Ato VI - Lição de Matemática

2.5K 4 0
                                    

Professor- Acerte pelo menos nesta pergunta. O que é uma tangente?

Tonecas - É uma ocupação momentânea

Professor - Uma ocupação momentânea? Como assim?

Tonecas - Quando eu estava a vir para a aula, deu-me a volta à barriga e fui à casa de banho e ao abrir a porta alguém disse "Tá gente!"

Professor - Tonecas o menino está a gozar comigo? Tangente é a reta que intercepta a circunferência apenas num ponto. Mas porquê é que eu pergunto alguma coisa ao menino, sem você nem sequer sabe de onde vem a eletricidade...

Tonecas - Sei sim, vem do Jardim Zoológico

Professor - Do Jardim Zoológico?

Tonecas - Pois claro! O meu pai, quando falta a luz em casa, diz sempre: "Aqueles camelos..."

Professor - Tonecas deixe de gozar comigo. A eletricidade vem das centrais elétricas. Tonecas se não acertar nesta o menino é a pessoa mais burra que eu conheço. Por falar de jardim zoológico, e já que o menino não acerta em nada vamos lá mudar a pessoa a quem eu faço as perguntas. Menina Nelinha, Qual é o bicho que trabalha para a sua mãe ter aqueles vestidos de seda maravilhosos?

Nelinha - O bicho?

Professor - Sim o bicho, porquê a menina não sabe?

Nelinha - Sei sim, é o meu pai.

Professor - Já vi que a menina ainda é mais burra que o Tonecas, esse bicho dá pelo nome de bicho da seda. Tonecas vamos lá voltar a si, o menino sabe os números não sabe?

Tonecas - Sei sim, o meu pai ensinou-mos.

Professor - Então diga-me qual é o número que vem a seguir ao 3?

Tonecas - É o 4, senhor professor.

Professor - Muito bem. E depois do 6?

Tonecas - É o 7 (orgulhoso)

Professor - Muito bem, até que enfim alguma coisa correta. E depois do 10?

Tonecas - Ora essa professor, é o Valete!

Professor - Tonecas, Tonecas o menino é burro ou come palha? A seguir ao 10 vem o 11. Quando é que o menino deixa de ser burro. Parece que não aprende nada.

Tonecas - Mas eu não sou burro.

Professor - Então diga-me lá, já que o menino não é burro, quantos dedos tenho nesta mão?

Tonecas - Tem 5 senhor professor.

Professor - Muito bem Tonecas, diga-me lá com quantos fico se tirar 3?

Tonecas - Se tirar 3, com quantos fica?

Professor - Sim, não consegue-me dizer isso?

Tonecas - Oh Professor! Se tirar 3 você fica é aleijado.

Professor - Tonecas! O menino quer ir para a rua?

Tonecas - Não senhor professor, se você me põe na rua, o meu pai dá-me semelhante tareia que eu nem sei onde me meto.

Professor - Se não quiser ir para a rua então deixe de ser bacoco.

Tonecas - Bacoco? Mas o que é que os cocos têm a ver com a tareia? Será que ele me vai atirar com cocos. Ai Jesus, até ganhei uma súbita vontade de começar a estudar.

Professor - Faz o menino muito bem em começar a estudar. Pois se o menino estudasse saberia o que é um bacoco. Mas não era mal pensado atirar-lhe com cocos, podia ser que deixa-se de ser burro.

Tonecas - Mas...

Professor - Mas o que, menino Tonecas? (Tom de voz assustador)

Tonecas - O que é um bacoico?

Professor - Bacoico? Vê eu bem digo que o menino é burro, ou seja, bacoco.

Tonecas - Deixe-me ver cá se percebi, o professor arranjou outra forma de me chamar burro?

Professor - Sim, vê que o menino quando quer até sabe as coisas. Vamos lá, agora é que você acertar nesta pergunta pois acho que nunca fiz uma pergunta tão fácil na minha vida. Se tivesse 10€ num bolso das suas calças e 20€ . Tinha o Tonecas?

Tonecas - Tem razão é mesmo uma pergunta muito fácil... Teria as calças de uma outra pessoa qualquer.

Peça de Teatro - As lições do menino TonecasOnde histórias criam vida. Descubra agora