Bom dia, boa tarde, boa noite, caro curioso dependendo do horário que você inventou de ler isso. Assim como muitos presos nessa realidade, eu sou um vendedor, de onde? Não te interessa. Tá querendo saber de mais já. Meu nome é Alan, e vou te apresentar uma parte dos bastidores da vida de um vendedor que ninguém sabe até viver.
Já fazem alguns anos que trabalho nisso, afinal tenho que tirar meu sustento de algum lugar. Nem todo mundo tem a sorte de fazer uma faculdade e trabalhar na área ganhando rios de dinheiro. "Quem me dera". E outra que a vida não é um morango um dia todo mundo percebe isso, mesmo q demore.
Mas enfim, ser um vendedor não e nada fácil como muita gente pensa, e olha que é muita gente mesmo. Já vi casos de até um novo vendedor em questão, começar achar que é mim maravilhas detalhe que era seu primeiro emprego; por exemplo, você chega no cliente, vê se ele quer determinado produto e logo depois entrega para o operador de caixa finalizar a compra. Isso era uma determinada pessoa que na trabalhou comigo, vamos chamar ela de Suzana (Sem ofender demais Suzanas que existem por aí). Isso foi fruto de um antigo emprego, onde a Suzana quem questão, mal vendia uma agulha se quer, quando comecei no local imaginei que ela fosse apenas operadora de caixa e de vez em quando abastecia uma coisa ou outra, já que era APENAS o que ela fazia. Mas depois entendi que ela era vendedora igual a mim, o caixa era só um bônus, a gente operava quando os operadores em questão não estavam presentes. Que loja é essa que o operador de caixa tá fazendo qualquer coisa menos no caixa? Quem viveu sabe. O spoiler é que essa loja fechou na minha cidade faz um tempo.
Voltando. Esse emprego era muito de boa, até o momento que apenas os funcionários que eram um bando de adolescentes tomando conta casa coisas, a maioria ficava no celular ou conversando na central. Mas a gente trabalhava também, era divertido.
O caso peculiar de Suzana era muito de boa, ela sentava em um dos caixas que não era ligado por razões de defeito, também onde a câmera não pegava e ficava lá no celular tirando foto, postando storys e discutindo com o namorado. Claro quando o cliente chegava ela passava as compras e só. Quando tinha problema, adivinha quem tinha que resolver? Isso mesmo, eu. Por que? Ela tava lá a meses antes de mim e com menos de um mês eu já sabia mais coisas do caixa do que ela, então tinha eu que resolver os BO dela.
Em casos assim, aprendi que cliente as vezes é burro ou se faz. Me deparei com gente que não sabia o que era débito ou crédito e respondia "é por aproximação". Em momentos assim a gente respira fundo, sorri o mais falso possível mas parecendo real, e explica ao indivíduo que para a APROXIMAÇÃO funcionar, precisa antes escolher a opção DÉBITO OU CRÉDITO. Mas para quem não sabe o básico, débito é o dinheiro que você tem na conta do cartão em questão, e crédito é o que você não tem, no caso o banco que paga para você e você paga o banco depois. Claro que não vou dar uma aula de contabilidade aqui pois o conteúdo não e esse.
E se engana se você acha que isso aconteceu somente uma vez. Outra coisa, relaxa que não tem como a porcaria da maquininha cobrar a compra mais de uma vez enquanto seu cartão está nela, vai acontece SÓ UMA VEZ para finalizar e quando a notinha começar sair quer dizer que acabou. Isso explicando para certas clientes insuportáveis que dizem que vamos cobrar um monte de vezes no cartão dela e a nojenta fica colocando o cartão e tira em menos de 3 segundos. ISSO DA ERRO! Sim da vontade de socar, mas o que a gente faz nessas situações? Sorri e com toda paciência do mundo EXPLICA pro cliente que não adianta fazer isso. É só esperar senhor ou senhora impaciente, a gente avisa quando finaliza a compra ou só olha na porcaria da tela do caixa ou da máquina que também mostra quando finaliza, a menos que você não saiba ler, só que isso já não é problema meu.
Continuando com casos e mais casos, nos vendedores encontramos todo tipo de gente que se pode imaginar, até estrangeiros ou gente que finge ser estrangeiro, adolescentes que são o pior e melhor tipo de cliente, idosos, que, em alguns casos são meus favoritos de atender, ricos, pobres, mendigos, advogados, médicos e até o próprio funcionário que depois do expediente resolve comprar uma coisa a mais na loja que na maioria das vezes é algo que ele não precisa.
Para você que nunca trabalhou com isso, e acha que é muito fácil, fique sabendo que não é. Um vendedor resolve mais BO numa loja do que quase o próprio gerente, tem casos e casos que os chefe nem ficam sabendo pois algum vendedor já se adiantou e resolveu. Isso quando ele decide resolver, pois tem vendedor que só se preocupa em fazer o seu e acabou.
Quando algum líder diz que, a equipe da loja é como se fosse uma família, não deixa de ser verdade. Se você não se dar bem com o pessoal da sua equipe a chance de tudo dar errado é enorme, sem falar que o ambiente de trabalho fica insuportável e com um clima pesado. Experiência própria isso. Já tive casos de voltar para casa chorando, pensar mil vezes em pedir demissão, exatamente porque as pessoas que trabalhavam comigo era insuportáveis, uma em específico; e esse é um tipo de funcionado que é a mesma bosta que você naquele lugar mas se acha superior por estar mais tempo e saber de mais coisas, na realidade não sabe, mas diz que sabe para se sobressair.
Esse outro ser iluminado, me causava crises de ansiedade frequentes, praticamente me humilhava e não me deixava fazer o básico, se eu fizesse de qualquer jeito que não fosse o dele já ficava no meu ouvido reclamando. Isso aconteceu mais de uma vez com pessoas diferentes mas no mesmo ambiente. Em um mercado. Nunca mais eu volto trabalhar num mercado, só se eu tiver passando necessidade e precisar realmente, pois aquilo é um verdadeiro inferno. Sem medir palavras. E quando se achava que as coisas estavam indo bem, aparecia o chefe pra fazer pressão psicológica e tudo dava mais errado ainda.
Assim como eu já cheguei em casa chorando, muitos outros também já chegaram, até mesmo por motivos piores.
Mas graças a ter passado por esses infernos que me fez ser um pouco melhor e habilidoso no que faço. Não que eu goste de ser vendedor, é um saco! Mas sempre diga que gosta para o chefe não te mandar pra rua.
Por haver casos e mais casos, e muito comum você esbarrar e gente grossa, debochada ou burra. Por exemplo, certo dia fui ajudar um senhor idoso na loja, ele estava de frente para um monte de caixas de ferramentas e perguntou especificamente se havia algumas daquelas transparente. Eu respondi que não, já que caixa de ferramentas só era naquele estilo, pelo menos até onde eu saiba. Segundos depois o velho foi pro próximo corredor e achou umas caixas organizadoras transparente e em seguida já foi super grosso comigo dizendo que eu não sabia de nada da loja, um incompetente. Eu tentei manter a calma e falei que ele não explicou direito se queria daquele jeito ou se era do estilo de caixas de ferramentas, o velho continuou falando merda e no final deixei ele sozinho para não perder meu réu primário por agredir um idoso.
Uma de minhas capacidades é fazer várias coisas ao mesmo tempo, eu penso que esse pessoal devia me valorizar um pouco mais. Eu costumo analisar o resto daqueles que trabalham comigo, percebo que eles reclamam por coisas idiotas e no final mal fazem o que lhe foi designado corretamente. Pareço ser tóxico, mas eu não vou deixar pisarem mais em mim como aconteceu na época do mercado, aquele que ousar, vai voltar pra casa chorando e tendo crise assim como eu já fui. Sou um ser de luz com um pavio curto. Quando percebo que estou quase no limite, eu me afasto para não agredir alguém, mas no geral estou sempre bem humorado e trato todos da melhor forma possível. Claro que no instante que a pessoa começa ser grossa comigo seja cliente ou colega, meu sorriso some e começo responder sem qualquer interesse e as vezes no mesmo tom da pessoa.
Mas no geral, eu me comprometo bem com o que faço, consigo atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo, já conheço bem uma boa parte das coisas na qual sou responsável, que até mesmo outros funcionários me chamam para tirar dúvida, uma coisa boa nisso é que aprendo rápido com pelo menos duas explicações. Uma é para conhecer a segunda é para entender.
- Se você trabalha ou trabalhou na área, conte aí seu perrengue, a parte que você quase cometeu um crime em horário de trabalho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Diário de Um Vendedor
AcciónApenas a vida normal no cotidiano de um mero vendedor, que adora lidar com o público. (Contém sarcasmo e desabafo)