O Caçador de Livros

280 32 107
                                    

Voltando ao cenário cinzento de Verdantia, que espelhava o estado de espírito de Julian, cuja ressaca era tão intensa quanto o céu nublado da cidade. As montanhas, que em tempos passados se banhavam em um sol nascente, tingido de tons avermelhados e roxos, não traziam mais calor ao coração do jovem livreiro sonhador.

Ao estacionar a moto diante de sua livraria, ele ponderou sobre o que seus pais pensariam de sua situação atual. Julian sentiu o peso de toda a responsabilidade de seus desejos e percebeu que a mancha sobre o local era, de certa forma, sua culpa, embora tenha sido pego de surpresa pelas ações da bruxa. Não havia tempo para devaneios; seu prazo era muito curto pois ele estava sob a ameaça iminente da maldição retornar caso não recolhesse os livros vendidos.

Quando entrou na livraria, a visão das estantes empoeiradas o envolveu em uma aura de abandono. O peso daquela imagem o instigou a organizar o local enquanto fervia água para preparar um café. Negligenciar o sonho realizado de seus pais o incomodava mais do que a morte iminente, e ele sabia que precisava abrir as portas; mantê-las fechadas poderia atrair atenção indesejada.

Julian decidiu veicular um anúncio na rádio local, cuja audiência abrangia não apenas os habitantes da cidade, mas também os moradores dos distritos e vilarejos vizinhos. O anúncio explicava que a livraria estivera fechada devido a uma viagem cujo objetivo era aprimorar suas habilidades em criar capas exclusivas para livros. Ele convidava todos que haviam adquirido livros nos últimos três meses a trazê-los de volta, para que ele pudesse personalizar as capas de acordo com a temática de cada obra.

Julian esperava recuperar a maioria, senão todos, os livros distribuídos na cidade e arredores na semana seguinte, ao mesmo tempo em que coletava informações sobre os compradores de fora. Embora tivesse herdado do pai a prática de registrar apenas os nomes dos visitantes da livraria, ele se certificava de identificar os turistas, talvez para preservar as felizes lembranças dos tempos de atividade plena.

Com a livraria organizada e o anúncio contratado, Julian reabriu as portas do estabelecimento. Ele imaginava que, seguindo as condições estabelecidas pela bruxa, a livraria voltaria à sua rotina tranquila e silenciosa. Contudo, foi surpreendido por um grupo de crianças que, ao vê-lo abrindo as portas, correram para espalhar a boa notícia entre seus conhecidos.

Não demorou muito para que as pessoas começassem a chegar, todas expressando gratidão pelo retorno da livraria e oferecendo palavras reconfortantes ao rapaz, o que o deixava mais triste pela situação em que se encontrava. No entanto, ele lembrava-se do acordo com a bruxa: contanto que a obedecesse, no final do inverno, mesmo que ele morresse, não causaria mal a ninguém que adquirisse novos livros.

Julian incluiu no anúncio seu desejo de contratar um assistente para a livraria, exigindo apenas que os interessados nutrissem uma profunda paixão pelos livros. Sua intenção era permanecer na cidade por apenas uma semana, recolhendo os livros e se preparando para sua busca. Ele desejava deixar essa herança para alguém igualmente apaixonado por livros, mantendo viva a memória de seus pais e a sua própria.

Ao ligar o rádio e sintonizar na estação local para ouvir os anúncios, Julian mergulhou nas suas tarefas diárias na livraria, um refúgio de tranquilidade em meio ao caos de sua mente. Por um breve momento, a sombra opressiva da maldição que pairava sobre sua vida dissipou-se, permitindo-lhe focar em seus anseios mais profundos. Uma tristeza avassaladora o consumiu, pois nunca desejara mal a ninguém, e mesmo assim, fora atingido por uma maldição. Ele se questionava sobre a justiça do universo.

Contudo, logo percebeu que não valia a pena se afundar em reflexões tão sombrias. O fluxo do dia o levou a atender clientes, vender livros novos, sempre com uma gentileza e disposição que contrastavam com sua própria angústia. Para sua surpresa, no primeiro dia do anúncio, conseguiu recuperar uma boa quantidade de livros e conduzir algumas entrevistas pouco promissoras com possíveis candidatos.

O Caçador de LivrosOnde histórias criam vida. Descubra agora