Duas sapatilhas e um gato

38 3 3
                                    

No lugar da mesa, Viviane colocou a poltrona. Gostava de ler e queria ficar confortável. Além disso, preferia que a escrivaninha ficasse mais perto da janela, para que pudesse aproveitar a luz do sol e a bela vista do jardim enquanto estudava. Por fim, com o espaço que tinha ganhado, poderia ensaiar alguns passos, inclusive diante do espelho, já que agora bastava abrir a porta do armário!
Olhando para as paredes nuas, a menina achou que estava faltando pendurar algum pôster. Como ninguém havia pensado em decorar aquele quarto antes? Já tinha se passado pelo menos um ano!
Viviane gostava de um cartaz antigo, de uma bailarina em preto e branco, que havia visto na loja do Teatro. Diamante dissera que a amiga era parecida com a bailarina, é todas as colegas riram, inclusive Viviane. Só que Didi tinha razão. Viviane havia olhado novamente para a fotografia. O cabelo, os olhos e a boca da bailarina eram realmente parecidos com os seus. Claro que as pernas eram de uma verdadeira bailarina, imortalizada enquanto fazia um impressionante "grand jeté":belíssimo, alto, com o tutu parecendo voar junto dela. Decidiu que compraria aquele pôster a qualquer preço.
Ainda estava pensando onde iria pendurá-lo quando a porta se abriu e se fechou de repente.
Diante dela, vestindo uma capa de chuva amarela e com o rosto escondido por um grande chapéu de abas largas, surgiu Rebeca, aspirante a bailarina e colega de quarto de Aiko.
"Algumas gotas de chuva e sua mãe a veste para uma tempestade no Mar do Norte", pensou Viviane, que sabia quanto a senhora Marta era preocupada.
-O que você está fazendo aqui no domingo, vestida como um caçador de baleias? Parece o capitão Ahab! - exclamou
-Ahab? E quem é? - perguntou Rebeca.
-É o protagonista de Moby Dick, o romance de Merrill.
Para dizer a verdade, Viviane não tinha lido o livro, mas havia visto sua mãe com ele e perguntara do que ele tratava.
Com sua mãe, bastava não falar de dança para que ela se tornasse um doce:havia preparado um chá para Viviane e passado a tarde inteira contando sobre a viagem do baleeiro Pequim, comandado pelo capitão Ahab, e sobre a baleia branca que era para ele uma verdadeira obsessão.
Mas Viviane decidiu nem tocar no assunto com Rebeca, pois esta já havia começado a resmungar sobre a convivência difícil com a mãe... Ela tinha os seus motivos, mas reclamava sobre isso com tanta frequência que as colegas já estavam cansadas de tanto a consolar.

Extra:

-O que é isso debaixo da sua capa de chuva?
-Fique quieto!
-Mas é um gato!
-Você trouxe seu gato?
-Não, eu o achei perto do teatro.
Miau
-Tão pequenininho!
-Ele estava na chuva, não podia abandolá-lo.
-Mas ele é preto.

Colégio Interno de DançaOnde histórias criam vida. Descubra agora