Alta entropia e a organização das abelhas

13 3 0
                                    


Ela moveu a torre em três casas para frente e derrotou o bispo. Analisou com atenção o tabuleiro, tentando prever qual peça o avô moveria desta vez. Depois, encarou o idoso, analisando a expressão pensativa. Ele coçava a própria barba. Hinata gostava de jogar xadrez porque ela pelo menos poderia tentar prever quais seriam as ações do adversário. Era uma questão de estratégia, de se mover no tempo e no lugar certo. O mesmo, no entanto, não se podia dizer da vida e das pessoas. Como a vida iria se desenrolar era um mistério. O futuro era uma bagunça imprevisível.

Na física, há um fenômeno chamado entropia, que geralmente é associado à aleatoriedade. Em termos técnicos, a entropia mede o grau de liberdade de partículas como os prótons, íons, etc. Isso significa que ela tenta medir de quantas maneiras essas partículas podem se distribuir dentro de uma matéria. De acordo com a segunda lei da termodinâmica, a entropia de tudo sempre vai aumentar justamente porque, quando alguma coisa muda, essa mudança gera desorganização. E, se a entropia aumenta, consequentemente, gera desordem. Esse conceito mede a desordem das coisas e é por isso que pode ser relacionada ao tempo.

Pensemos em um copo de vidro. Se você jogar ele da mesa, sabemos o que provavelmente vai acontecer: influenciado pela gravidade da Terra, ele vai cair. Tudo o que podemos fazer é supor que ele vai quebrar. No entanto, não vamos poder ver em quantos cacos ele se quebrou e sabemos que essas peças não vão se juntar a não ser que alguém as recolha uma por uma e as cole.

Um dia, o universo explodiu. Antes disso, ele era um monte de matéria organizada, com baixa entropia. No entanto, quando houve o big bang, uma quantidade considerável de matéria simplesmente eclodiu e criou tudo o que conhecemos hoje e também o que não conhecemos, conceitos como o universo e o tempo. E só podemos medir este último por causa do big bang. O passado é próximo do big bang. O futuro é mais distante dele.

Sabemos que um copo é um copo porque ele está organizado em sua forma original. No entanto, não podemos medir ou pensar em quantos cacos ele vai se quebrar, porque o futuro é desordenado, enquanto o passado é ordenado. Conhecemos o passado. Sabemos o que houve ontem, mas o amanhã é desconhecido porque ele muda e tudo o que muda tem mais entropia, isto é, mais desorganização. Então, não há uma maneira de prever o futuro porque tudo o que temos são probabilidades, são achismos, mas nós não sabemos, realmente, o que vai acontecer no dia de amanhã.

Não saber, para Hinata, era de grande cansaço. Não poder prever as ações das pessoas ou o rumo da vida. Em qual destino chegar. O tempo era exaustivo porque o passado foi o que ficou. É tão ordenado que não volta. O presente é uma ilusão. E o futuro não se sabe.

Ela não sabia como lidar com a desordem sem que isso se tornasse um peso. Como viver sabendo que absolutamente tudo pode acontecer a qualquer momento? No dia em que Hinata colocou aquela mesa ao lado de Sasuke, caminhou diretamente para a desordem dele e a dela também. Conseguia se observar levantando a carteira e caminhando em sua direção sem pensar em absolutamente nada, só querendo fazer o trabalho da melhor maneira possível. Naquele momento, as possibilidades eram maiores e menos fixas, embora não as enxergasse. Naquele momento, Hinata não guardava nela um resquício de Sasuke. Foi por isso que deu aquele primeiro passo em direção à mesa dele e, aí, tal qual aquela peça de Natalie wood, absolutamente tudo poderia acontecer. Natalie wood deu um passo em falso na sacada de um navio e caiu na água. Nessa condição, absolutamente tudo poderia acontecer e o que aconteceu, para ela, foi a morte. Para Hinata, que deu um passo em direção ao outro lado da sala de aula, deu mais sorte do que Natalie wood. Mas caiu diretamente para a desordem.

Saber que absolutamente tudo poderia acontecer, porque o futuro tinha uma entropia alta demais lhe deixava, assim, ansiosa. É difícil lidar com o que desconhecemos. É difícil lidar com a imprevisibilidade. E, naquele momento, Hinata não sabia o que fazer, o que sentir ou como lidar com os próprios sentimentos. Por isso, estava fugindo de todos eles, porque naquele momento em que tudo pode acontecer, ela só não queria que nada acontecesse.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Mar 14 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

O que você acha sobre as estrelas, ou sobre as abelhas?Onde histórias criam vida. Descubra agora