02

158 22 5
                                    

Daniel 🔥

7 anos depois;
📍 Rocinha.

Com muita dificuldade consegui chegar onde cheguei.

Hoje tive a notícia de que fui aceito na faculdade em que eu queria entrar. Minha mãe ficou muito feliz com isso.

Finalmente alguém da família iria se dar bem na vida. Eu fui o primeiro da família a se formar no colegial e entrar em uma faculdade.

Nunca achei que não seria possível comemorar algo de bom na data de hoje.

Dia 7 de agosto, dia em que descobrimos a morte do meu irmão.

Depois de 3 anos do seu sumiço, a polícia deu à ele como morto e depois de 1 ano, com a mesma persistência de antes, descobrimos a sua morte.

Minha mãe ficou muito abalada, até eu fiquei. Mentiram para a gente, cuspiram na nossa cara que meu irmão era maconheiro, bandido e falaram várias coisas que não eram verdade.

Eu não deixei minha mãe cair nem ela deixou com que eu caísse. Por um momento, pensei em largar tudo e vingar ele.

Mas aí, minha mãe me disse: "meu filho, não se bate na ignorância com a vingança e sim com a inteligência!"

E essa é a maior verdade que alguém poderia ter me falado. A ignorância não deve ser batida com a vingança e sim com a inteligência, ainda mais vindo de pessoas como a gente.

Essas palavras me deram força para continuar a seguir em frente e de cabeça erguida.

Eu nunca achei que iria sentir medo de alguém que deve proteção ao meu povo.

Mas na verdade, enquanto pretos sentem medo de quem deveria nos proteger, brancos usam agentes da lei como segurança particular.

E não se deixe enganar, porque a maioria das pessoas brancas, mesmo no erro, se safam por serem brancas. Enquanto pessoas pretas, mesmo acertando, se fodem.

A cada 12 minutos, um jovem negro morre no Brasil. A taxa de homicídio POR ANO, de pessoas negras é de 100 mil, isso é só o que a mídia quer revelar. Imagina o que eles escondem, né?

Desde criança, minha mãe sempre me ensinou que não se discute com polícia, desde o dia em que aconteceu o desaparecimento do meu irmão, minha mãe sempre me deu instruções de como agir quando a polícia estiver por perto.

Pois, pode até não haver suspeito, mas se eles te verem passando na rua de bobeira, você se torna um.

Daniel- Mãe? Estou indo lá. - Ajeitei a mochila nas costas e fui até o sofá onde ela se encontrava sentada e dei um beijo em sua cabeça. - Bença!

Márcia- Tchau meu filho, que Deus guarde os seus caminhos e te proteja de toda maldade! - Se levantou do sofá e segurou minhas mãos e deu um beijo. - Cuidado e quando chegar me avisa!

Daniel- Pode deixar, minha mãe. - Beijei sua cabeça novamente e sai de casa.

Para algumas coisas darem certo, outras coisas tem que dar errado.

Fui aceito UFRJ para cursar direito e só tinham vagas disponíveis a noite. Por um lado é bom, pois eu vou conseguir manter meu trabalho e por outro lado é uma merda, pois minha cor já diz tudo.

KairósOnde histórias criam vida. Descubra agora