Por trás de cada homem vivo hoje estão trinta fantasmas, pois essa é a proporção pela qual os mortos superam os vivos. Desde a aurora do tempo, aproximadamente cem bilhões de seres humanos já caminharam pelo planeta Terra.
Ora, esse é um número interessante, pois, uma curiosa coincidência, existem aproximadamente cem bilhões de estrelas em nosso Universo local, a Via Láctea. Então, para cada homem que já viveu, brilha uma estrela nesse universo.
Mas cada uma dessas estrelas é um sol, muitas vezes bem mais brilhante e glorioso do que a pequena estrela próxima que, para nós, é o Sol. E muitos - talvez a maioria- dessas sóis alienígenas têm planetas girando ao redor deles. Então, quase certamente existe Terra suficiente no céu para dar a cada membro da espécie humana, desde o primeiro homem-macaco, seu próprio paraíso - ou inferno - do tamanho de um mundo.
Quantos desses paraísos ou infernos em potencial são hoje habitados, a por quais espécies de criaturas, não temos como saber. O mais próximo fica um milhão de vezes mais distante do que Marte ou Vênus, estes objetivos ainda remotos da próxima geração. Mas as barreiras de distância estão desmoronando; um dia encontraremos nossos iguais, ou nossos senhores, entre as estrelas.
Os homens têm levado muito tempo para encarar essa perspectiva; alguns ainda esperam que ele jamais venha a se tornar realidade. Cada vez mais pessoas, entretanto, estão de perguntando: "Por que esses encontros ainda não aconteceram, já que nós mesmos estamos prestes a nos aventurar no espaço?"
Realmente, por que não? Eis aqui uma possível resposta a essa pergunta muito sensata. Mas, por favor, lembrem-se: esta é apenas uma obra de ficção.
A verdade, como sempre, será muito mais estranha.
A.C.C.
VOCÊ ESTÁ LENDO
2001: Uma Odisseia No Espaço
Science FictionUm clássico absoluto da ficção científica, imortalizado nas telas de cinema por Stanley Kubrick.