Ascensão do Homem

35 2 0
                                    

Um novo animal caminhava sobre o planeta. Espalhando-se lentamente a partir do coração do continente africano. Ele ainda era tão raro que um censo apressado poderia té-lo ignorado, entre os bilhões de criaturas fervilhantes que percorriam terra e mar. Ainda não havia evidências de que ele iria prosperar ou mesmo sobreviver: naquele mundo, onde tantas feras mais poderosas tinham se extinguido, seu destino ainda estava pendente.

Nos cem mil anos desde que os cristais dcsceram sobre a África, os homens-macacos não tinham inventado nada. Mas começaram a mudar, desenvolvendo habilidades que nenhum outro animal possuia. Seus porretes de osso aumentaram seu alcance e multiplicaram sua força eles não estavam mais indefesos contra os predadores com os quais tinham de competir. Os camívoros menores eles expulsavam de perto dos animais que abatiam na caça os maiores. conseguiam ao menos intimidar, e às vezes pôr para correr.

Seus dentes enormes estavam ficando menores, pois não eram mais fundamentais. As pedras de pontas afiadas que eram usadas para desenterrar raizes, ou cortar e serrar carne e fibras duras começaram a substituí-los, com consequências incomensuráveis.

Nunca mais os homens-macacos tiveram de enfrentar a inanição quando seus dentes ficavam danificados ou gastos; até as ferramentas mais rústicas poderiam acrescentar muitos anos as suas vidas. E, com a diminuição dos dentes caninos, o formato de seus rostos começou a se alterar; o focinho retrocedeu, o pesado maxilar tornou-se mais delicado, a boca passou a ser capaz de emitir sons mais sutis. A fala ainda estava a um milhão de anos de distância mas os primeiros passos em sua direção haviam sido dado

E então o mundo comecou a mudar. Em quatro grandes ondas, com duzentos mil anos entre seus apices, as Eras Glaciais passaram, deixand0 seu rastro por todo o globo. Fora dos trópicos, as geleiras mataram aqueles que prematuramente deixavam seu lar ancestral; e, por toda parte eliminaram as criaturas que não conseguíram se adaptar.

Quando o gelo passou, grande parte das primeiras formas de Vida do planeta foi junto - inclusive os homens-macacos. Mas, ao contrário de tantas outras, eles haviam deixado descendentes; não tinham meramente se extinguido: tinham sido transformados.
Os fabricantes de ferramentas foram recriados por suas próprias ferramentas.

Pois, ao usar porretes e pederneiras, suas mãos desenvolveram uma destreza que não se encontrava em parte alguma do reino animal, permitindo-lhes fabricar ferramentas ainda melhores, O que, por sua vez, desenvolveu seus membros e cérebros ainda mais. Era um processo crescente e cumulativo; e, no final, estava o Homem.

Os primeiros homens de verdade tinham ferramentas e armas apenas um pouco melhores do que as de seus ancestrais um milhão de anos antes, mas eles sabiam usa-las com uma habilidade muito maior. E em algum ponto nos séculos sombrios que se passaram antes, tinham inventado a mais essencial ferramenta de todas, embora não se pudesse vé-la nem toca-la. Eles tinham aprendido a falar, e assim obtiveram sua primeira grande vitória contra o Tempo. Agora, o conhecimento de uma geração podia ser transmitido para a seguinte, de forma que cada geração poderia tirar proveito das gerações anteriores.

Ao contrário dos animais, quc só conheciam o presentc, o homem havia adquirido um passado; e começava a tatear na direção de um futuro.

Elé também estava aprendenclo a dominarias forças da natureza; com o controle do fogo, lançara as bases da tecnologia, deixando muito para trás suas origens animais. A pedra deu lugar ao bronze,e depois ao ferro. A caça foi sucedida pela agricultura. A tribo cresceu e se tornou aldeia; a aldeia virou cidade.
A fala se eternizou, graças a certas marcas na pedra, na argila e no papiro. Logo inventou a filosofla e a religião. E, de forma não de todo imprecisa, habitou o céu com deuses.

À medida que seu corpo Se tornava cada vez mais indefeso, seus meios de ataque se tornaram cada vez mais assustadores. Com pe- dra, bronze, ferro e aço, percorreu todo o espectro de coisas que podiam perfurar e cortar, e bem cedo no decorrer do tempo aprendera a atingir seus inimigos a distância. A lança, flecha, a arma de fogo e, finalmente, o missil teleguiado lhe deram armas de alcance infinito e poder quase infinito.

Sem essas armas, muito embora as tivesse usado várias vezes contra si mesmo, o Homem jamais teria conquistado seu mundo. Nelas pôs o coração e a alma, e por muitas eras elas lhe serviram bem.

Mas agora, enquanto elas existissem, os dias do Homem estavam contados.




2001: Uma Odisseia No EspaçoOnde histórias criam vida. Descubra agora