Em 1 Coríntios 6:18-20 está escrito: "Fugi da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete são fora do corpo; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês." Guardar-se para o casamento é uma forma de honrar a Deus com nosso corpo, reconhecendo que ele é um templo do Espírito Santo. Praticamente, isso pode significar estabelecer limites claros nos relacionamentos, evitando situações de tentação e buscando viver de acordo com os valores bíblicos de pureza.
Estabelecer Limites Físicos: Decidir juntos quais são os limites físicos no relacionamento e respeitá-los rigorosamente. Isso pode incluir evitar beijos apaixonados, toques íntimos, e situações de estar a sós em ambientes que incentivam a intimidade física.
Compromisso com a Pureza: Participar de grupos de estudo bíblico ou palestras sobre sexualidade cristã para fortalecer o entendimento e compromisso com a pureza.
"A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus." (1Tessalonicenses 4:3-5). A santificação implica um compromisso com a pureza sexual. Isso pode ser alcançado através da autodisciplina e do controle próprio, evitando práticas que possam levar à imoralidade. Investir tempo em atividades que fortaleçam a fé e cultivem um caráter que honra a Deus pode ajudar a manter esse compromisso.
Autodisciplina e Controle: Desenvolver práticas de autocontrole, como a oração, jejum e leitura da Bíblia regularmente, para fortalecer a disciplina pessoal.
Evitar Situações de Tentação: Planejar encontros em locais públicos ou com outras pessoas presentes para evitar situações que possam levar à tentação. Por exemplo, escolher atividades diurnas e evitar ficar sozinhos em casa à noite.
Em Hebreus 13:4 diz: "O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros." O casamento deve ser tratado com respeito e reverência, e a pureza deve ser mantida antes e dentro do matrimônio. Praticamente, isso significa evitar comportamentos que desonrem o compromisso matrimonial, como relacionamentos extraconjugais ou práticas que corrompem a pureza do leito conjugal.
Comunicação Aberta: Manter uma comunicação aberta e honesta sobre expectativas e valores em relação ao casamento e à pureza. Isso pode incluir discussões sobre fidelidade, respeito e comprometimento.
Mentoria de Casais: Buscar orientação de casais cristãos mais velhos que podem oferecer conselhos e apoio no caminho para o casamento.
"Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Cerva amorosa, e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente." (Provérbios 5:18-19). Este versículo enfatiza a importância de se deleitar no relacionamento conjugal. Guardar-se para o casamento inclui valorizar e esperar pelo amor conjugal, sabendo que é uma bênção de Deus. Praticamente, isso pode significar manter-se fiel ao cônjuge, tanto em pensamentos quanto em ações, desde o período de namoro até o casamento.
Investir no Relacionamento: Participar de cursos ou seminários sobre casamento cristão, que podem ajudar a preparar-se emocional e espiritualmente para o matrimônio.
Atividades Conjuntas: Fazer atividades que fortaleçam o vínculo emocional e espiritual, como orar juntos, ler a Bíblia em conjunto, e participar de serviços comunitários.
Em Cantares de Salomão 2:7 está escrito: "Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o amor, até que este o queira." Este versículo sugere a importância de esperar pelo momento certo para o amor. Guardar-se para o casamento é respeitar o tempo e a maturidade emocional e espiritual necessária para um relacionamento conjugal saudável. Praticamente, isso pode significar estabelecer um namoro que respeite os limites emocionais e físicos, focando no crescimento mútuo e na construção de um alicerce sólido para o futuro casamento.
Namoro Intencional: Ter um namoro com propósito, onde ambos estão comprometidos com o objetivo de conhecer melhor um ao outro com vistas ao casamento, sem pressa de avançar fisicamente.
Foco no Crescimento Espiritual: Envolver-se em atividades que promovam o crescimento espiritual conjunto, como retiros espirituais, cultos e eventos de jovens da igreja.
Outros Exemplos Práticos Gerais:
Fidelidade Emocional: Evitar flertes ou relacionamentos emocionais com outras pessoas enquanto namoram. Manter a exclusividade emocional é importante para construir confiança e respeito mútuo.
Vestimenta Modesta: Escolher roupas que não incentivem a atração física exagerada pode ajudar a manter o foco no desenvolvimento do relacionamento emocional e espiritual.
Apoio de Comunidade: Participar de grupos de jovens ou comunidades cristãs onde há apoio mútuo e incentivo para manter a pureza antes do casamento.
Esses exemplos práticos, versículose reflexões , podem servir como um guia para quem deseja seguir os princípios bíblicos de pureza e santidade em seus relacionamentos, podem também ajudar a implementar os princípios bíblicos de guardar-se para o casamento, fortalecendo o relacionamento e honrando a Deus no processo. Guardar-se para o casamento é uma forma de honrar a Deus e valorizar o compromisso sagrado do matrimônio.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guardando o Coração: Conselhos para Garotas Cristãs
SpiritualEste livro é uma jornada de crescimento espiritual e emocional, proporcionando conselhos práticos e sabedoria bíblica para garotas cristãs que estão esperando em Deus. Com cada capítulo, que você possa se aproximar mais de Deus e se preparar para um...