A verdade nua e crua que ninguém te conta, no fim das contas vira uma lição. Ana Maria sabia disso, já tinha lido em inúmeros livros antes de chegar àquele momento único de sua vida. "Você nasceu para grandeza, Ana" dizia sua melhor amiga Gabi. Ana cresceu em uma cidade no interior do Mato Grosso do Sul cercada de animais exóticos do pantanal e muito calor. A diferença é que os animais eram acostumados com aquilo, mas ela não.
Ana sempre teve uma vida tranquila. Aos finais de semana ia á igreja com a família, e ovos mexidos no café da manhã de um sábado qualquer eram parte de sua rotina, fora isso não tinha nada de muito interessante na cidade. Por trás daquela menina do interior, no entanto, havia uma grande sonhadora. Ana passava muitas tardes na biblioteca da cidade, ali onde foram forjados vários de seus sonhos mais profundos. Às vezes a garota pensava como seria ter um milhão de livros, ou como seria quando pudesse de fato ir viajar e conhecer os diferentes lugares que fariam dela uma aventureira única. Ou talvez apenas se pegasse pensando nisso quando se sentia entediada na escola. A questão é, Ana sempre fora curiosa.
Sua curiosidade a levou por lugares incríveis nos mais diversos livros de literatura, história ou até mesmo romance. Ana tinha uma mente gigante quando o assunto eram livros. Quem poderia culpá-la por ser uma leitora assídua, quando em sua cidade mal tinham os livros que queria ler. Ela cresceu em uma casa de professores. Mãe, avó, tias...Ana lia muito. Mas um dia se perguntou se queria apenas ficar lendo ou lutaria pelos sonhos que tinha.
-Você não acha meio arriscado?- Gabi perguntou.
-Eu ainda não sei, mas surgiu essa oportunidade. Acho que pode ser bom. - Ana se referia a vaga para estudante de literatura na Universidade de Franca em São Paulo.
-Você não tem medo de ir para tão longe? Quero dizer, você nunca fez algo assim antes... - Gabi tinha razão.
-Eu realmente nunca me arrisquei tanto. Mas acho que chegou a hora de tentar, Gabi. - Ana estremeceu só de se imaginar tão longe. - Além do mais eu preciso aprender a viver longe...
-Sei que você vai conseguir amiga, eu só me preocupo. Um ano?
-É muito tempo?
-Um ano pode ser tempo demais quando se está longe de casa. Mas olhando por outra perspectiva um ano pode ser perfeito para viver uma aventura. Quem sabe o que pode acontecer até lá?
Ana sorriu imaginando. Gabi tinha razão como na maioria das vezes, quem poderia saber o que um ano traria pra ela.
Uma semana de aula se passou, era a última de aulas na escola e Ana se sentia tão pronta para viver o que a faculdade traria pra ela que foi impossível não sentir certo alívio. Não que ela não gostasse da escola, ela gostava. Suas notas eram as melhores da turma e ela amava ensinar as amigas em uma tarde de estudos.
No fim daquele dia, Ana e as amigas Gabi e Camila se reuniram para ver um filme no aparelho novo de DVD que Camila tinha ganhado de presente de formatura do pai.
-Ah, não acredito que vocês passaram! Parabéns amigas! - Ana abraçou a Camila e Gabi -Direito é um ótimo curso.
-Ainda não acredito que conseguimos, Gabi! - Camila sorriu feliz - Olha só Ana, você tem certeza que vai pra essa cidade aí? Sei não viu, se eu fosse você não iria. - Deu de ombros
-Gabi já sabe o que penso, preciso tentar Cami - Ana sorriu pra amiga visivelmente preocupada. -Eu vou ficar bem.
-Se alguém fizer algo com você, me liga na hora. - Gabi pediu.
-Não hesite em pedir ajuda, ouviu bem? - Camila disse exasperada.
-Estão parecendo minha família, podem ser apenas minhas amigas? - riu.
-Desculpa, estamos animadas e ao mesmo tempo dá um aperto no coração.
Gabi era a mais sensível das amigas, Ana abraçou as duas. Ela sabia que no fundo só queriam o bem delas.
-Sei que esse último ano foi difícil pra nós. Mas nós vamos conseguir. Não vamos?- uma ponta de dúvida pairou sobre ela.
-Claro que vamos, oras. Agora parem de conversa e me ajudem com esse filme aqui, não é possível que o Leo tenha emprestado o meu DVD do Titanic!
Ana observou as amigas e gravou aquela cena na memória, Leo era irmão de Camila e eles estavam sempre brigando por alguma coisa boa. Gabi quase chorando de saudade e ela com o coração apertado. Seria realmente um ano de tanto o que estava por vir.
Com alguém uma vez disse a ela "Tudo tem um começo e meio, o fim só existe para quem não percebe o recomeço."
VOCÊ ESTÁ LENDO
Uma vez, longe de casa
AventuraEsta não é uma história de uma garota que enfrenta desafios por causa dos seus sonhos. Esta é a história de uma garota que sabe que vai se machucar, que não vai fazer sentido, que vai chorar muito por causa de uma rota que não era necessário pegar p...