I

19 2 0
                                    

Helena despertou ao escutar o canto do galo. Ela costuma levantar-se ao pôr do sol para iniciar um novo dia. Como a primeira a acordar, ela se dirige ao banheiro que fica fora da casa para lavar o rosto. Inicia pegando a farinha de mandioca para fazer a tapioca e colocando a massa pronta em uma panela de barro para que esteja no ponto na hora dos outros acordarem. Para finalizar, resolve preparar um café bem forte para que todos estejam dispostos a começarem o dia.

Helena nasceu em um interior pobre, que fica longe da cidade e algumas pessoas usam carroça para se locomoverem para a capital para comprarem e venderem produtos nos mercados e comércios. Ela é a única filha de três irmãos e a única mulher da família, já que sua mãe a abandonou quando era criança. Até hoje nunca compreendeu o verdadeiro motivo pelo qual ela foi embora. Sempre que perguntava ao pai e aos irmãos, nenhum deles lhes respondia à verdade. Apenas diziam que se cansou da pobreza e fugiu com outro homem para tentar a sorte na capital, deixando o marido e os filhos para trás sem nenhum arrependimento.

Entretanto, ela nunca acreditou nessa história, sua intuição a indicava que sua mãe havia se mudado por um motivo muito mais forte, o qual ela terá que investigar. Como poderia ter mais informações se ninguém lhe fala sobre o assunto? E quando toca, todos preferem fugir, inventando desculpas falsas? Entretanto, ela nunca perdeu a fé e a esperança de um dia reencontrar-se com ela e esclarecer todas as dúvidas e poder estar próxima dela novamente. O afeto de uma mãe faz falta no ambiente em que vive, sobretudo porque ela está se desenvolvendo e se tornando uma mulher.

Não possui amizades, mas é familiarizada com a maioria dos trabalhadores que trabalham na fazenda Santa Guadalupe, onde ela auxilia na colheita e plantio de arroz. Atualmente, é bastante comum ver mulheres fazendo o mesmo tipo de trabalho que os homens para sobreviverem. Desde pequena, ela é obrigada a trabalhar com o pai e os irmãos para evitar a fome, o que a impediu de brincar com outras crianças da pequena comunidade. De acordo com eles, "a mulher nasceu para trabalhar, não para ficar em casa de bobeira sem fazer nada".


Cheirinho bão de café. - João na cozinha simples, aparentando cansaço, e abraça Helena.

Já tá tudo feito, Jão. - Helena fala, sentada sobre a mesa para se servir. Enquanto tenta servir o café, ela observa o irmão, que permanece com os olhos fechadosJão, tu tá derramando o café na tuas calça! - Ela tira a leiteira de suas mãos.

Discurpa, Heleninha. É que ando com tanto sono que estou quase dormindo no serviço. - Ele observa as calças molhadas de café e levanta-se em direção a um dos quartos. — Vou ali trocar as calça e já vorto.

Pra quê diabo vai trocar as calça se vai pra roça?

Como sou jumento! - Ele bate na testa e retorna para a mesa. — É mior eu tomar um café bem forte pra eu acordar porque tem muito serviço na frente. 


João é o segundo filho entre os três irmãos, tendo três anos a mais de diferença que Helena. Eles são amigos íntimos e compartilham bastante sobre pássaros, animais silvestres e seus anseios. Ele é o mais sensível e sempre ouve as pessoas ao seu redor. Mas o pai considera isso uma fraqueza, pois um homem de verdade deveria ser corajoso e bruto.

Ele tem um grande amor por Linda, a filha mais nova do proprietário da fazenda, mas nunca teve a coragem de contá-la, pois não deseja se sentir envergonhado por ter um amigo pobre e incapaz de se comunicar adequadamente. Em todas as noites, eles se encontram às escondidas para conversar e admirar as estrelas. O sentimento de inferioridade o faz tentar afastá-la dos seus pensamentos e a considerá-la apenas como uma amiga, mas não consegue afastá-la do seu coração. O amor é mais intenso e, a cada dia, se sente mais sufocado por continuar escondendo esse sentimento.


Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jun 25 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

иο мє ѕυєℓτєѕ Onde histórias criam vida. Descubra agora