o decorrer do crescimento do bebê.
Acreditava-se que até os 7 anos, Samshin cuidava das crianças e depois era passado para o (composto por 7 irmãos). Samshin refere-se a , Hwan-In, Hwan-Ung e Dan-Gun, que fundaram a Coreia. (Em breve, todos estes mitos aqui no blog)
A população coreana é considerada descendente dos 3 Deuses, e assim, com o tempo expandiu o sentimento "maternal", sendo considerado o Deus da Vida. E hoje em dia, na Coreia, Samshin é interpretado como uma deusa, chamando-a de Avó Samshin (삼신 할머니).
Na Coreia até hoje tem-se o costume de comemorar 100 dias de nascimento dos bebês. Isso ocorre porque na história da fundação do país, Dangun concede o desejo do urso se transformar em humano, e para isso seria necessário passar 100 dias numa caverna, se alimentando somente de artemísias e alhos. O recém-nascido é avaliado para saber se irá "sobreviver", para a mulher também é necessário o período de 100 dias, esse período é considerado um período em que a mulher se transforma em mãe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
°Lendas Coreanas°
Short StoryAs lendas urbanas mais assustadoras e mais fofos da Coreia ^^