Caminho Físico: A rota física entre o transmissor e o receptor pela qual os sinais são transmitidos.
- Meios Guiados: Ondas eletromagnéticas são confinadas em um meio físico. Exemplos: Par trançado, cabo coaxial, fibra óptica.
- Meios Não-Guiados (Sem Fio): Sinais não ficam confinados e são transmitidos por antenas. Exemplos: Atmosfera, espaço, oceano.
▶ Tecnologias de Transmissão
Micro-ondas Terrestres:
- Antenas Parabólicas: Usadas para emitir sinais em uma direção específica com uma abertura estreita.
- Enlaces de Comunicação: Permitem criar enlaces de longa distância sem obstáculos entre as antenas (linha de visada).
- Aplicações Urbanas: Usadas em centros urbanos para conectar redes locais sem usar a internet.
Radiodifusão
- Antenas Omnidirecionais: Propagam sinais em todas as direções sem necessidade de alinhamento.
- Cobertura Ampla: Permite cobrir grandes áreas e penetrar obstáculos.
- Usos Comuns: Redes celulares, Wi-Fi (IEEE 802.11), Bluetooth.
- Desafios: Sofrem e causam interferência, poucas faixas do espectro são livres de licença (faixas ISM).
Outras Tecnologias
- Micro-ondas via Satélite: Satélites como repetidores/amplificadores de sinal com uplink e downlink em frequências distintas.
- Infravermelho: Utilizado para comunicação em curtas distâncias.
▶ Faixas ISM
- Definição: Bandas permitidas para uso sem licença para aplicações industriais, científicas e médicas.
- Regulamentação: Uso permitido pelo FCC desde que a potência do sinal seja inferior a 1W.
▶ Multiplexação
- Transporte de Múltiplos Sinais: Utilização eficiente do meio de transmissão ao transportar vários sinais simultaneamente.
- Frequency-Division Multiplexing (FDM): Divide a largura de banda disponível em bandas menores para múltiplos sinais.
- Time-Division Multiplexing (TDM): Divide o tempo de transmissão em intervalos, cada um para um sinal diferente.
▶ Antenas
- Condutor Elétrico: Capaz de irradiar ou captar ondas eletromagnéticas.
- Uso Dual: A mesma antena pode ser usada para emissão (Tx) e recepção (Rx).
- Padrão de Radiação: Representação gráfica de como o sinal é propagado pela antena em diferentes direções.
Tipos de Antenas
- Isotrópica: Antena teórica que propaga o sinal igualmente em todas as direções.
- Dipolo: Antena simples com dois condutores retos, eficiente para um comprimento de onda específico.
- (Omni)direcional: Concentra energia do sinal em direções específicas, com lóbulos principais e secundários.
- Parabólica: Direciona sinal através de reflexão/refração, usada para enlaces ponto a ponto e com satélites.
- Array de Antenas: Combina sinais de múltiplos elementos irradiantes para formar um padrão de irradiação desejado, usado em sistemas MIMO e 5G.
Ganho da Antena: Medida da potência de saída em uma direção específica comparada com uma antena isotrópica. Unidade: dBi.