Ep. 02 - Éme, a Justiceira

127 15 4
                                    

Heidi: Muito bem, Éme. Devo dizer-te que te acho bastante talentosa, a Uprising é algo fantástica (que lia enquanto fantasma, por favor desculpa-me) e desde então que me paira algo na cabeça: donde veio a ideia?

Éme: Muito obrigada! (Estás desculpada por seres uma leitora fantasma. Eu própria sou fantasma enquanto escritora nos últimos tempos). Bem... a ideia da Uprising veio de algo muito simples. No fim de 2009 houve um surto de gripe A que começou a assustar as pessoas, o meu irmão teve a gripe, andava tudo num alvoroço e eu, que sempre fui melodramática e penso sempre no pior, pensei que queria retratar algo do género. "E então e se eu criasse uma história em que a humanidade é destruída?"

Claro que isto foi só o ponto de partida, porque eu não queria que a história fosse apenas sobre isto. Precisava de mais e esse mais eu não posso contar, porque é aquela parte que o autor descodifica ao longo da história...

Heidi: Mas, pelo que soube do que li, tu já escrevias para outro site antes, não era? Porque (re)começaste aqui no Wattpad?

Éme: Sim. Eu escrevo desde 2007 e desde então que vou publicando online. Antes era em fóruns. Uns sobre música, outros sobre escrita criativa, mas depois desisti de os utilizar. Só conheci o wattpad há menos de dois anos. Inscrevi-me por curiosidade e quando comecei a conhecer "os cantos à casa" decidi que era uma boa altura para voltar à Uprising e finalmente acabá-la. Eu decidi isto porque pensava que me faltavam 10 capítulos, talvez. Dois anos depois e já lá vão quase trinta...

Por acréscimo veio a necessidade de querer partilhar a Paranoia de novo. É a minha história favorita e eu sempre quis editá-la.

Heidi: Portanto os teus planos mudaram um pouco! Devo dizer que as tuas histórias me deixaram saudade quando paradas, queres falar-nos um pouco disso? O que acontece à Marta que impede a Éme de publicar histórias?

Éme: O meu calcanhar de Aquiles! É verdade... Quando tenho tempo para me dedicar ao wattpad sinto-me mal ao reler comentários, ao ler novos, ao receber mensagens de carinho e "saudade" e eu não saber como retribuir e porque não consigo prometer que vou publicar rápido.

Neste momento escrever não é o meu hobby favorito mas ainda assim há sempre aquela pressão diária no fundo da cabeça a gritar "Tu tens de escrever. Tu tens ideias. Tu tens de escrever". Só que depois a Marta tem uma vida que lhe deixa pouco tempo para escrever. Entre trabalho, obrigações chatas, ginásio, vida social, etc., etc., quando chego a casa não sinto vontade de me sentar à frente de um computador e descarregar em letras o que me vai na cabeça. E a minha cabeça está cheia, acreditem. Passo a vida a pensar em diálogos, em cenas que preciso de escrever, mas no fim do dia não acontece...

Heidi: A Marta tem uma vida fora do Wattpad, de facto. Achas que isso é compreendido pelas tuas leitoras? Ou achas que elas te vêem apenas como uma máquina de escrever?

Éme: Eu tenho leitores (imensos rapazes também, o que me surpreende imenso) excelentes, não há dúvida. Aqueles que acompanham a história desde o início penso que compreendam. Sim, no fundo toda a gente compreende que quem está por trás da ficção são pessoas e que a escrita e o compromisso com o wattpad vem apenas de um passatempo. A questão aqui é que mesmo que eles compreendam a paciência acaba por se esgotar. Eu, enquanto leitora, provavelmente não iria ler-me. Demoro demasiado tempo a atualizar a Uprising para poder "cobrar" aos meus leitores que esperem por ela e estejam lá para ler. Isto eu compreendo, aceito, e a surpresa é a dobrar para aqueles que realmente ficam até ao fim.

(mas hey, da próxima vez que atualizar será com o final da história, por isso é seguro ler ;))

Heidi: Isso promete (tomem notas leitores)! E quanto a outras escritoras aqui do Wattpad, o que vais lendo quando tens tempo?

Éme: Eu sou uma leitora péssima! Sou uma leitora compulsiva, também. Leio todos os dias, certo, mas não do wattpad. Deixei de ter o hábito de ler ficção em português (e depois queixo-me porque não consigo escrever!) e então há meses que apenas o faço em inglês. Ainda assim há escritoras maravilhosas aqui e que pretendo voltar a atualizar-me quando tiver tempo.

Talvez eu não esteja a surpreender ninguém, mas a minha escritora favorita daqui é a @nancywantsapples. É a melhor escritora em português, na minha opinião, e não desilude. Depois há autoras que fui acompanhando e também não desiludiram: @niallerismybatman, @yriarivers, @chocolateEbaunilha, @Ruthfreckles,...

Heidi: Éme, mas tu és considerada, por muitos, a melhor autora portuguesa do wattpad. Como lidas com isso? Consideras um peso nas costas ou apenas a confirmação daquilo que já sabias?

Éme: A minha expressão torna-se ligeiramente idiota sempre que alguém me elogia dessa forma. Há elogios e elogios (e já lá vão quase 9 anos) mas quando se trata de ser a melhor, ou a que inspirou alguém, ou a que manteve alguém acordado de madrugada porque não conseguia parar de ler a responsabilidade é outra! Eu não conheço os leitores, são só usernames e palavras com uma fotografia bonitinha, é verdade, mas fico sempre a pensar no que me dizem e não quero desiludir quem lê. A primeira reação é o "mas porquê?" porque eu escrevo como sei e vou melhorando, mas há imensa coisa que eu publico e não gosto e as reações são completamente opostas. Não sei bem... acho que nunca me hei de habituar a tanto carinho por causa de um hobby.

Heidi: Acredita Éme, que vais continuar a receber imenso carinho, porque és mesmo fantástica. Agora, diz-me: há algum segredo engraçado da Marta que aches que os leitores iam gostar de saber?

Éme: Obrigada (vou estar sempre a repetir-me!). Se vissem como escrevia em 2007 não haveria tanto carinho, ahah.

Bem, algo sobre mim engraçado? Eu acho que quando escrevi o Xarope (livrinho com situações que via pelo wattpad) os meus leitores viram o lado mais aparvalhado da éme. Eu escrevo sobre morte e desgraças porque é o oposto da minha vida. Tudo à minha volta é para rir e fazer rir. Eu aqui no wattpad pareço muito séria e distante, com mau feitio, mas na vida sou o oposto.

Facto chocante sobre mim: não gosto de nutella, coca-cola ou gomas, mas quando era pequenina comia sabonetes à dentada. Corto o meu próprio cabelo e não o consigo ter da mesma forma por mais de três meses (calma, tenho o cabelo abaixo dos ombros e não está rosa choque!).

Heidi: Então Éme, agora para terminar, tenho aqui a minha pergunta final: tu estás metida num beef no wattpad, o que se passa meu anjo? Let it all go with Heidi.

Éme: Ahah, eu juro que não sei como isto acontece mas sempre que há beef eu acabo lá metida! É um defeito que tenho... quando tenho algo a dizer tenho de ir dizer e é assim que surge discussão sem nível quando a outra pessoa não sabe argumentar. Nem dá gosto discutir assim.

Heidi: Éme, Éme, Éme, ninguém se importa com isso, afinal beefs no Wattpad são sempre bem vindos!

Continua a falar quando tens de falar. Eu agradeço-te imenso por esta oportunidade de conversar contigo e apelo para que leiam "Uprising", "paranoia", "O Dia Depois de Amanhã", "Alibi", "Ilhas do Norte" e diria para lerem a "Xarope" se ainda estivesse aqui no Wattpad.

Marta, bom trabalho e boa discussão!

Éme: É, às vezes a coisa laranja parece morta e estes seres iluminados dão-lhe algum brilho.

Bem, obrigada eu pela agradável entrevista. Não sabia bem o que esperar mas gostei muito da conversa. As meninas das entrevistas deviam retirar alguma coisa daqui! Obrigada por quereres dar a conhecer-me e ao meu trabalho. Boas leituras por aqui :)

Conversas com HeidiWhere stories live. Discover now