Poucas coisas na vida são tão complexas quanto mudanças.Mas Rafaela ainda se lembrava. Estava deitada em sua cama, logo após um longo e cansativo dia na terceira série. Os cachos compridos espalhados pela cama e as pernas curtas que balançavam no mesmo ritmo de uma música que tocava em seu fone de ouvido. Ela sorriu, satisfeita, ao observar o teto cor de rosa, cheio de flores sintéticas de diferentes tipos e tamanhos. Agradeceu mentalmente por ter uma mãe tão criativa. Ela, definitivamente, amava aquele quarto, sua estante de livros, sua cama confortável e as flores que brilhavam no escuro. Não fazia ideia onde ela tinha as encontrado, mas era um sucesso entre suas amigas — apenas uma, na verdade, mas Jaqueline valia por dez — e, ali, ela tinha certeza: aquele seria seu quarto pra sempre!
O problema é que quando se tem 8 anos, sempre parece ser a palavra adequada para usar com qualquer tipo de coisa que você goste muito. Com dezessete, é uma sentença de morte.
As memórias ainda rodavam a sua mente enquanto subia a escada de madeira meio bamba, com a sua mãe segurando a base dela para que não caísse, ao mesmo tempo em que recitava todas as palavras que poderiam demonstrar tamanha insatisfação na decisão de reformar o quarto.
A verdade é que planejar, nem sempre significa realizar. E aquilo não era apenas sobre as flores no teto.
É claro que elas tinham história, mas faziam parte de uma Rafaela sem noção nenhuma de design e que acreditava que todas as escolhas de sua mãe eram perfeitas — pobre criança iludida. Ali, naquela quarta-feira, ela era apenas uma adolescente entrando em sua era clean e um quarto cor de rosa não fazia parte do seu aesthetic.
— Joga tudo que eu te dei fora, arranca o meu coração também! — dramatizou a mãe, com a mão no peito e os pés batendo no chão com força. Por um segundo, Rafaela cogitou a possibilidade de enviar um e-mail para o Oscar informando que a mais nova dona da estatueta estava bem na sua frente.
Respirando fundo, a garota ignorou as birras da progenitora e arrancou, uma por uma, cada flor colorida e cheia de poeira que estavam coladas com sei-lá-o-que no teto do quarto. Por fim, fitou a parede que possuía imagens de princesas e sapatinhos de cristais que, em breve, se tornariam a mais bela tela branca.
Enquanto descia as escadas, satisfeita com o resultado, sorriu para a mãe que continuava a encarando com o semblante mais triste que conseguia fazer. Depositou um beijo estalado em sua bochecha e começou a tirar a escada do meio do quarto.
— Vou ao cinema com a Jaque e os meninos — informou, mesmo que ela já soubesse. Aquele era o ritual particular do quarteto: toda quarta-feira iam ao cinema, aproveitando o projeto da escola que os presenteava com ingressos grátis uma vez por semana. — Esse estresse todo vai te dar rugas, Dona Helena — alertou, enquanto caminhava até a cama para pegar a sua mochila. A mulher revirou os olhos e cruzou os braços, indignada por ouvir o seu segundo nome. Preferia ser chamada de Maria. "Me dá credibilidade", dizia.
Quando chegou ao ponto de ônibus, Jaqueline já a esperava, com seu cabelo loiro bem penteado, fones de ouvido e a cabeça balançando de um lado para o outro no ritmo da música. Folheando um livro de romance clichê com um sorriso bobo no rosto, a loira não notou a melhor amiga se aproximar.
— Buh — brincou Rafaela, puxando um dos fones da sua orelha. Ao invés de se assustar, a loira abriu um sorriso e virou-se no banco desconfortável, ficando de frente para a amiga.
— Que bom que você chegou! — Jaque fechou o livro que tinha nas mãos e bateu palminhas — precisava mesmo te pedir um favorzinho — cantarolou, ao mesmo tempo que Rafa sentiu o coração acelerar. Lá vinha bomba. Ela só usava aquele sorrisinho quando precisava de alguém para segurar vela em mais um de seus encontros com caras de personalidade questionável.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Número Desconhecido | Degustação
Novela JuvenilRafaela não precisava de um namorado. Pelo menos, não até terminar o ensino médio e passar no vestibular. O plano estava indo de acordo, até seu melhor amigo escrever seu número de celular no ponto de ônibus. Quando as mensagens de um número descon...