Nem tudo é um mar de filmes

57 6 0
                                    

Todos conhecíamos o wareztuga, um dos maiores, se não o maior site de filmes online português e acontece que encerrou por motivos de muita popularidade. Os administradores do site justificaram o encerramento com a falta de tempo para o gerir e pressões exteriores. Ao fim de 4 anos de uma grande luta decidiram ''fechar portas''.

O 'warez', como muitos o chamavam, era o centro do contrabando de contas, já que uma grande maioria das pessoas não tinham conta, mas usavam as contas de outras pessoas para poderem ver um filme sem pagar e com alguma qualidade. Se o site tivesse continuado tenho a certeza que daqui a algum tempo o tráfico de droga tinha passado de moda e em vez de alguém nos perguntar ''Queres comprar droga?'', iriam perguntar ''Queres comprar uma conta no Wareztuga?''. Não sei qual é que iria vender mais, 5 gramas de coca ou uma conta para ver filmes em HD.

Em contrapartida, existe uma entidade que deve ter ficado feliz com este acontecimento devido aos efeitos que os sites de filmes online têm no seu dia-a-dia. Estou a falar a indústria cinematográfica obviamente. A indústria cinematográfica sofre todos os dias com este tipo de sites porque os obriga a cancelar séries e os faz perder milhões em bilhetes de cinema e visualizações em horário nobre. Dando um exemplo português que não tem nada a ver com cinema, se houvesse uma página na internet onde estivessem disponíveis todas as novelas às horas que nos apetecesse ver, desconfio que a SIC e a TVI ou iriam à falência ou voltariam a dar filmes ao domingo para recuperar alguma audiência.

É neste ponto que as opiniões se dividem, por um lado há quem diga que a página nada trouxe de bom e apenas instigava a pirataria contornando os direitos de autor. Por outro lado, dizem que o site apelava à cultura ao passar filmes antigos com elevado teor cultural como o ''Clube dos poetas Mortos'' e ''O Pianista''.

No final do dia a verdade é que tanto uns como outros têm razão, o site apelava à pirataria mas também era um incentivo à cultura. Muitas pessoas (incluindo eu) aprenderam muita coisa com o Wareztuga, porém é tempo de o deixar descansar e esperar que alguém tão inteligente como os administradores deste site se lembre que os portugueses ainda estão em crise e não têm dinheiro para ir ao cinema, pagar DVD's e que os canais televisivos nacionais apenas passam os filmes que já todos vimos e revimos, a não ser no dia em que nos fazem saltar da cadeira, não para dançar, mas para desligar a televisão para não ver mais um ''Portugal em Festa'' ou ''Somos Portugal''.

R.I.P Wareztuga

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jul 13, 2015 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Paralelamente FalandoOnde histórias criam vida. Descubra agora