FUNCIONAMENTO DO CONCURSO E MÉTODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

79 12 1
                                    

Chegou a hora de conhecer a parte mais importante: o funcionamento do concurso e os métodos e critérios avaliativos que serão usados nessa edição.

Algumas mudanças foram feitas para garantir a excelência e diferencial do concurso. Como foi dito, as categorias foram selecionadas através de sorteio, e cada uma terá seus próprios critérios avaliativos. Nessa edição será usado um critério para cada fase do concurso, divididos em quatro subcritérios que deverão ser avaliados nas obras.

Para entender melhor, veja como serão divididos os critérios para cada uma das 15 categorias do concurso.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA QUARTA EDIÇÃO.

Como mencionado acima, cada categoria possuirá um critério por categoria, distribuídos nas três fases do concurso e subdivididos em quatro subcategorias que deverão ser avaliados.

O número de pontuação para cada um desses critérios foi igualado para 25 pontos, totalizando 100 pontos por avaliador, que seria o número máximo que cada obra pode atingir, sem contar a soma dos dois avaliadores, que poderá chegar no máximo a 200 pontos.

Veja cada um dos critérios abaixo e o que avaliar em cada um deles:

⚠️Lembrando que cada subcritério vale 25 pontos, a soma total de todos os subcritérios poderá chegar no máximo a 100 pontos por avaliador⚠️

ROMANCE

Avaliar um livro de romance envolve considerar diversos aspectos para determinar sua qualidade e impacto. Aqui estão os critérios detalhados:

PRIMEIRA FASE

MARCAS DE AUTORIA

1. *Estilo de Escrita*:

O estilo de escrita é fluido e envolvente? O autor usa uma linguagem adequada ao gênero e ao público-alvo?

2. *Ambientação e Descrição*:

As descrições são vívidas e ajudam a criar uma atmosfera envolvente? O cenário é bem detalhado e contribui para a história?

3. *Pacing (Ritmo da História)*:

O ritmo da história é equilibrado? Há um bom equilíbrio entre momentos de ação e momentos de desenvolvimento mais lento?

4. *Originalidade*:

A trama é original ou traz uma nova abordagem para clichês do gênero? O autor consegue surpreender o leitor com reviravoltas inesperadas?

SEGUNDA FASE

NARRATIVA

1. *Enredo*:

O enredo é envolvente e bem estruturado? A história possui uma progressão clara e lógica, com momentos de tensão e resolução?

2. *Desenvolvimento dos Personagens*:

Os personagens são complexos e tridimensionais? Eles evoluem ao longo da história? As motivações e ações deles são críveis e coerentes?

3. *Química Entre os Protagonistas*:

Existe uma química palpável entre os protagonistas? A relação deles é desenvolvida de maneira natural e convincente?

4. *Diálogos*:

Os diálogos são realistas e contribuem para o desenvolvimento dos personagens e do enredo? Eles são consistentes com a personalidade de cada personagem?

TERCEIRA FASE

MONTAGEM

1. *Conflito e Tensão*:

Manual do avaliador Onde histórias criam vida. Descubra agora