📚 Nome da Obra: O renascer do passado.
📚 Escritor (a): Gabriele Araújo. (Goaraujo)
📚 Gênero: Ficção Adolescente/Romance.
📚 Classificação Indicativa: +10.
📚 Quantidade de capítulos: 28.
📚 Média de palavras por capítulo: Três mil.
📚 Capa: Multimídia.
📚 Sinopse da Obra:
"Olivia Menezes retorna a sua cidade natal após anos mudando de um lugar a outro devido ao trabalho do seu pai. Mal sabia ela que tal mudança mexeria tanto com os seus pensamentos.
É possível você amar alguém mesmo não se lembrando dele? Olivia quando se esbarra com um estranho tem um pressentimento incompreensível. Sua razão diz para manter-se afastada de pessoas ignorantes, no entanto, algo em seu coração a faz sempre querer saber mais sobre ele.
Ricardo Fernandes, único herdeiro de Clarisse e Bernardo e melhor amigo de infância da Olívia, é o principal culpado por toda a confusão na mente dela.
Entre memórias esquecidas no passado e atitudes no presente, o dilema de Olívia se intercala com outros conflitos ao aparecer uma terceira pessoa.
Como será que essa história terminará? Se vocês estão esperando um final feliz podem pegar os lencinhos, pois a tragédia vai pisar nesse romance."
📚 Resenha:
Feita por RosanaAparecidaMande
Nota 0 a 10: 9,5."O Renascer do Passado é uma obra que foge daquilo que é considerado clichê, mesmo que, no início, a autora discorra sobre a vida da adolescente Olivia, que por muitas vezes precisa se adaptar a novos cenários e amizades, pois a profissão de seu pai exige que se mudem constantemente.
Nos primeiros capítulos, as descrições sobre esta nova vida são a ferramenta que a escritora utiliza para nos ambientar sobre como Olivia lida com os novos desafios que uma nova vizinhança e uma nova escola colocam em seu caminho.
Em uma dessas mudanças, Olivia retorna para sua cidade natal, onde reencontra Rodrigo, um antigo amigo de infância, por quem se apaixona, cujo sentimento também é correspondido pelo rapaz. Contudo, o que promete ser um romance adolescente tranquilo é perturbado por Miguel, outro rapaz que Olivia vem a conhecer e que também demonstra ter sentimentos românticos por ela.
Desta forma, cria-se um triângulo amoroso que se torna o ponto-chave desta história, pois tal situação perdura por toda a trama até chegarmos ao final dela com uma mudança brusca de cenário, que ninguém poderia ter imaginado.
A narrativa simples e bem-feita da autora nos presenteia com uma obra cativante e surpreendente. Quando pensamos que a história será mais uma daqueles clichês, onde tudo se encaminha para um desfecho feliz, descobrimos que nos enganamos completamente.
Existe o romance, a paixão, mas também sentimentos fortes como o ciúme destrutivo e o ódio desmedido que acabam levando a principal protagonista a um impasse terrível.
A autora conseguiu conduzir sua obra impecavelmente, deixando implícitas as transformações pelas quais os personagens passam. A passagem dos anos também traz detalhes relevantes para que os leitores entendam os conflitos que dão embasamento a cada acontecimento e com os quais os capítulos os confrontam.
Não há pontos negativos importantes a serem destacados, pois a ortografia é perfeitamente usada, assim como a pontuação utilizada e a acentuação de palavras. O único porém a ser comentado é a construção temporal. Em alguns parágrafos, a autora usa o tempo passado, misturando-o com o tempo presente, o que causa um conflito gramatical. Pelas regras da língua portuguesa, isso torna o texto incorreto, pois quando uma narrativa se inicia no passado ou presente, deve-se seguir este padrão até o final. Entretanto, este pequeno detalhe não prejudica o contexto da obra ou a fluidez do texto.
Uma outra sugestão seria se a autora incluísse os pontos de vistas dos outros protagonistas na trama, uma vez que toda a narrativa é composta por apenas o ponto de vista de Olivia, deixando o leitor no escuro acerca de qual seria a visão dos outros personagens sobre a mesma questão que ela descreve.
Contudo, em todos os pontos ressaltados aqui, é inegável que “O Renascer do Passado” possui um enredo surpreendente. A maneira como a autora conduz o leitor pelas inúmeras fases da vida de Olivia, mostrando seu amadurecimento pessoal e emocional, apenas comprova seu talento e torna esta obra inesquecível em todas as suas camadas."
📚 Inspiração do (a) Escritor (a):
"Escrever histórias faz parte da minha vida desde os 12 anos. Decide colocar no papel as muitas narrativas que a minha mente infantil teimava em circular sempre em meus pensamentos. A literatura em geral me conquistou, ler livros clássicos de contos de fadas na biblioteca da escola até comprar os meus próprios livros.
O renascer do passado, meu primeiro livro, foi escrito inicialmente como uma fanfic. O enredo era inspirado em um filme de ação que envolvia investigação. Depois, a experiência a partir da leitura do livro Um dia de David Nicholls, me fez enxergar que nem sempre finais felizes são reais, e que contos de fadas são improváveis na maioria das vezes."
📚 Frases Marcantes da Obra:
"Sonhos, sonhos, sonhos. Apenas acontecem, não importa se faz sentido ou não. "
"Eu não estava sonhando. Eu estava lembrando."
"Todos aqueles sentimentos estranhos que senti até agora pareceram sumir no instante em que respondi: “É claro que sim.”"
"E antes dos meus olhos se fecharem, tive o prazer de desfrutar um sorriso seu ao acordar."
"O que ninguém sabia, era que o destino havia movido as suas peças bem antes disso."
📚 O Renascer do Passado é uma grande obra disponível na plataforma do Wattpad, contendo atualmente cerca de 5,42 k de views.
📚 Lembrando o livro se encontra na lista de leitura do perfil "Obras do Livro de Resenhas".
VOCÊ ESTÁ LENDO
•Livro de Resenhas•
AléatoireO Canto da Reforma decidiu trazer algo inovador para o Wattpad. Em parceria com a Empresa Different Blue, estamos lançando esse novo projeto com o objetivo de aumentar reconhecimento para ambas Empresas e também dos escritores que irão participar do...