Você por acaso já ouviu falar de Edgar Allan Poe?
Se for um amante de contos de terror deve saber muito bem de quem estou falando. E se não sabe quem é, não se preocupe, porque agora vamos saber um pouco mais sobre esse gênio incompreendido e porque não... macabro?
Biografia:
Segundo filho de David Poe e Elizabeth Arnold, ambos atores, Edgar Poe ficou órfão ainda criança e foi adotado por um casal rico de Richmond, Virgínia, Jonh Allan e Frances Kelling Allan. Isso lhe permitiu ter uma educação de qualidade, bem como fazer uma longa viagem pela Inglaterra, Escócia e Irlanda com os pais adotivos.
Regressou aos Estados Unidos em 1822 e continuou seus estudos sob a orientação dos melhores professores dessa época. Dois anos depois, entrou para a Universidade de Charlotesville, distinguindo-se tanto pela inteligência quanto pelo temperamento inquieto, que o levou a ser expulso da escola.
A seguir, verificou-se um período ainda pouco esclarecido na vida de Poe, no qual se registram viagens fora dos Estados Unidos. Retornou a seu país em 1829 e manifestou desejo de seguir a carreira militar. Foi admitido na célebre Academia de West Point, mas acabou expulso poucos meses depois por indisciplina.
Com a morte da mãe adotiva, John Allan voltou a casar-se, com uma mulher muito jovem que lhe deu dois filhos. Isso impediu que Poe se tornasse herdeiro da fortuna paterna e ele se afastou da casa do pai adotivo, deixando Richmond. Após um período de relativa dificuldade, conheceu uma certa prosperidade ao vencer simultaneamente os concursos de conto e poesia promovidos pela revista "Southern Literary Messager".
O fundador da publicação, Thomas White, convidou-o a dirigir a revista que rapidamente se impôs ao público. Durante dois anos, Poe esteve a frente do periódico, onde pôde exibir seu talento, que se manifestava num estilo novo, no conto e na poesia, bem como pelos artigos de crítica literária que revelavam seu rigor e sensibilidade estética.
Escritor bem-sucedido, Poe casou-se com Virginia Clemm. Entretanto, ao fim de dois anos, White cortou relações com o escritor, que já desenvolvera a doença do alcoolismo. Poe passou a produzir como "free-lancer", em grande quantidade, mas sem ganhar o suficiente para manter uma vida digna e saudável, o que o levou a afundar-se ainda mais na bebida.
A morte de sua mulher agravou o problema. O escritor passou a beber cada vez mais e já sofria os primeiros ataques de delirium tremens. Numa viagem a Nova York, para tratar de negócios, parou em Baltimore e hospedou-se numa taberna onde se distraiu durante horas bebendo com amigos. Era a noite de 6 de outubro de 1849. O escritor morreu na madrugada do dia 7, aos 40 anos.
Hoje Poe é um escritor estudado e cultuado em todo o Ocidente. Entre suas obras destacam-se: The Raven (O Corvo, poesia, 1845), Annabel Lee (poesia, 1849) e o volume Histórias Extraordinárias (1837), onde aparecem seus contos mais conhecidos, como "A Queda da Casa dos Usher", "O Gato Preto", "O Barril de Amontillado", "Manuscrito encontrado numa Garrafa", entre outros, considerados obras-primas do terror.
Curiosidades:
1°: Então, primeiramente podemos concluir que o lado macabro do escritor surgiu desde quando ele frequentava um internato na Inglaterra que ficava ao lado de um cemitério. E acreditem, as aulas de matemática ocorriam em meio aos túmulos pois os alunos calculavam as idades dos mortos pelas datas marcadas nas lápides. E pasmem, as aulas de ginastica consistiam em abrir as covas em que seriam enterrados os mortos da cidade.
2°: Poe tinha medo do escuro, achei até engraçado, o mestre da ficção macabra ter medo de escuro, mas ele chegou a confessar a um amigo que acreditava que os demônios se aproveitavam da noite para enganar os imprudentes.
O Corvo
"Com longo olhar escruto a sombra,
Que me amedronta, que me assombra,
E sonho o que nenhum mortal há já sonhado,
Mas o silêncio amplo e calado,
Calado fica; a quietação quieta:
Só tu, palavra única e dileta,
Lenora, tu como um suspiro escasso,
Da minha triste boca sais;
E o eco, que te ouviu, murmurou-te no espaço;
Foi isso apenas, nada mais."
3°: Esse foi um trecho de O Corvo, um grande sucesso do autor, Poe teve sua inspiração através da ave de estimação de Charles Dickens, que aparece em seu romance Barnaby Rudge, o qual Poe resenhou. Quando os dois autores se encontraram, Dickens contou que seu corvo havia morrido (aparentemente, a ave bebeu a tinta de um tinteiro que Dickens havia deixado aberto) e Poe, voltou para a casa naquela noite e inseriu o personagem no já existente poema chamado To Lenore, que ele havia abandonado. "Lenore" rimava perfeitamente com "Never more", que se tornou o famoso mantra do corvo de seu poema.
E vocês gostam de Poe? Já leram?
Vale a pena conferir (principalmente se gosta do gênero terror.)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um Pouco Sobre Gênios
AcakGênios. Qual é a história que está por trás dos grandes gênios de todos os tempos? Você já se perguntou como vivia, como era, ou de onde surgiu tal gênio? A curiosidade bateu, e você quer saber mais sobre eles? Se sua resposta foi sim, posso lhe diz...