CAP I: A ENTREVISTA

269 20 32
                                    

[POV JIMIN]
06/05, Segunda-feira, 04:17 pm

— Idade?

— 27, senhor.

— Sou 5 anos mais velho que você, mas não precisa me chamar de senhor.

— A-ah, desculpe, se... Park...

— Certo. Vi que têm experiência como caixa, auxiliar em restaurante e cuidador. Não vejo experiência mínima em auxiliar executivo. O que te fez candidatar-se pra vaga?

— A-ah... certo. — Obviamente ficou nervoso com a pergunta. Até então, eu estava olhando para a folha de seu currículo, mas, ao escutá-lo tirar um pigarro da garganta, passei a lhe encarar. — Deve ter visto que sou formado em administração e especialização complementar em gestão de negócios. — Reparei na pausa breve que fez para molhar os lábios. — Infelizmente não tive oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendi na teoria. Mas, se serve de alguma coisa, tanto o restaurante, quanto o mercado em que trabalhei, tiveram uma reformulação de processo, o qual eu mesmo implementei pra facilitar nas tomadas de decisão das empresas e organização de prioridades, estoque e afins. Se quiser, deixei os contatos dos proprietários na carta de apresentação que enviei a sua secretária pra que saiba mais detalhes... Além disso, me formei com honras. Fiz um trabalho voluntário para a entrega do meu TCC que envolveu uma empresa de médio porte. Em 6 meses tiveram um aumento de receita em 41%. Tenho todos os relatórios do projeto guardado.

Me impressionei com a forma que contornou a situação.

Seu corpo reagia e gesticulava com certa tranquilidade. Mas deixei uma nota mental pra que Seoyoon checasse as informações.

— Ok... sabe que esse trabalho não envolve apenas a Wings, certo? Na verdade seria múltipla função. Preciso de alguém que me auxilie com a agenda diária, a qual é bastante complexa. Isso inclui algumas atividades externas ao escritório. Dou preferência àqueles que residem na minha casa, assim não há atrasos e conseguimos atender sócios estrangeiros. Gosto de criar laços com parceiros e investidores pra reforçar o relacionamento. Principalmente com marcas dos Estados Unidos e Europa.

— Ah, não é um problema pra mim! Na verdade, me mudei há pouco menos de dois meses pra Seoul. Ainda estou procurando um lugar fixo. Esse também foi um dos pontos fortes que me fez arriscar nessa vaga pra ser sincero.

Hm... gosto da sua sinceridade.

— E posso saber o motivo de se mudar pra Seoul?

— Bom... Busan tem crescido, mas, mesmo tendo um histórico acadêmico singular, não há grandes oportunidades. E, sem querer ser clichê, mas já sendo — sorriu mínimo—, sou bastante ambicioso, sen... Park! — Ele rapidamente se corrige. — Quero poder ter uma vida de estabilidade e não sobrevivência.

É, garoto... você tem uma carinha de bobo, mas é bem articulado.

Além disso, tem boa postura, vestimenta adequada; um terno cinza escuro — apesar de aparentar ser um pano barato — e um cabelo longo meio preso.

Me intriga o furo abaixo de seu lábio. Mas, ao que me parece, reforça a preocupação com a imagem.

— Ok... só pra esclarecer, sei que é um trabalho que exige muito, até porque sou um pouco metódico e chato com algumas coisas. Mas a remuneração é o dobro da média do mercado justamente por isso. E, se não estou enganado, faremos mais um reajuste anual mês que vem, então, pode ficar despreocupado quanto a isso. — Me inclinei para preencher a prancheta na minha frente, incluindo algumas observações de seu perfil para passar ao time de recrutamento — Você pode questionar os detalhes e benefícios com o time de RH caso surjam dúvidas a respeito. Por hora, vou avaliar internamente seu perfil e, assim que tivermos um resultado, entraremos em contato. Tudo bem?

— Certo. — Ele passava um ar tranquilo, mas um olhar negrume atento.

— Vou só pedir pra que vá até a recepção, preencha um último formulário e está dispensado.

— Está bem. Obrigado, Park.

— Eu que agradeço, garoto. — Me levantei e estendi a mão para nos despedirmos. — Boa sorte!

— Oh.. muito obrigado. — Ele sorriu simples e retribuiu o aperto de mãos.

Assim que saiu do escritório, mandei um sinal a Seoyoon pelo interfone para que viesse ao meu encontro.

— Chamou, chefe?

— Sim. O último entrevistado acabou de sair.

— Último?

— Uhum.... — Dei um longo suspiro — Gostei do perfil dele.

— Hmmm. — Ela me encarou com um olhar sugestivo.

— Para, garota! — Soltei um riso nasalado — Quero apenas que cheque o projeto da faculdade que ele fez. Nem precisa falar com os antigos superiores dele.

— Nossa, mas tu ficou interessado mesmo. — Ela se jogou na cadeira de frente pra minha mesa. — Mas devo concordar que ele é um partidão.

— Tsc. — Esbocei uma cara tediosa. — Eu tô cansado de arrumar problema pra minha cabeça, Seo. A aparência foi a última coisa que reparei. Inclusive... ele foi o primeiro que não me ofereceu "atividades extras" ao falarmos sobre o benefício de moradia. Então, ele ganhou bons pontos comigo.

— Achei que essa era uma das vantagens de contratar essa vaga. — Seoyoon riu faceira.

— Tu é uma peste! — Ameacei jogar a pequena estatueta que estava em cima da mesa. — Já disse, tô fugindo de problema! Este é um quarter importante pra Wings, temos muitos interesses estrangeiros.

— Que milagre... — Ela riu recolhendo a pasta com minhas anotações da entrevista — Tu só não troca de secretária como troca de cueca porque sou lésbica.

— Deus me livre de pegar você. — Fingi uma cara incrédula. — Só não nascemos do mesmo ventre por erro no percurso do universo.

Ela gargalha com o fato.

— Falando nisso, dona Chae-won tá com saudade. Tá enchendo o saco porque você não aparece mais por lá.

— Avisa que talvez esse final de semana eu vá lá roubar uma boa reserva de kimchi.

— Aish! — Ela esboçou uma expressão raivosa — Vou pedir pra ela fazer uma boa reserva! Porque, da última vez, quase fiquei sem por sua culpa! — Ela apontava o dedo pra mim com o olhar afiado.

— Eu não tenho culpa se sua mãe me ama mais, Seo. — Provoquei indo até ela, cutucando sua costela.

— Sai, garoto! Vou te denunciar no compliance. — Afastou minhas mãos com brutalidade, enquanto se levantava.

Gargalhei com a ameaça boba.

— Acho que a auditoria vai gostar de saber que você e a loirinha da recepção tão dando fugidinhas durante o expediente.

— To indo averiguar as informações do garoto, tchau!

Seoyoon saiu ligeiramente pela porta me arrancando boas risadas.

[...]

It's youOnde histórias criam vida. Descubra agora