Memórias... algo que fica gravado em algumas partes do nosso cérebro, as visuais, por exemplo, ficam no córtex, mas quando crescemos temos a tendência de não lembrar de muitas coisas da nossa infância, contudo sempre há exceção.
Quando crianças brincamos de muitas coisas, nós meninas, ganhamos bonecas, entre outros brinquedos e jogos, mas o que eu gostava eram jogos de memória. Imaginem o que é possível fazer quando se junta memória, com observar, detalhes, comportamentos dos indivíduos e mais algumas informações...
Por volta dos meus 11 anos, comecei observar alguns comportamentos do meu pai, tais como a mudança de assunto quando eu aparecia, os pacotes que ele carregava e dava um jeito de esconder ao chegar em casa, entre outros. Mencionei que gostava de assistir a comerciais ou jornal que passavam na televisão? Um tanto incomum para uma criança, não acha?
Como era uma criança peculiar, comecei a juntar algumas peças, igual em um quebra-cabeça ou enigma a ser desvendado. Logo, descobri que meu "querido pápa" para ganhar dinheiro, fazia coisas ilegais, como confirmei? Questionei minha mãe, que levou um susto com a minha quase afirmação, porém não negou, e me fez prometer que ficaria quieta, sem dizer nada para ninguém, muito menos comentar algo com meu "querido pápa".
— Minha doch', escuta bem a máma, jamais fale isso ao seu pai, ou com qualquer outra pessoa, promete a máma? — Havia pavor nos olhos da minha máma.
— Mas máma, o que pápa faz é errado. — Ela me abraça.
— Eu sei meu lyubov, mas é assim que ele nos sustenta. — Não concordava com aquilo, porém não podia fazer muito, afinal, eu era apenas uma criança.
O tempo foi passando e com ele fui percebendo melhor como meu "querido pápa" era, notei que as brigas que meus pais tinham, muitas sem sentindo, eram causadas por suas frustrações, trazidas da rua e despejadas na minha doce máma, humilhando-a.
Na escola dediquei-me aos estudos, tomando gosto cada vez mais por determinadas matérias, sendo uma delas, história. Onde nasci ela tem um papel fundamental na construção do meu país, por possuir o primeiro porto que abre os portões para o Ártico.
Nossa região não é apenas conhecida pela pesca, mas, também, pela extração e processamento de madeira e algas, estando aqui localizada a única planta experimental de algas do país e do CEI. Moro em Arkhangelsk, capital da província de Arcangel, localizada ao norte da Rússia. Região que recebeu esse nome após um mosteiro ortodoxo, que leva o mesmo nome, se instalar aqui no século XII.
A região atrai turistas, ao abrigar muitos monumentos históricos ao ar livre, e por conta que onde estamos acontece a Aurora Boreal e um fenômeno atípico das latitudes austrais, que damos o nome de "Noites Brancas". Onde durante quase três meses, não é possível distinguir o dia da noite, já que o sol mal se esconde no horizonte, mantendo a cidade numa claridade penumbrosa.
Mas como disse, o tempo passou e fui aprimorando o que já era perceptível para mim. Comecei estudar o comportamento dos meus colegas e ir atrás, cada vez mais, de jogos de memória, quanto ao meu "querido pápa", por mais que nossa relação fosse de sangue, já não conseguia vê-lo como meu pai.
Quando máma ficou doente, ele mal parava em casa, negando-lhe a atenção devida. Então, tomei a maior decisão que poderia, comecei a juntar e guardar tudo que pudesse de seus crimes, fiz diários, até estudei códigos para decifrar suas anotações.
Pápa não prestava muito atenção em mim, como filha única e boa menina que sempre fui, não parecia que tinha criança em casa, pois era minha máma quem estava sempre ao meu lado, até o dia que faleceu. Nesse dia, findou-se a promessa que havia feito a ela, logo, enviei um dossiê a polícia com todas as informações que precisavam para pegar "querido pápa" e seus cúmplices. Arrependimento por colocá-lo atrás das grades? Nem um pouco.
Quantos anos tinha quando fiz isso? Estava prestes a completar meus 17 anos, mas como ainda era menor de idade, fui morar com minha babushka. Ela já estava velhinha e doente, por conta disso com o tempo o dinheiro foi diminuindo, então além de estudar, precisava dar um jeito de arranjar dinheiro, mas o que eu sabia fazer? Qual trabalho era possível fazer que não precisasse ficar tanto tempo longe de casa e fora do horário da escola?
Após algumas pesquisas encontrei algo compatível, como era boa com memória e sabia algumas artimanhas para passar despercebida, resolvi que usaria isso para fazer investigação, uma vez que havia feito a maior delas, então algumas mais simples seriam fáceis.
Ao concluir meus estudos, já ganhara certa fama na minha região, mas não pude usar meu verdadeiro nome, foi necessário um pseudônimo. Um nome neutro, para não chamar muito atenção, pois, com minha idade, jamais poderia fazer o que faço. Para manter minha identidade secreta, precisei arranjar meios de como pegar as informações com meus clientes e receber meus honorários.
Para ajudar, ingressei na faculdade, a fim de aperfeiçoar meu conhecimento no comportamento humano. Há dois anos, faço faculdade de psicologia, e aqui somos considerados maior de idade aos 21 anos, ou seja, não posso nem tirar habilitação. Mas sabem como é, sempre se pode dar um jeito em algo errado. Errado, sim, mas não é ilícito ou tira a vida de alguém.
Como minha fama de detetive cresceu, precisei aprender a dirigir e me certificar de que não seria pega, caso contrário, adeus aos meus sonhos e a minha vida de detetive. Estou aqui, no Museu Pequeno Korely, o maior museu ao ar livre de arquitetura da Rússia, fundado em 17 de julho de 1964. Aqui tem turistas e muitas vezes, estudantes de arquitetura, o que facilita para tirar fotos sem levantar suspeitas. Estou olhando um dos prédios quando escuto:
— Olá, Sasha, ou devo dizer, Zoe Karpova?
— Der'mo...
Olá, espero que tenham gostado. Não deixem de comentar e clicar na estrela. Beijos e até o próximo capitulo.
Variação de pai em russo.
Filha.
Mamãe.
Amor.
Comunidade dos Estados Independentes, criado em 1991, onde reúne 12 países dos 15 que faziam parte da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Diferentemente de um bloco econômico, os países do CEI possuem uma responsabilidade de proteção com os outros membros do conjunto.
Fenômeno tem origem em reações químicas oriundas do contato dos ventos solares com elementos da atmosfera terrestre, caracterizado pela formação de desenhos luminosos no céu, com cores e formatos diversos, que ocorrem no período noturno em regiões localizadas em altas latitudes do Hemisfério norte do planeta.
Avó.
Merda.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Akonit O belo pode ser letal
ActionSinopse O provérbio russo, "ne vsyo to zolata, chto blestit" é utilizado para alertar o povo de que as aparências enganam, ou seja, nem tudo que reluz é ouro e o belo pode ser letal. Incomum? Talvez. Peculiar? Com certeza. Zoe Karpova, jovem russa...