Uma teoria bem convincente é a do Big Bang que pra quem não conhece vou explicar agora.
A Teoria do Big Bang (Grande Expansão/ Explosão) afirma que tudo começou de poeira celeste, ou seja, a vida começou com uma grande estrela que morreu e liberou "seus restos" (Isso é verdade, as estrelas morrem), dando origem aos planetas incluindo a Terra. Então somos filhos de uma grande estrela.
Quando a estrela perde hidrogênio do seu núcleo, isso é, perde combustível. E quando ela perde totalmente seu combustível e não tem mais nada para queimar, ela simplesmente morre. Na verdade ela explode, até ai nada demais.
O problema maior é que o Sol é uma estrela, e estrelas morrem certo? Certo. E o Universo se expandi direto, mas não existe um número infinito de estrelas. Elas são finitas.
Daqui a exatos 5 bilhões de anos, o combustível do sol irá acabar. E se ele começar a queimar ferro isso vai ser muito ruim, esse ferro é tóxico. Mas e quando esse ferro acabar? Se o Sol morrer, tudo irá se acabar com ele.
A massa dele é muito maior que a da Terra, e quando as estrelas morrem elas liberam "seus restos" como já disse. "Os restos" é uma espécie de fumaça perigosa. Essa fumaça vai engolir o que estiver à frente dela. Nosso planeta.
A temperatura vai subir no mínimo alguns MILHÕES de graus e... Adeus vida.
Depois, as estrelas começarão a morrer e o que era grande e brilhante (Universo) vai virar uma grande escuridão sem fim.
Quando o Sol morrer ele vai virar uma Anã-Branca. O Universo nunca teve uma Anã-Branca, mas daqui a 5 bilhões de anos terá. Demora anos e anos para se formar essa maravilha. Um imenso diamante, pena que ninguém vai ver.
________________________________________________________________________
Eu amo astronomia e física então a uma semana atrás estava assistindo um documentário do Big Bang com alguns astrofísicos explicando essas coisas. Eu não me lembro direito se é bem uma "fumaça" que engolirá a Terra, mas caso eu estiver errada sobre alguma coisa me desculpem.