Olá wattpader, chegou o capítulo que contará um pouco de cada critério.
Estes que cumprem um objetivo primordial na escrita, e tendo em conta experiências com a leitura crítica de muitas obras, trouxe outros critérios que precisam ser analisados, de modo a cobrir vários aspectos fundamentais que passam muitas vezes batido pelos autores.
Portanto, além dos critérios de avaliação principal, outros nos ajudarão a cumprir com uma avaliação mais abrangente e cuidada. E premiar aquelas obras que se destacarem, de outras.
Então se você é um escritor iniciante ou não, que busca sempre transformar e desenvolver sua escrita para melhor, não deixe essa oportunidade passar.
Inscreva-se e seja transformado.
Nota. Os adm's deste concurso velam pela seriedade, responsabilidade e comprometimento. Nosso foco é ajudar e não prejudicar ninguém, portanto esteja certo que trataremos sua obra com o respeito e seriedade que merece.
" Escreva, mesmo quando isso for difícil. Mesmo que opiniões contrarias tentam te fazer parar, nem que seja só para você, Escreva."
Aconselho a ler tudinho, para compreender o que vai ser avaliado na sua história...!
GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA: 20
Uma história bem escrita, chega a ser um colírio para os olhos, se juntar a bela trama. Portanto, é importante se empenhar na escrita correta das palavras, no emprego correto das acentuações e pontuações, principalmente nos diálogos usando travessão ou aspas e, não tracinho curto. E não esquecer o espaçamento entre os parágrafos. Tudo isso junto contribui para a estética textual dos capítulos ou seja da obra, o que também atrai o leitor.
COERÊNCIA E COESÃO: 20
A compreensão textual é outro ponto crucial para a história. O seu leitor precisa ler e compreender o que lê.
E para isso os parágrafos devem apresentar uma construção lógica das frases e ver uma ligação entre elas. E de preferência que o leitor perceba já nos primeiros capítulos do que se trata a história. Ou seja qual a linha principal da narração. É casamento arranjado? Namoro falso? Máfia? Babá?
Outra coisa que ajuda a compreensão do texto, é esclarecer em que tempo se passa a ação da sua história se no passado ou presente, e quando haver uma mistura dos dois, deve ser feito de modo pretendido e não inadvertido, para não atrapalhar o fluxo da história.
Como por exemplo nesta cena:
“ Estava (passado) me preparando para começar no novo emprego, quando o meu telefone tocou. Arregalei (passado) os olhos, ao ler o nome de Caio na tela. Dou (presente) um suspiro cansado de sua insistência e, deixo (presente)a chamada cair no correio de voz”
Nesta cena temos a mistura inadvertida dos tempos, uma mesma cena que acontece no mesmo tempo da narrativa, não pode ser narrada em dois tempos verbais diferentes.
Agora, quando o narrador, conta a história no presente, ele pode de modo consciente alternar entre os dois tempos, voltando às cenas que aconteceram antes, para contar algo no presente, o tal chamado flashback. Como nesse exemplo desta cena:
“Estou me preparando para começar no emprego novo, quando o meu telefone toca. Arregalo os olhos quando leio o nome Caio na tela. Logo surge em minha mente a lembrança do nosso último encontro. Dei um suspiro cansado de sua insistência e, desliguei o telefone, percebi que o meu ato só o deixou mais enfurecido quando, a campainha de casa tocou ao abrir a porta, diante de mim, estava ele. Respiro fundo mais uma vezes e decido não atender, está tudo acabado entre nós, o que ele mais quer?”
CAPA: 10
“não julgue o livro pela capa” mesmo que não queiramos fazer isso, o primeiro contacto que temos com uma obra é pela sua capa. E assim que batemos o olho nela, logo meio que automático, já sentimos curiosidade, o que nos faz querer ler, ou também podemos sentir indiferença. Então uma capa, mesmo que não seja profissional, deve pelo menos ser atrativa, e não desleixada.
SINOPSE: 10
Ainda que a capa do livro não seja muito atrativa, muitos leitores às vezes decidem ou não dar uma oportunidade a leitura de um livro, quando leem a sinopse. Portanto, em pelos menos quatro parágrafos, deve mostrar o contexto geral e a ambientação da história, quem são os protagonistas, os seus maiores objetivos e o conflito principal, o obstáculo que atrapalhará o alcance deste mesmo objetivo. É importante inserir as palavras-chave do género da sua história.
ENREDO: 20
Um bom enredo consegue prender e manter o interesse do leitor do começo ao fim. E para isso acontecer, conta-se com reviravoltas, personagens e cenários interessantes, envolventes e bem descritos, que nos levam a elementos surpreendentes. Desse modo, saber construir e as cenas, explorar os sentimentos e emoções dos personagens cria certo impacto emocional no leitor fazendo-o emergir totalmente na leitura.
RITMO E FLUIDEZ: 20
Uma história bem narrada e com um enredo envolvente, conta com certo equilíbrio entre parágrafos longos, médios e curtos, para que a narrativa flua num ritmo normal, e dar ao leitor a sensação de movimento. O que acaba cativando-o mantendo o seu interesse ao longo da história. Portanto, este é um aspecto muito importante que ajuda a proporcionar uma experiência envolvente ao leitor.
CRIATIVIDADE: 10
Os clichês se tornaram a escolha de escrita de muitos autores, por isso muitos leitores têm a sensação de que todas as histórias são iguais. Portanto a quem busca uma proposta diferente do que tem visto e lido.
Total de pontuações: 110
***
Até ao próximo capítulo, que será das regras.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Concurso Metamorfose 1ª Edição
De Todo📍🦋📍Em breve 📍🦋📍Inscrições 📍🦋 📍Avaliações 📍 📍Entrega de prémios 📍 📍Encerramento Olá criativa (o). Seja bem-vinda a está primeira edição do concurso Metamorfose. "A escrita em constante desenvolvimento" O concurso pretende, con...