Capítulo 1

2 0 0
                                    


--Eu estou cansada, foi o que percebi quando perdi uma amiga que amava imensamente. Tê-la por perto me confortava, me deixava feliz, mas eu cansei de lutar para manter aquela amizade, então deixei-a partir.

--O nome dela era Tainara, uma mulher meiga, embora enfrentasse diversas dificuldades em sua vida pessoal. Eu estava exausta de enfrentar essas questões e sempre ser vista como errada. -- ao pensar sobre isso, uma dúvida surgiu: será que eu realmente estava na posição de errada? Outras memórias começaram então a surgir. -- Algo parecido ocorreu com Andreia; ela cursava a faculdade e tinha um namorado atraente, mas chegou um momento em que precisei me distanciar dela.

--Afastar ou elas se afastaram de mim? É uma pergunta tão simples, mas a resposta é tão complicada, principalmente quando envolve os nossos sentimentos. Sentimentos que tive por Renata, foi uma boa amiga quando moramos juntas na época da faculdade, ambas namoravam, mas no fim não sabíamos lidar uma com a outra, na verdade não sei se foi por causa de mim ou dela que a nossa amizade acabou... -- reflito. -- Ou ambas optaram em desistir.

--Às vezes, não há razão para o afastamento. É comum assumir responsabilidades e confundir situações quando as emoções surgem e nos perguntamos se erramos ou não. -- as palavras da psicóloga são ditas com tanta firmeza que paro um pouco para refletir.

--Se eu errar ou acertar, acho que não sei lidar com as pessoas neste mundo ou o mundo que está mudando e eu não sei como lidar com estas mudanças. --me ajeito no sofá, e percebo que era muito confortável.

-- Acredito que depois da pandemia da covid-19, a sociedade mudou um pouco, na verdade acredito que estamos mais rápidos e menos pacientes com os outros, as vezes até consigo mesmo, não acha? --percebo o quanto ela dá uma sensação de conforto no meu coração.

-- Acredito que sim, eu mesmo não tenho mais paciência com histórias longas, principalmente quando vou ler livros, só em olhar já sei quais são os parágrafos que não poderia existir, porque não tenho paciência mais com coisas desnecessárias. --olho para um quadro em minha frente e sinto uma frustação, por lembra da Cristina antiga que sentia felicidade ao ler um livro e agora tudo parece desnecessário.

--A impaciência é um sinal do coração. Quando estamos tristes, é difícil conseguir as coisas que antes nos faziam felizes ou nos faziam sentir bem. Isso é uma forma de demonstrar o quanto a pessoa está sobrecarregada emocionalmente. -- quando a psicóloga terminou de falar sente uma onda de empatia e compreensão, fazendo com que eu realmente me questionasse sobre está sobrecarregada. --Você sabia que existe pessoas que não consegue ficar só por muito tempo? É como se a solidão tomasse conta, como se fosse depressão..." ela resmunga.

-- Só? Solidão? Acha que estas palavras resumem tudo que estou sentindo ou passando? Só... Só foi o que minha mãe passou quando me deu à luz, sem ninguém para apoiá-la ou ajuda-la naquele momento de dor. Aquilo, sim, foi solidão. -- coloco meus cotovelos em meus joelhos e escondo o meu rosto com as minhas mãos.

--Sempre foi uma criança só --riu, logo em seguida volto a encostar no sofá. --Nunca tive muitos parentes próximos, minhas tias moravam em outras cidades, minhas primas as mesmas coisas, meu pai vivia trabalhando e na escola ninguém gostava de mim, eu era tratada como um lixo. Eu só tinha minha mãe e uma prima chamada Fernanda. --paro um pouco e fico chateada comigo mesma por ter falado de Fernanda, já era para eu ter esquecido que ela existia.

--Mesmo sendo uma criança só, sempre fui feliz, entusiasmada, amava coisas que me faziam sorrir, amava dançar e me comunicar, comunicação fazia parte da minha vida, não fazer isto era a mesma coisa que me matar. --fecho os olhos e fico um pouco pensativa.

--Acredito que foi durante a sua infância...

--Sempre fui boa em jogar futebol... – a interrompo. --Gostava de fazer gols, o que não era uma tarefa difícil. Certa vez, fiz vários gols e os colegas da minha sala me criticaram. Disseram que eu não deveria ter feito os gols, que deveria ter passado a bola para Anabel... que Anabel deveria fazer todos os gols... --Abro os olhos e respiro fundo, enquanto a imagem do rosto dela passava por minha mente.

--Quem era essa Anabel? --pergunta a psicóloga demonstrando impaciência.

--Era uma aluna popular da nossa sala, uma das mais ricas, branca, olhos verdes, cabelo loiro e longo, e magra, aquela sim era magra, dava para ver até a costela devido a magreza extrema. --pego o celular e verifico as horas. --Nesse mesmo dia, um colega meu, do tom da minha pele, cabelos escuros, olhou para mim e disse que sonhava em ficar comigo, em sentir os meus lábios tocando o dele, mas eu era feliz demais, que o meu jeito animado era demais. Que eu não sabia os limites. --reviro os meus olhos. --Cara idiota, eu ainda lembro que passei quase uma semana pensando nisso e tentando mudar esse meu jeito por ele, um carinha que eu nunca gostei que nunca olhei, e aquela frase me fez pensar nele e tentar me mudar por uma semana. -- dou risada e penso no quanto me sentir idiota por querer mudar por uma pessoa que nem se quer gostava.

--Frases... existe frases que a depender do momento que elas são ditas tendem as nos marcar para o resto da vida, como essa que seu colega disse, essa frase fez você tentar mudar por uma pessoa que você nem se quer gostava. --ficamos nos olhando por alguns segundos, e acredito que para quebrar o silencio ela retrucou. --E você realizou alguma mudança por causa dele? --pergunta a psicóloga.

--Não, porque logo percebi que ele era irrelevante na minha vida, então simplesmente o descartei, e nunca mais conversei com ele, a não ser para trabalhos escolares. --digo fazendo um enorme sorriso, como se aquilo que tinha feito fosse uma enorme conquista.

Vitoria ouvi minhas palavras com atenção, então percebo ela fechar o seu caderno com cuidado e sem retirar os olhos de mim, ela fala.

--Cristina, perdoe, mas isso é algo que podermos abordar na próxima sessão? Percebo que sua solidão está vindo de uma exaustão emocional, possivelmente devido você não conseguir manter amizades duradouras e na próxima sessão quero entender de onde surgiu... se existe algum motivo ou não. Ok? --ela se levanta.

Eu levanto logo emseguida, aperto sua mão e vou para casa.

###

*** Oi gente, este livro que estou postando é um livro que achei incompleto, comecei a escreve-lo quando tinha 18 anos, mas devido a faculdade o abandonei... *** 

***Estou realizando algumas modificações, principalmente erros ortográficos... *** 

***Se gostaram deste capítulo curte e comenta para saber se continuo editando e postando... ***

OBRIGADA!| 

Eu Estou CansadaOnde histórias criam vida. Descubra agora