Somniosus microcephalus
(Nome científico)
microcephalus, significa "sonolento de cabeça pequena"
Podem viver cerca de até 400 anos e pesar uma tonelada.
O tubarão da Groelândia mais velho do mundo vivenciou a Revolução Francesa, a Segunda Guerra Mundial e a queda das Torres Gêmeas.O tubarão-da-groenlândia não é encontrado apenas na Groenlândia, também foi visto no oeste do Caribe.
- Conhecido também como tubarão-boreal.
Vive em águas extremamente frias e profundas, sendo também um dos tubarões mais lentos.
A idade de muitas espécies de tubarões pode ser determinada contando os anéis de crescimento de suas vértebras, porém as vértebras macias do tubarão-da-groenlândia não dispõem desses anéis.
Sua idade então é calculada por meio da retirada das camadas do cristalino do olho, que crescem ao longo de toda a sua vida e também por meio da datação por radiocarbono do tecido em seu interior.O crescimento dele é lento atingindo a idade reprodutiva em média apenas aos 150 anos.
19836 há registro de um tubarão que foi reencontrado novamente depois de 16 anos onde ele havia crescido apenas cerca de 6 centímetros.
(Ele cresceu 6 cm em 16 anos)Por aparentemente gostarem do frio o tubarão-da-groenlândia também habita o Atlântico Norte e o alto Ártico russo.
Gostam das profundezas e por isso raramente observado na superfície, pode viver em águas a profundidades de 2,2 mil metros e entre dois graus abaixo de 0 e sete graus Celsius.Os tecidos desse tubarão contêm altos teores de substâncias químicas que atuam como anticongelante e impedem a formação de cristais de gelo em seu organismo.
Esses tubarões conservam energia nadando muito lentamente cerca de 34,14 centímetros por segundo, mas são capazes de rajadas curtas de velocidade para emboscar presas.Aparência: Cinza escuro, marrom ou preto com um corpo cilíndrico, olhos pequenos, focinho arredondado e sem nadadeira anal, o tubarão-da-groenlândia é semelhante a um submarino e pode alcançar sete metros de comprimento.
Alimentação: Possuem dentes superiores afiados e dentes mais largos e quadrados no maxilar inferior. Segurando presas grandes com os dentes superiores, eles giram a cabeça em movimento circular, utilizando a arcada dentária inferior como uma lâmina para arrancar pedaços circulares de carne. Já as presas menores são devoradas inteiras.
Capazes de emboscar focas em ataques furtivos. Houve uma descoberta de quase cinco mil de focas encontrados mortas mutilados na Nova Escócia entre 1993 e 2001: as peles das vítimas foram arrancadas em formato espiral (como uma laranja descascada) o que fez que o tubarão fosse chamado pelo apelido "assassino saca-rolhas"
Os tubarões-da-groenlândia do Ártico geralmente possuem visão prejudicada devido a um parasita. Parasitas se adere-se ao olho do tubarão e danifica a córnea e deixando tecido cicatricial a cada infecção. O tubarão não fica debilitado por sua cegueira por utiliza mais os outros sentidos em seu habitat escuro muito abaixo do gelo.
Ataques: Não há provas de ataques a humanos por tubarões-da-groenlândia: em 1859, um relato sobre um tubarão-da-groenlândia encontrado com uma perna humana no estômago NUNCA FOI CONFIRMADO.
- No entanto a carne do animal é venenosa
Os humanos representam uma ameaça aos tubarões-da-groenlândia: a União Internacional para a Conservação da Natureza classifica o tubarão-da-groenlândia como vulnerável à extinção. A lenta taxa de crescimento do animal, a maturidade tardia, e a baixa taxa de reprodução o tornam vulnerável a ameaças como a pesca, a poluição e as mudanças climáticas.
Até a década de 1960, esses tubarões eram caçados para extração do óleo de seus fígados, que era utilizado como lubrificante industrial ou no óleo de lamparinas. Embora não sejam mais alvos da pesca, os tubarões-da-groenlândia ainda são capturados acidentalmente e muitas vezes ficam presos a equipamentos de pesca.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tubarões e espécies
Ficción históricaAqui você encontrará coisas sobre tubarões e suas espécies!!🦈 ~ fatos, locais, características, alimentação, nomes, fotos, espécies etc...