Há muito tempo, uma tribo indígena peruana bem antiga sofreu muito com uma tempestade que devastou quase todo o território onde viviam. Como eles não sabiam o que eram trovões nem todos aqueles barulhos, o cacique achou que a origem daquela devastação era um gigante.
A partir daí, a tribo acreditava que um poderoso gigante morava ali por perto. Ao terminar a tempestade, ocorreram pequenos terremotos, o que foi decisivo para concluírem que, realmente, havia o tal gigante e, que a qualquer momento, poderia atacá - los.
Quando tudo voltou ao normal, acharam que o gigante havia adormecido, porém o medo ainda dominava a tribo Zambê. O Cacique Muirã junto com o Pajé Saruê fizeram um ritual cultuando aquele ser desconhecido para que ele continuasse adormecido. Os índios dançavam, faziam orações e até oferendas para a nova divindade, o Gigante. Deram - lhe o nome de Yakecan, que significa o som do céu.
A tribo viveu dias felizes, novamente. Durante oito meses, nenhum sinal de trovão ou tremor de terra e muita fartura na colheita.
Após esse período, durante uma noite de lua cheia, eles escutaram um barulho estrondoso, como se o gigante estivesse acordando e bocejando muito alto. Era um barulho quase ensurdecedor. E o medo voltou à aldeia.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Lenda
Ficción GeneralConfira uma história fascinante sobre uma antiga lenda indígena que envolve tradições, aventuras, suspense e muitas surpresas.