O Arquiteto

47 3 0
                                    

Dazai Osamu já foi humano. Há muitas vidas, quando os anos estavam apenas na casa dos três dígitos. Ele achava que a morte era o fim. Para outros, isso certamente era verdade. Mas para ele? A morte nada mais era do que uma porta para uma sala brilhante de tesouros que desde então perderam a novidade.

Ele está entediado. (Ele está sozinho.)

Ele viaja pelo mundo. Ele navega em navios para terras desconhecidas e mares desconhecidos. Ele descobre novas invenções e aprende novas línguas.

Ele está tão cheio de conhecimento e experiência. (É tudo tão sem sentido.)

Dazai já morou com uma velha que estava quase à beira da morte. Os idosos não fazem perguntas. Quando sua saúde piora e Dazai permanece inalterado, eles não questionam. Eles simplesmente pedem que ele fique ao seu lado. E ele faz. Ele deseja o melhor para eles e espera que não acabem como ele. Os idosos são gentis com ele.

A mulher — ele não lembra o nome dela — era sábia como a maioria dos idosos. Ela perguntou a ele uma vez por que ele sempre tinha tristeza nos olhos. Ele perguntou o que ela queria dizer. Ela nunca respondeu à pergunta, mas disse a ele que ele nunca viveria de verdade se não encontrasse algo que o fizesse sentir vivo.

Dazai nunca pensou muito nisso depois que ela morreu. Nada realmente o faz sentir-se vivo. As coisas são interessantes, claro, mas ele poderia ler tudo isso em livros de história em algum momento no futuro e não ficar mais interessado do que está no momento.

O que há neste mundo que poderia fazê-lo sentir que sua incapacidade de morrer é uma bênção, em vez da maldição que parece? O que há para fazê-lo sentir-se vivo novamente?

A resposta, ao que parece, é uma pessoa. Uma pessoa muito específica, que ele tem certeza de já ter conhecido. Por mais impossível que seja, ele tem certeza de que conheceu essa pessoa há séculos. Uma conversa fugaz quando Dazai certa vez serviu um rei, com um colega servo do rei durante um banquete, um garoto que o conhecia apenas como Osamu.

“Cuidado para onde você está indo, idiota.”

Dazai percebe que está no chão, enquanto o garoto com feições de pôr do sol olha para seu próprio reflexo na vitrine de uma loja e arruma suas roupas.

"Você é um arquiteto?" Dazai pergunta, olhando para as plantas que o garoto segura.

Buracos azuis cintilantes em Dazai, aquecidos e desafiadores. “Eu não sou uma criança.”

"Então, você é baixinho?"

"Vá para o inferno!"

Dazai o observa partir, sentindo como se seu coração batesse pela primeira vez em séculos.

Ele havia esquecido como era estar vivo.

Dazai vasculha a vila em busca do arquiteto. Ele presumiu que não seria muito difícil. O menino é reconhecível. Seu cabelo é ruivo, um tanto discreto, mas atraente do mesmo jeito. Seus olhos são de um azul vibrante, como um céu de verão. Ele parece meio abrasivo, com uma língua rápida. E ele é muito baixo. É uma descrição suficiente para a maioria das pessoas, que acenam com a cabeça e dizem que o viram em algum lugar, apenas para Dazai chegar lá e ser informado por outra pessoa que o viu em algum lugar.

Ele finalmente ganha uma idade e um nome quando se depara com um antigo cliente do arquiteto.

Ele tem a mesma idade que Dazai tinha quando deixou de ser humano o suficiente para morrer.

Chuuya.

Dazai gosta do nome dele. Isso soa bem. É bom dizer. É bom saber. Ele murmura isso para si mesmo na calada da noite, imaginando quando encontrará Chuuya novamente.

If we can't run together, why did we from the start?Onde histórias criam vida. Descubra agora