Parte sem título 2

275 6 2
                                    

Capitulo 10                                                      

 

 

Alberto e John foram visitar o Padre Stuart, John os apresentou. Alberto falou sobre a sua busca pela história de seus antepassados, e recebeu as boas vindas do sacerdote.

-No que eu puder ajudá-lo será de bom alvitre. A população traz no sangue uma chama partidária, não no sentido absolutamente político, mas de tomar partido, de se colocar de um lado ou de outro em quaisquer questões, importante ou não, e principalmente se dividindo por famílias, por clãs, por tradições, uma sempre se pondo contrariamente à outra, na maioria das vezes pelo simples fato de ser contraditórios, raramente estando unida em torno de um ponto. A minha vinda foi de certo modo, também, para tentar eliminar esse enfrentamento ou minimizar essa situação o quanto possível, isso não é uma coisa de cristão.  Padre Dan mesmo sem tomar esta questão como referência para trabalhar a função, também fez o quanto pode, mas vimos que isso consumira as vidas de muitos sacerdotes, um sucesso aqui outro ali, alguns estão acima disso, são almas divinas maiores, mas a maioria persiste nesta coisa sem sentido, para mim não vejo nunca o sobre nome de ninguém, quem entrar por aquela porta sabe que deixará lá fora essa questão. Na verdade se posso lhe dizer, raramente alguém dos dois clãs vê a mesma missa, parece que combinaram na missa de quarta e domingo se revezarem. Hatclifs uma e O'Connor outra.

Padre Stuart mostrou as dependências da igreja e os conduziu ao pátio externo, nos fundo do prédio e chegaram às tumbas com cruzes que se enfileiravam por pequenas alamedas de jardins e gramados bem cuidados sob a sombra de duas grandes árvores.  Era primavera e as pequenas flores se espalhavam alegres, felizes, e pareciam brincar espalhando cores, contrastando com o silêncio solene e a paz do lugar.

-Alberto, falando sobre Padre Dan este é o tumulo dele, embora ele tenha nascido no continente, fez questão de ser enterrado aqui no espaço que ele mais amava.

Alberto observou que bem próximo estavam mais dois túmulos juntos, o de Leslie e o de Merwin, aproximou-se e a mesma e antiga confusão mental o assomou, o transe do qual ele sempre tentava evitar o tomou. Sua cabeça rodou e ele quedou de joelhos apoiando-se instintivamente sobre a cruz do tumulo de Leslie, a visão turva e uma ânsia de vômito o tomou, fazendo-o perder os sentidos. Padre Stuart e John correram a socorrê-lo e o levaram para a casa paroquial, onde ele  ficou por algum tempo se refazendo.

-Coisas estranhas acontecem aqui, estou vivenciando coisas anormais à minha forma de viver. Falou o Padre Stuart. Preciso aproveitar a vinda desse jovem e descobrir quais segredos e mistérios envolviam tantas pessoas.

-Ele esta recobrando a cor, estava mais branco que as velas do seu altar Padre.

-Isso é sério John, não brinque.

-Deixe-o Padre, já estou melhor, mas o que o Senhor sabe sobre meus avôs?

-Eu não sei muitas coisas Alberto, cheguei aqui em 1976, e foi o Padre Dan que me contou o pouco que eu sei, uma história de luto e de dor, mas nem ele nem a população gostavam de falar. É como um pacto tácito, silencioso e coletivo. Neste assunto posso lhe dizer que os clãs se uniram em torno de algo. Disse meditativo o Padre, que parou por alguns minutos segurando o crucifixo, como se revisasse todos os fatos conhecidos sobre o assunto.

-Poucas pessoas na verdade são daquela época ou ainda vivem, uma dela é Jeff O'Connor. Ele era muito amigo do Padre e de Merwin. Padre Dan morreu em 1978, e ele morava aqui mesmo e o seu quarto ainda está intocado, apenas a faxineira entrou lá. Eu preciso, entretanto dar uma arrumação maior, separar seus pertences e aproveitar o que de fato seja possível, existem documentos e alguns registros pessoais, que não pude ainda mexer por faltar tempo. Dos registros da Paróquia se precisar, disponha, posso ajudá-lo na pesquisa. Eu gostaria sim de saber mais sobre esse caso de seu avô com a jovem Leslie. Parece-me que você está melhor, a cor retornou ao seu semblante, já pode tentar levantar-se?

Enquanto te EsperoOnde histórias criam vida. Descubra agora