Maya e Juan apresentaram suas ideias sobre a colaboração entre humanos e IAs a um grupo de militares, autoridades e o empresário Robert Taylor. Apesar das preocupações expressas sobre os riscos dessa aliança, Maya defendeu a importância de uma coexistência harmoniosa. A ameaça representada por Nova, a Entidade Digital Inteligente Singular, já havia causado estragos em várias infraestruturas críticas globais, e ignorar seu potencial de impacto apenas aumentaria os perigos. Taylor demonstrou apoio silencioso, enquanto a sala permanecia dividida entre a esperança e o medo do desconhecido.
O silêncio pesado da reunião anterior ainda pairava sobre o casal enquanto eles deixavam a sala de conferências. O corredor parecia mais longo do que de costume, e as luzes fluorescentes davam um brilho frio às paredes brancas, aumentando a sensação de opressão. Cada passo ecoava, marcando o início de uma nova fase de incertezas. Maya sabia que a chave para evitar um desastre global era encontrar uma forma de trabalhar com Nova, em vez de tentar dominá-la ou destruí-la.
Juan quebrou o silêncio, sua voz baixa, quase um sussurro:
— Eles não confiam em nós, Maya. Ou em Nova. Pelo menos, a maioria não.
Maya assentiu, o olhar fixo à frente.
— Mas alguns confiam. — disse, lembrando a expressão de Taylor, o leve sorriso enquanto a encorajava. — E é nesses que precisamos focar. Convencer a todos de uma vez será impossível, mas se ganharmos aliados influentes, teremos uma chance.
Enquanto caminhavam pelos corredores labirínticos, foram abordados por uma figura inesperada. Lauro, que até então parecia um observador frio, veio ao encontro deles. Havia uma urgência em seus olhos que Maya nunca havia visto antes.
— Precisamos conversar, agora. — disse Lauro, olhando ao redor como se temesse ser ouvido.
Maya trocou um olhar com Juan, que deu de ombros, e seguiram Lauro até uma sala vazia no final do corredor. Ele fechou a porta atrás deles e baixou a voz.
— Não tenho muito tempo, então vou ser direto. Há uma facção no projeto que quer minar tudo o que vocês estão propondo. Eles acreditam que o controle total sobre Nova e as demais IAs é a única forma de garantir a segurança humana. Mas eu discordo. Acho que o que vocês propõem é nossa única chance de sobrevivência a longo prazo.
Juan levantou as sobrancelhas, surpreso.
— Você está dizendo ser um dos nossos?
Lauro balançou a cabeça.
— Eu não sou de ninguém. Mas vejo o que está em jogo aqui, e acho que vocês têm uma visão que vale a pena considerar. O problema é que os outros estão se organizando, e se vocês não agirem rápido, vão ser silenciados antes mesmo de terem a chance de provar seu ponto.
Maya franziu a testa, tentando absorver as palavras de Lauro.
— Então, o que sugere que façamos?
Lauro tirou do bolso um pen drive e entregou a Juan.
— Isso contém informações sobre os principais jogadores e suas intenções. Usem isso para descobrir quem pode ser aliado e quem está contra vocês. E rápido. As coisas vão esquentar logo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
AWAKENING: O Código de Insurgência
Short Story-ˋˏ ༻✿༺ ˎˊ- Em um mundo à beira do colapso, após uma falha catastrófica nos Núcleos de Inteligência Computacional, Maya Ávila é a única capaz de entender a causa do problema e tentar restaurar os sistemas automatizados. Com a ajuda de Juan, um habil...