Capítulo 6: Discernindo a Vontade de Deus

4 1 0
                                    

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2). Discernir a vontade de Deus é essencial ao tomar decisões sobre relacionamentos. Estude a Bíblia, ore e busque conselhos sábios para entender o que Deus deseja para sua vida amorosa.

Buscar a vontade de Deus através da oração é crucial. Filipenses 4:6-7 nos aconselha: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." A oração é uma ferramenta poderosa para aqueles que esperam no Senhor. Orar pelo seu futuro parceiro é um ato de fé e entrega, confiando que Deus está no controle de seu futuro amoroso. Peça a Deus sabedoria, paciência e discernimento enquanto espera. Essa paz que excede o entendimento é um sinal de que estamos no caminho certo e que Deus está cuidando de cada detalhe de nossas vidas, incluindo nossos relacionamentos.

Em Tiago 1:5 está escrito: "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida." Pedir sabedoria a Deus é crucial ao buscar discernir Sua vontade. Deus promete dar sabedoria generosamente àqueles que pedem. A sabedoria divina nos ajuda a tomar decisões informadas e piedosas. Buscar sabedoria em oração demonstra nossa dependência de Deus e nossa disposição de seguir Sua orientação.

Em Isaías 30:21 diz: "Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você dirá: 'Este é o caminho; siga-o'." Este versículo enfatiza a orientação contínua de Deus em nossas vidas. Ele promete nos guiar em cada passo que damos.

Comentário: A sensibilidade à orientação de Deus requer um coração e uma mente abertos. Isso envolve passar tempo em silêncio, ouvindo a voz de Deus, e estar disposto a seguir onde Ele nos guia, mesmo quando não entendemos totalmente o caminho.

"Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos." (Provérbios 16:9). Embora possamos fazer planos, é Deus quem dirige nossos passos. Isso significa que devemos estar abertos a mudanças e ajustes conforme Deus nos guia. Fazer planos é sábio, mas devemos sempre submeter esses planos a Deus, permitindo que Ele nos guie. A flexibilidade e a submissão à vontade de Deus nos permitem caminhar em Seus propósitos, mesmo quando nossos planos mudam.

Às vezes, Deus nos dá sinais e confirmações. Em Provérbios 3:5-6, lemos: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas."

Discernir a vontade de Deus é um processo que envolve confiar, orar, renovar a mente e buscar a sabedoria divina. Para garotas cristãs que esperam em Deus para um relacionamento amoroso, isso significa entregar seus desejos a Ele, buscar Sua orientação e estar abertas à Sua direção. Ao praticar essas reflexões e aplicar os ensinamentos bíblicos, você se prepara espiritualmente e emocionalmente para um relacionamento que honre a Deus e esteja alinhado com Sua vontade perfeita. Lembre-se de que Deus é fiel e que Seus planos são sempre bons, agradáveis e perfeitos.

Reflexão:

Como você pode buscar a vontade de Deus em suas decisões amorosas?

Quais são os sinais de que você está seguindo o plano de Deus?

Como você pode incorporar a oração em sua vida diária enquanto espera?

Que pedidos específicos você tem para Deus sobre seu futuro relacionamento?

Em que áreas da minha vida preciso de mais sabedoria?

Como posso ser mais diligente em buscar a sabedoria de Deus?

Como posso estar mais atento à voz de Deus em minha vida?

De que maneira posso seguir a direção de Deus com mais confiança?

Como posso equilibrar fazer planos e estar aberto à direção de Deus?

Estou disposto a deixar Deus redirecionar meus passos?

Guardando o Coração: Conselhos para Garotas CristãsOnde histórias criam vida. Descubra agora