PATUÁ
O Patuá é um talismã usado para atrair sorte e proteção e têm o mesmo conceito do que os Balangandãs.
Os patuás podem ter diversos modelos e objetos, conforme o que se pretende e ser usados das mais diversas formas, como chaveiros, pulseiras, colares, mini patuás para pendurar no telefone celular, em bolsas, etc...Pingentes que podem compor um patuá e seus significados:
Anjo ou fada: proteção, boa ventura, companheirismo, amizade
Borboleta ou libélula: transformação, crescimento pessoal
Bruxa: magia; força; fertilidade; o feminino
Cavalo marinho: fidelidade
Cavalo: força, virilidade, orgulho; o masculino
Chave: abrir caminhos
Coração: amor
Coruja: sabedoria
Cristais: luz, sucesso, paz
Dado: sorte e sucesso
Elefante: prosperidade
Estrela: sucesso
Figa e ferradura: sorte e proteção
Sapo: sorte
Guiso ou sino: proteção, alegria
Nossa Senhora Desatadora de Nós: resolução de problemas difíceis
Olho: proteção; contra mau olhado, inveja, etc
Pimenta: protecção, bons relacionamentos amorosos
Saco de dinheiro: dinheiro; moedas: fortuna
Sal: contra o mau olhado
Santo António: santo casamenteiro
Trevo de quatro folhas: sorte
Vaquinha: fartura, abundânciaBALANGANDÃS
O Brasil é um país folclórico por natureza e muito rico em superstições pela multicultural.
Alguns historiadores indicam surgimento do balangandã na Bahia. São miniaturas de objetos, sinais e símbolos originalmente confeccionados em metal, normalmente ouro ou prata. Entre eles encontra-se a figa, espada, animais, búzios e frutas, reunidos em torno de uma argola também metálica.
O nome Balangandã, imita o som que produziam quando eram agitados pelos movimentos do corpo de quem os usava.Descrição dos amuletos da penca de Balangandãs original, usada pelas negras:
� Corrente: símbolo da escravidão. afasta mau olhado e doenças.
� Pão de Angola: símbolo da longevidade.
� Pomba: símbolo dos santos mártires e devoção cristã.
� Romã: símbolo do gênero humano e fecundidade.
� Ferradura: símbolo da felicidade e sorte.
� Cabaça: Cosme e Damião - Usado para guardar água pelos escravos.
� Sol: Oxumaré - Deus do arco-íris e chuvas.
� Lua, Arco e Flecha: Oxóssi - Deus das florestas e da caça, São Jorge.
� Caranguejo: Omolú - Deus do Sofrimento.
� Espada: Iansã - Deusa dos raios, ventos e tempestades.
� Caju ou Machado duplo: Xangô - Deus do raio, trovão, fogo e justiça.
� Peixe: Yemanjá - Deusa das águas, mares e rios.
� Cajado: Oxalá - Deus do ar,céu, rios e montanhas.
� Uvas ou Leque: Oxum - Deus das águas doces, fontes e cachoeiras.As escravas negras usavam-nos amarrados à cintura em dias de festa.
Acredita-se que os negros vindos da região do Islão foram os responsáveis pela produção desses ornamentos em metal, pois eles conheciam técnicas de fundição e trabalho dos metais. Escravos vindos dessas regiões chegaram em grandes quantidades à Bahia (Brasil).
Diz-se que os Balangandãs afastam o mau-olhado e forças negativas.
Por volta dos anos 70, uma peça marcante da Joalheria foi inspirada neles... Os balangandãs eram então presos em grossas correntes de pulso, tudo em ouro ou prata, com ou sem pedras preciosas. Eis o nascimento da Pulseira de Berloques! Cada miniatura era mais delicada do que a outra, meteoros, globos, carrinhos, lanternas, chupetas, animais e mais uma infinidade de belos objetos, inclusive discos voadores...Apesar de nunca terem desaparecido, hoje eles estão de volta aos colos femininos e masculinos também, presos a cordões de couro ou correntes e nos mais diversos materiais e cores, são considerados objectos de moda apesar de seguirem bem de perto os cultos e símbolos ancestrais pois os os símbolos são parecidos.
Um material utilizado com frequência nos balangandãs modernos são pedras, cristais de quartzo, rosa, fumo ou mesmo ágatas de diversas cores mas também os podemos encontrar em pedras preciosas e muito raras.
VOCÊ ESTÁ LENDO
WICCA
RandomA Wicca reconhece que, ao longo de todas as coisas - desde o átomo até o universo - não há maior ou menor. A maioria dos bruxos acreditam que eles tiveram vidas passadas em eras anteriores deste mundo. A bruxa se recusa a acreditar que o h...