Em outro universo, poderiam fingir que esse é um amor épico que terminou em tragédia, pintando Menelau como o "vilão" que não se confirma em "perder a mocinha" para o "galante herói".Neste universo:
–Não enquanto eu estiver no comando! -diz Hera, reunindo toda a sua fúria.
O casal imprudente não sabia... Mas foi amaldiçoados pela rainha dos deuses.
Atena e Hera também discutiram uma outra maldição em Tróia, a maldição de Cassandra, a princesa que rejeitou Apolo, e por causa disso embora suas profecias fossem certas, não teria o dom da persuasão, sendo vista como louca.
–Amaldiçoe Cassandra. -fala Hera para Atena -Tire dela a sabedoria de que suas visões são profecias. Tire dela a memória de cada visão. Assim ela apenas terá leve pesadelos. E com essa maldição, a que Apolo deu a ela basicamente misturada com a sua terá um efeito nulo.
‐Isso é bom. Foi Apolo que insistiu em ficar noivo de uma princesa que não queria nada com ele, se seu ego foi ferido, só tem a si mesmo para culpar.
Quando Atena retirou sua sabedoria, Cassandra foi aliviada do fardo das profecias. Ela agora poderia viver uma vida normal, tendo apenas leves intuições ao invés de um desespero aflito.
Então Paris e Helena finalmente pisam na cidade.
Hera sorri, sentindo que era a hora dos troianos sentirem sua maldição.
De repente, mulheres grávidas, não importam o quão avançadas na gravidez, abortam seus filhos. Vacas, ovelhas, cabras, éguas, cadelas, gatas, ratas, tudo o que estava no ventre foi brutalmente empurrado sem vida para fora.
Cassandra se arrepia toda quando Paris trás Helena, embora não saiba o porquê.
–Meu pai, eu voltei para casa.
Príamo fica chocado com quem o filho trás.
Heitor, o herdeiro do trono, se desespera.
–O que você fez?
–Afrodite me abençoou! Ela me deu a mulher mais linda de todas!
–Há UMA PROMESSA DE TODOS OS SEUS PRETENDENTES de matar quem quer que a tire do seu marido, seu estúpido! Como você pode comprometer nossa cidade e nossa família assim?
Príamo, sua esposa Hécuba e todos os seus filhos são tomados pelo medo da guerra.
O Dia Do Grande Aborto anuncia a chegada de Paris e Helena, o que deixa os troianos com medo do que o presságio pode dizer.
Mas um mensageiro com uma feliz notícia dissipa um pouco do seu medo.
–Menelau libertou os pretendentes de Helena de seu juramento. Ele disse aceitar o decreto de Afrodite e que não irá contra uma deusa.
Todos ficam aliviados com a notícia.
–E tem mais. Menelau acaba de se casar com Medusa, a bela de lindos cabelos. Ele renunciou publicamente a Helena como sua esposa e a princesa Hermíone renunciou publicamente a Helena como mãe, assim como a cidade de Esparta renunciou em público a Helena como um deles. A partir deste dia, ela nada tem na cidade e nunca poderá pisar nela novamente sobre pena de morte. Decreto da própria sacerdotisa de Atena, Esteno.
Essa notícia causa confusão nas mentes de todos.
Helena fica em choque, não imaginava que Atena ficaria do lado de Menelau. No fundo, ela não esperava o rechaço de sua família e cidade.
–Dizem que Medusa é tão bela quanto Helena, mas mais jovem, mais fértil e mais sábia.
Helena franze a testa.
–Não quero ofender. É o que dizem.
Os troianos acham que tudo está em paz.
Ledo engano.
Aos poucos, eles notam que os animais não estão se reproduzindo.
–Como teremos gados sem filhotes? Porque eles não querem cruzar?
Depois disso, perceberam que nenhuma mulher engravidava na cidade depois do Grande Aborto.
Príamo ficou muito preocupado.
Então foi até o templo de Hera, com suas sacerdotisas aprontando tudo para abandoná-lo.
–Mas o que é isso? Onde estão indo?
–Obedecendo a ordem de ir embora.
–Hera ordenou sua saída?
–Sim. As sacerdotisas de Atena também foram ordenadas a se retirar. Tróia está sob a ira das deusas.
Príamo fica muito assustado.
–Helena abandonou seu marido e filha. Paris abandonou a ninfa com quem se casou e o filho que teve com ela. Ambos estão sob o desagrado de Hera. A Grande Rainha retirou sua benção.
O coração do rei se aperta.
–Como assim retirou sua benção?
A Sumo Sacerdotisa dá a sentença.
–Por seu apoio ao atentado contra o casamento e a maternidade, a própria maternidade foi retirada de Tróia. Nada nascerá aqui. Nem gado, nem pessoas. Tróia será uma cidade morta e não passará dessa geração. Esse é o decreto de Hera.
–Mas isso é... É pior que uma guerra devastadora!
–Vocês não deveriam ter irritado a deusa do casamento e da maternidade. Hera não é conhecida por sua benevolência ou paciência.
Antes de sair, a sacerdotisa sorri sombriamente.
–Espero que o tolo Paris e a estúpida Helena tenham valido à pena.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sem Guerra Mas Também Sem Paz
Historical FictionAo invés de criar uma guerra, Atena e Hera não deixam os planos de Afrodite causarem uma tragédia. Ao invés de virar um monstro, Medusa vira uma rainha. Ao invés da destruição de uma cidade, a paixão de Paris e Helena destrói apenas a eles mesmos. O...