Albert Einstein nasceu na Alemanha, no dia 14 de abril de 1879. Seus pais eram judeus, eles se chamavam Pauline Kock e Hermann Einstein.
Nos primeiros anos escolares não se destacava pelas notas nem pela regularidade com que ia á escola.
Em 1882 (aos três anos) Einstein apresentava dificuldades de fala.Em 1885 (Aos seis anos) Hermann fundou, com o irmão Jacob, uma empresa de material elétrico e Albert aprendeu a tocar violino, instrumento que o acompanhou ao longo da vida.
Em 1888(as nove anos) ingressou numa instituição de ensino chamada "luitpold gymnasium", local onde se interessou por geometria e álgebra, nas quais progridiu rapidamente.
Em 1881(aos doze anos) é um autentico gênio das matemáticas e lé avidamente Leibniz, Kant e Hume. Ele foi um problema para seus professores que não sabiam responder suas perguntas. Possuía caráter individualista e alheio á disciplina prussiana, acabou sendo expulso da gymnasium.
Em 1895(aos dezesseis anos) abandona a religião judaica e liberta-se de todo e qualquer tipo de dogma e imposição ideológica.
Em 1896(aos dezessete) recebeu o diploma da escola secundária e renunciou à cidadania alemã, ficando sem pátria por alguns anos.
Em 1900(aos vinte e um anos) consegue graduar-se no instituto politécnico de Zurich com as mais altas notas.
Em 1903(as vinte e quatro anos) se casa com mileva maric e com ela tem três filhos: Liserl, Hans Albert e Eduard.