IEEE 802.11

6 0 0
                                    

- Padrão do IEEE: Especificação para redes locais sem fio. Segue o modelo de referência IEEE 802. Define os protocolos das camadas de enlace e física do modelo OSI ou TCP/IP.

- Histórico: Desenvolvido nos anos 90 pelo Grupo de Trabalho 11 do Comitê de Padrões 802. Primeira versão publicada em 1997.

- Compatibilidade: Compatível com outros padrões 802.x. Usa LLC (Logical Link Control) definido no padrão 802.2. Oferece a mesma interface para camadas superiores.

→ Componentes: 

- Subcamada MAC (Medium Access Control): DFWMAC (Distributed Foundation Wireless MAC); Modos de operação: DCF, DCF com RTS/CTS, e PCF.

- Camadas físicas: Infravermelho; Rádio (FHSS, DSSS, OFDM); Modos de funcionamento: ad hoc e infra-estruturada.

→ Arquitetura IEEE 802.11

- BSS (Basic Service Set): Grupo de duas ou mais estações (STAs) que podem se comunicar usando o meio sem fio. Área coberta chamada BSA (Basic Service Area). Possui um BSS-ID.

Rede Ad Hoc: STAs em um BSS se comunicam diretamente. BSS isolado é chamado iBSS (Independent BSS). Aplicações: operações militares, catástrofes, exploração de áreas inóspitas, redes veiculares, etc.

Rede Infraestruturada: ESS (Extended Service Set): Vários BSS interligados por um Sistema de Distribuição (DS). STAs acessam o DS usando Pontos de Acesso (AP). Conexão a outras LANs 802.x via Portais. Área coberta chamada ESA (Extended Service Area).Suporta roaming.

SSID (Service Set Identifier): Segmentação de redes sem fio. APs configurados com SSID correspondente à sua rede. Cliente usa o SSID correto para acessar a rede. Segurança: AP pode ou não difundir o SSID.

→ Arquitetura de Protocolos e Gerenciamento

- Subcamada MAC: Endereçamento. Controle de acesso ao meio. Controle de erro. Fragmentação e criptografia dos dados.

- Subcamada PLCP (Physical Layer Convergence Procedure): Detecção de portadora (CCA). Interface para envio de dados (SAP).

- Subcamada PMD (Physical Medium Dependent): Transmissão e recepção de dados. Modulação e codificação/decodificação de sinais.

Camadas de Gerenciamento:

- Gerenciamento MAC: Associação/reassociação de estações a um AP; Suporte a roaming; Controle de autenticação, criptografia, sincronização e consumo de energia; Manutenção de uma MIB (Management Information Base).

- Gerenciamento PHY: Manutenção do canal e MIB; 

- Gerenciamento da Estação: Interação entre as camadas de gerenciamento; Controle da interconexão com o sistema de distribuição.

→ Controle de Acesso ao Meio

- Função de camada 2 (subcamada MAC): Responsável por gerenciar o acesso ao meio de transmissão compartilhado em uma rede sem fio. Isso inclui a coordenação de quando e como os dispositivos transmitem dados para evitar colisões e garantir uma comunicação eficiente.

- Meio broadcast: Em uma rede sem fio, todas as estações dentro da área de cobertura podem ouvir todas as transmissões. Isso significa que, se dois dispositivos transmitirem ao mesmo tempo, haverá uma colisão.

→ Colisões em Redes Sem Fio

- Não há como detectar colisões durante a transmissão: Diferente das redes com fio, onde é possível detectar colisões (CSMA/CD), nas redes sem fio isso não é viável devido à diferença de potência entre transmissão e recepção.

Redes sem FioWhere stories live. Discover now