Albert Einstein

300 17 4
                                    

Nesse segundo capítulo falaremos do grande físico Albert Einstein.

Eu particularmente, mesmo odiando física - Aquilo definitivamente não é de Deus! - admiro muito Einstein. - muito mesmo!

Vamos aos fatos. Let's go!

Biografia:

Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o rol dos maiores gênios da humanidade ao desenvolver a Teoria da Relatividade. Estabeleceu a relação entre massa e energia e formulou a equação que se tornou a mais famosa do mundo: E = mc². Em 1921, recebeu o Prêmio Nobel de Física, por seus trabalhos sobre o efeito fotoelétrico e a teoria quântica.

Einstein (1879- 1955) nasceu em Ulm, na Alemanha, em 14 de março, era filho de família judaica, não praticante. Em 1880 a família muda-se para Munique. Iniciou aulas de violino com seis anos de idade. Estudou o primário numa escola católica. Aos dez anos de idade ingressou no Gymnasiun, se preparando para a universidade. Entrou para a Escola Politécnica Federal da Suíça, onde, em 1900, conclui a graduação em Física. Em 1901 escreveu seu primeiro artigo científico "A Investigação do Estado do Éter em Campo Magnético". Em fevereiro deste mesmo ano recebeu a naturalização suíça. Em 6 de janeiro de 1903 casou-se com Mileva Maric, com quem teve três filhos.

Em 1905, formulou a teoria da relatividade especial, que conduziria à libertação da energia atômica. Nesse mesmo ano, remeteu para a "Revista Anais de Física", Alemanha, os quatro artigos que se tornariam fundamentais para a Física Moderna. Depois da publicação dos artigos seu talento é reconhecido. Em 1909, com 30 anos, torna-se professor na Universidade de Zurique e no ano seguinte leciona na Universidade de Praga. Em 1912 ocupa a cadeira de Física, da Escola Politécnica Federal da Suíça.

Em 1913, é nomeado professor para a Universidade de Berlim e diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física, e membro da Academia de Ciências da Rússia. Torna-se novamente cidadão alemão. Em 1915 enuncia a Teoria Geral da Relatividade e em 1921, recebe o Prêmio Nobel de Física.

Em 1932 Einstein partiu de Berlim para uma visita à Califórnia, pois sabia que em breve o nazismo controlaria toda a Alemanha. Em 1933 renunciou seus cargos em Berlim, retornou para os Estados Unidos e ingressou no Instituto de Estudos Avançados de Princeton. Ganhou cidadania norte-americana em 1940.

Em 1945 encerrou sua carreira em universidades. Em 1946 apoiou projetos de formação de um governo mundial e a troca de segredos entre as grandes potências atômicas, almejando a paz mundial.

Albert Einstein visitou o Brasil, onde foi recebido pelo presidente Artur Bernardes. Fez conferência, visitou universidades e Institutos de pesquisas.

Albert Einstein faleceu em Princeton, Estados Unidos, no dia 18 de abril de 1955.

Curiosidades:

Albert Einstein era uma criança gorda e "cabeçudo". Quando nasceu, ao ver a forma da traseira da sua cabeça, a sua mãe e família acreditavam que se tratava de uma mal-formação.

O cara já era "cabeça" desde criança!
Nossa que piada horrível... Sorry.

O pequeno Einstein tinha dificuldades em falar. Falava muito lentamente e muito baixo. Tinha enormes dificuldades para construir frases inteiras. Os seus pais temeram que Einstein sofresse algum tipo de atraso mental até que, com 9 anos, começou a falar normalmente.

Atraso mental... Quisera eu ter o mesmo atraso mental que Einstein!

Uma bússola despertou o interesse de Einstein para a ciência. Isso ocorreu quando Einstein tinha 5 anos de idade e se encontrava doente, na cama. O seu padre ofereceu-lhe uma bússola e o pequeno ficou fascinado pela agulha apontar sempre para o mesmo lugar. Supostamente, foi a partir desse momento que ele começou a perceber que existiam forças que impulsionavam as coisas onde aparentemente não existia nada.

Einstein não passou no exame de ingresso na Universidade. Passou nos exames de ciência e matemática, mas reprovou em todas as outras matérias, como História, Línguas e Geografia. Teve que receber aulas particulares para conseguir realizar novo exame e aí sim, aprovar á segunda.

Quem diria... Até tu Einstein?

Einstein teve um filho ilegítimo com a sua ex-companheira de aulas Mileva Maric com a qual muito mais tarde se viria a casar. Esta informação é conhecida por causa de umas cartas encontradas de Einstein na década de 80.

Einstein distanciou-se da sua primeira mulher. A sua fama e contínuas viagens tiveram como consequência o afastamento de Mileva Maric.

Esteve chateado com o seu filho desde que a sua mãe morreu. Hans Albert, filho de Einstein, culpou-o pela rotura com a sua mãe (Mileva Maric), e também porque Albert Einstein se opôs durante muito tempo ao casamento de Hans com Frieda Knecht.

Einstein teve um número enorme de amantes que eram consentidas pela sua última mulher. Depois do seu divórcio com Mileva Maric, o gênio casou-se com a sua prima Elsa Lowenthal. Foram-lhe atribuídos 6 romances extra-conjugais durante esse matrimônio.

Nem eu sabia desses "casos amorosos" de Einstein. Hah

Einstein fez pressão para os EUA construírem uma boma atômica Apesar de ser pacifista, Einstein, alarmado pelo poderio nazi, alertou, mediante uma carta registada, o Presidente dos EUA, Delan Roosevelt, das intenções dos alemães de criarem uma bomba atômica e ofereceu-se para colaborar na sua construção. Roosevelt considerou a ajuda de Einstein um risco para a segurança do projeto e rejeitou a sua colaboração.

O cérebro do Einstein ainda se encontra em estado de conservação e já foi objeto de múltiplos estudos. Thomas Stoltz Harvey, o médico que realizou a autópsia ao cadáver do cientista conservou o seu cérebro num frasco e, após a permissão de Hans Albert Einstein, repartiu vários pedaços entre vários científicos. O cérebro de Einstein tinha um número de células gliais muito superior ao normal na região do cérebro responsável da síntese de informação.

Aí está, um pouquinho do grande Albert Einstein! Espero ter ajudado a saber mais sobre esse grande gênio.

Hasta la vista, babes!

Um Pouco Sobre GêniosOnde histórias criam vida. Descubra agora