O PODER DE DEUS
Nesta lição, queremos falar sobre a maneira pela qual Deus exerce seu poder. Ninguém que acredita em Deus duvidaria que ele tem poder, mas como é que Deus exerce este poder? Muitas pessoas tolas têm inventado motivos para discussão, perguntas bobas como "Deus pode fazer uma pedra tão pesada que ele não pode levantar?" ou "Se Deus é tão poderoso, por que ele não acaba com todas as guerras?" Estas, e outras centenas de perguntas semelhantes, mostram uma ignorância acerca da maneira como Deus exerce seu poder.
Deus usa seu poder infinito sempre e somente conforme a direção da sua sabedoria. O exercício do seu poder sempre tem que estar em harmonia com sua bondade e santidade.
Na sua sabedoria e bondade, Deus achou por bem criar o homem à sua própria imagem. Ele fez o homem com uma alma imortal e com um corpo mortal. Ele também deu ao homem certa liberdade de escolha. Ao fazer isso, Deus tornou impossível terminar a existência humana ou forçar sua vontade ao homem em questões de conduta. Deus fez o homem como uma alma eterna dentro de um corpo físico. Ele pode pôr um fim na vida física a qualquer tempo. Mas, então, ele deve permitir que a alma habite eternamente no céu, ou que seja banida no inferno.
A santidade de Deus proíbe o homem, em seu estado pecaminoso, de entrar no céu. O poder de Deus é suficiente para remir o homem da sua condição de pecador, mas este poder só opera se ocorrer a aceitação voluntária, da salvação de Deus, pelo homem.
Bem, eu reconheço que existem muitas escolas de pensamento teológico, que discordam da premissa que acabamos de afirmar. Porém, nossa posição é muito clara. Em Romanos 3:4 a Bíblia diz: De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado. Se um sistema teológico discorda do ensino claro da palavra de Deus, nós vamos sempre discordar deste sistema de ensino, pela graça de Deus. Temos a palavra de Deus, não precisamos das palavras e ensinamentos dos homens.
Vamos observar o que a palavra de Deus fala sobre o poder de Deus.
1. O poder de Deus é sujeito a suas promessas. Por exemplo, em Apocalipse 22:17, está escrito: E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Deus convida todos os homens a virem e tomarem a água da vida. É totalmente de graça. É um dom de Deus. Quem poderá tomá-la? Qualquer um que quiser! Deus tem vida. Ele tem a água da vida. Ele faz um convite, mas ele não força ninguém a aceitar nem a rejeitar o convite. O poder de Deus é sujeito a suas promessas.
Em Romanos 9:15-16, a Bíblia diz, falando sobre Deus: Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. A vontade de Deus é se compadecer. É desejo dele mostrar misericórdia. Deus mostrará misericórdia e compaixão a qualquer que quiser receber isso dele.
Deus suprirá todas as necessidades daqueles que confiam nele. Deus tem poder para fazer isso. Tão certo quanto Deus tem o poder de te dar vida, de te mostrar misericórdia, de perdoar seus pecados, Deus também tem poder para suprir as suas necessidades. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4:19).
Deus tem poder para suprir todas as suas necessidades, entretanto, ele escolheu limitar seu poder. Ele tem poder infinito, mas ele escolheu exercer seu poder em harmonia com sua bondade e santidade. Eu não sei qual é a sua necessidade, mas eu conheço um Deus que sabe qual é a sua necessidade. Eu também sei que o Deus que conhece sua necessidade é capaz (e quer) suprir todas as suas necessidades. Você pode dizer "Mas, então, porque ele não faz isso?". É porque você nunca veio a ele, nem confiou nele, nem creu nele para que seja o seu Deus. Ele só vai exercer o poder dele a seu favor quando você crer nele.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Todo Poderoso
EspiritualEste livro é Evangélico conta o quanto Deus é poderoso , vamos falar sobre Anjos e tudo mais Este livro serve para Levitas Vamos abrir os Nossos Olhos espirituais ?