Esse ano, para fugir do clichê, resolvemos fazer algo diferente em relação às categorias. Elas foram definidas por sorteio, e aquelas que em outras edições foram consideradas categorias extras, agora são normais, abrindo espaço para que haja até terceiro lugar no pódio em todas as categorias.
Dessa vez realizamos um sorteio para definir as categorias (ele foi transmitido ao vivo em live em nosso perfil no instagram) algumas categorias que apareceram ano passado não aparecerão nessa edição.
Ano passado trabalhamos com 12 categorias entre extras e normais, já nesse ano teremos um total de 15 categorias.
Vamos então conhecer as 15 categorias.
ROMANCE
O gênero literário romance é caracterizado pela centralidade do amor e das relações interpessoais na trama. As histórias de romance focam nas emoções, nos conflitos e no desenvolvimento dos relacionamentos entre os personagens principais, geralmente culminando em uma história de amor.
Características comuns do gênero literário romance incluem:
1. *Enredo Romântico*: O amor é o tema principal da história, e a trama gira em torno do desenvolvimento e da evolução dos relacionamentos amorosos.
2. *Protagonistas Apaixonados*: Os personagens principais são frequentemente retratados como apaixonados, e a narrativa explora suas emoções, dilemas e aspirações românticas.
3. *Conflitos e Obstáculos*: Os romances frequentemente apresentam uma série de obstáculos e desafios que os protagonistas precisam superar para ficarem juntos, como diferenças sociais, rivalidades familiares, distâncias físicas, ou segredos do passado.
4. *Desenvolvimento de Personagens*: Ao longo da história, os protagonistas geralmente passam por um arco de desenvolvimento, aprendendo e crescendo à medida que lidam com os desafios do amor.
5. *Ambiente Romântico*: As histórias de romance muitas vezes são ambientadas em cenários românticos, como cidades encantadoras, paisagens idílicas, ou lugares exóticos, que contribuem para a atmosfera romântica da narrativa.
6. *Final Feliz (ou Trágico)*: Embora nem todos os romances tenham um final feliz, muitas histórias do gênero terminam com uma resolução satisfatória para os protagonistas, que encontram o amor e a felicidade juntos.
Os romances podem ser encontrados em uma variedade de subgêneros, incluindo romance histórico, romance contemporâneo, romance de época, romance paranormal, entre outros. Eles são populares entre leitores.
FANFIC
Fanfic é uma forma de ficção criada por fãs que se baseia em obras de mídia pré-existentes, como livros, filmes, séries de TV, quadrinhos, jogos de vídeo game, entre outros. Os autores de fanfics utilizam o universo e os personagens dessas obras como ponto de partida para criar suas próprias histórias, explorando novos enredos, desenvolvendo personagens de maneiras diferentes, ou até mesmo reimaginando eventos que ocorreram nas obras originais.
Características comuns das fanfics:
1. *Base em Obras Preexistentes*: As fanfics são inspiradas em obras de mídia já existentes, com os autores usando os elementos dessas obras como ponto de partida para suas histórias.
2. *Exploração de Universos e Personagens*: Os autores de fanfics geralmente expandem os universos das obras originais, desenvolvendo personagens secundários, explorando locais não explorados ou criando novas tramas.
3. *Diversidade de Gêneros e Estilos*: As fanfics podem ser escritas em uma variedade de gêneros, incluindo romance, aventura, suspense, comédia, entre outros. Além disso, os estilos de escrita podem variar significativamente, refletindo as preferências e habilidades dos autores.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manual do avaliador
Literatura FaktuManual do Avaliador: Guia Completo para Avaliações Eficazes Este manual é um recurso essencial para os encarregados de realizar as avaliações da edição do Concurso Clube de Leituras L&R. Com uma abordagem prática e baseada em evidências, este guia...